O presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, considerou a primeira nomeação de um filme português aos Óscares como “um incentivo” e “uma vitória” do cinema português de animação, mas também dos filmes nacionais no geral.

A curta-metragem de animação “Ice Merchants”, de João Gonzalez, está nomeada para os Óscares, segundo a lista anunciada esta terça-feira, tornando-se no primeiro filme de produção portuguesa a competir por uma estatueta dourada. “Ice Merchants” compete na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.

João Gonzalez e “Ice Merchants”, primeiro filme português nomeado para os Óscares: “O que isto significa? Ainda não sei muito bem, confesso”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É sempre um incentivo e vem dar ânimo ao setor, especialmente, digamos que é uma vitória do cinema de animação português, mas também do cinema português na sua generalidade”, salientou Paulo Trancoso, em declarações à Lusa.

O presidente da Academia Portuguesa de Cinema espera que, “pelo menos, a agitação que vai haver com esta nomeação, chame a atenção das pessoas que gostam de cinema para verem cinema português” e, sobretudo, para “verem as curtas portuguesas, para terem atenção com o nosso cinema, para terem carinho pelo nosso cinema. Se assim for, já é muito importante”, disse.

Paulo Trancoso partilhou já estar à espera que “um dia caísse esta situação [de haver um filme português nomeado aos Óscares], porque há um trabalho constante, sustentado especialmente pelas escolas de cinema — parabéns a todas as escolas de cinema, porque estão a fazer um grande trabalho”.

O antigo produtor salientou que as curtas portuguesas “têm sido uma escola muito contínua nas premiações”, recordando que, além de “Ice Merchants”, a lista de candidatos a uma nomeação aos Óscares incluía outras duas curtas nacionais: “O Lobo Solitário”, de Filipe Melo, e “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves. “E isto quer dizer alguma coisa, que dizer que há uma escola”, defendeu.

A Academia Portuguesa de Cinema atribui anualmente os Prémios Sophia, que no ano passado foram dedicados ao cinema de animação, “porque é uma área às vezes até pouco conhecida dos portugueses”. “E, no entanto, é uma área persistente, com uma criatividade enorme”, destacou, lembrando que João Gonzalez venceu um Sophia Estudante em 2017.

“É importante que os jovens que fazem cursos de cinema se sintam incentivados a continuar o seu trabalho, e esse trabalho contínuo terá que dar frutos. Julgo que este é um primeiro fruto apetecível que sai, mas julgo que o cinema português vai continuar a ter outros triunfos no futuro”.

Realizadora Regina Pessoa: nomeação é reconhecimento para “parente pobre” do cinema português

A realizadora Regina Pessoa afirmou que a nomeação de “Ice Merchants” representa um reconhecimento do cinema de animação, que tem sido “o parente pobre” do cinema português.

É fabuloso, a animação tem sido sempre vista no cinema português como o parente pobre. Apesar de ter tido sempre até melhores resultados do que o cinema de imagem real sempre houve uma desconsideração pelo cinema de animação”, afirmou a realizadora à agência Lusa.

Pela primeira vez, há um filme de produção portuguesa a integrar os nomeados para os prémios de cinema Óscares, com “Ice Merchants”, realizado por João Gonzalez, candidato ao prémio de Melhor Curta-metragem de Animação.

Portugal e os Óscares: a (curta) história dos nomeados portugueses

Regina Pessoa já tinha estado entre os finalistas a uma nomeação para os Óscares com as curtas-metragens “História Trágica com Final Feliz” (2005) e “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” (2019), mas nunca chegou a ser nomeada.

Uma nomeação tem muito impacto mediático, sobretudo em Portugal. É o primeiro filme nomeado e o que esperamos é que esse respeito que a animação merece e precisa, que o público em geral e as autoridades do cinema em particular comecem a ver a animação com outros olhos. Não é para crianças. É um meio como qualquer outro do cinema”, disse.

Regina Pessoa fala num “trabalho longo” de várias décadas em nome do cinema de animação. “Posso dizer que somos uma equipa, todas estas gerações, trabalhamos para o mesmo resultado e é um consolidar deste formato e finalmente temos um filme nomeado”, afirmou.

A cerimónia da 95.ª edição dos Óscares está marcada para 12 de março.

Óscares: o português “Ice Merchants” é um dos filmes nomeados. “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” lidera. Veja aqui a lista completa