A luta foi feroz durante quase cinco minutos. Quatro licitadores estavam seriamente interessados em ter um vestido usado por Diana, a princesa de Gales, e no final o martelo bateu aos 604.800 dólares (aproximadamente 556 mil euros), fazendo do vestido de baile roxo o mais caro de sempre da antiga princesa de Gales vendido num leilão, segundo a Forbes. Aconteceu na sexta-feira passada no leilão The One da Sotheby’s, em Nova Iorque, e este não foi o único recorde. Uma camisola de LeBron James estabeleceu igualmente um novo marco para um equipamento deste atleta.

A Sotheby’s anunciou na sua conta de Twitter que sexta-feira foi “um dia de quebrar recordes”. “A t-shirt que LeBron usou em jogo atingiu os 3.7 milhões de dólares, quebrando o recorde anterior para uma t-shirt do atleta mais de cinco vezes”, pode ler-se na publicação da Sotheby’s. Nessa mesma mensagem revela-se ainda que o vestido de baile de Diana chegou aos 604 mil dólares.

O vestido em tom beringela e com saia tulipa que a Sotheby’s vendeu esta sexta-feira foi criado por Edelstein como parte da coleção do outono de 1989 e não foi a primeira vez que foi a leilão. Fez parte do lote de cerca de 80 vestidos que Diana leiloou em 1997, meses antes de morrer, na Christie’s, em Nova Iorque, e com fins filantrópicos. Nesta ocasião foi vendido por 24.150 dólares (aproximadamente 22.200 euros) para uma coleção privada e passou, por descendência, a quem o vendeu agora. Estimava-se que a venda deste vestido ficaria entre 80 mil e 120 mil dólares (73.600 e 110 mil euros, aproximadamente), mas superou as expectativas cerca de cinco vezes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A criação do designer Victor Edelstein acabou por atingir um valor cinco vezes superior ao estimado e ultrapassou, por largo valor, outra criação do designer para Diana, e esta bem famosa: o vestido Travolta que a princesa de Gales usou em 1985 num baile na Casa Branca no qual dançou com John Travolta. O vestido em veludo azul escuro com ombros descobertos foi vendido em leilão em 2019 por 347 mil dólares (cerca de 319 mil euros).

Diana, Kobe Bryant e Kennedy entre obras de arte da antiguidade? Sim, no leilão “The One” da Sotheby’s

O leilão “The One” aconteceu no dia 27 de janeiro em Nova Iorque e foi o primeiro de um novo conceito que a Sotheby’s está a explorar. Foram colocadas à venda cerca de 20 peças muito variadas que juntam ícones da cultura popular contemporânea com obras de arte da antiguidade. “Representam o melhor de cada um dos seus setores de mercado específicos” e integram esta seleção “pelas suas histórias notáveis” e porque “mostram o auge da realização humana ao longo de dois milénios”, explica George Wachter, Chairman da Sotheby’s e co-chefe a nível mundial de Pintura dos Antigos Mestres (Old Masters). Este leilão “é uma oportunidade para celebrar o legado de indivíduos que representam uma busca incansável pela grandeza através da História”, afirma George Wachter.

Ainda este mês de janeiro uma joia usada por Diana e vendida pela mesma casa leiloeira foi notícia, porque quem arrematou o lote foi Kim Kardashian, por 190 mil euros.

Foi Kim Kardashian quem deu mais e comprou uma joia usada por Diana que estava em leilão