São apenas cerca de 20 as peças para venda no leilão “The One”, mas a seleção dá que pensar, já que vão do antigo Egito até aos campos de basquetebol da atualidade. A Sotheby’s inaugura um novo conceito de leilão que vai acontecer no dia 27 de janeiro e no qual pode ser comprada uma armadura japonesa do século XIX ou uma escultura de uma cabeça de Buda tailandesa do século XIV. Mas também um vestido de Diana, a princesa de Gales ou uma t-shirt de LeBron James, por isso escolhemos cinco objetos que se destacam neste eclético leque, por se inscreverem na cultura contemporânea e pelas suas histórias.

As cerca de 20 peças “representam o melhor de cada um dos seus setores de mercado específicos” e integram esta seleção “pelas suas histórias notáveis” e porque “mostram o auge da realização humana ao longo de dois milénios”, explica George Wachter, Chairman da Sotheby’s e co-chefe a nível mundial de Pintura dos Antigos Mestres (Old Masters). Este leilão “é uma oportunidade para celebrar o legado de indivíduos que representam uma busca incansável pela grandeza através da História”, afirma George Wachter. E destaca: “De um incrível disco celta abstrato em bronze datado do século XI a.C. até uns Louis Vuitton e Nike ‘Air Force 1’ por Virgil Abloh nos dias de hoje”.

O leilão tem lugar em Nova Iorque esta sexta-feira, 27 de janeiro, e as peças para venda estiveram em exposição nos dias que o antecederam, entre os dias 21 e 26. A casa leiloeira decidiu incluir esta nova aventura durante a Semana dos Mestres, um importante momento no seu calendário, já que durante estes dias as protagonistas são obras de importantes artistas de séculos passados que atraem à cidade norte-americana inúmeros colecionadores. Segundo Christina Prescott Walker, diretora global da Sotheby’s para arte regional e objetos, “o ‘The One’ é indicado para colecionadores de objetos excecionais de diferentes categorias, permitindo à Sotheby’s a oportunidade de apresentar os melhores objetos ao nosso elevado volume de compradores no topo do mercado em várias disciplinas”.

Os compradores de relíquias que combinam não só épocas como também culturas passadas ficarão impressionados com um camafeu esculpido em esmeralda colombiana, originário do norte de Itália no século XVI, ou com uma mesa do rococó italiano em madeira e gravada em marfim e madrepérola, ou ainda com a escultura de um busto egípcio datada entre 600 e 525 a.C.. Contudo destacamos aqui cinco objetos da cultura popular do século XX que chegam a este leque de peças de exceção pelas figuras que representam e momentos da História que assinalam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vestido de Diana, a princesa de Gales

“Entre as suas muitas influências, a princesa Diana foi admirada pelo seu natural sentido de estilo, que é talvez captado da melhor maneira por este vestido de baile desenhado por Victor Edelstein”, afirmou ao Observador Christina Prescott Walker, diretora global da Sotheby’s para arte regional e objetos. “Ter este vestido no nosso leilão ‘The One’ inaugural, que o coloca em diálogo com muitos outros objetos que são os melhores das suas categorias percorrendo milénios da História da humanidade, é um testemunho do espírito irrepreensível de Diana.”

Victor Edelstein criou vestidos para a princesa de Gales entre 1982 e 1993, muitos deles bem famosos, como por exemplo o mítico vestido Travolta, com que Diana dançou com John Travolta na Casa Branca, em 1985. O vestido que integra este leilão não é tão mediático, mas também faz parte da vida de Diana. Há, pelo menos três retratos seus com este vestido. Em 1991 Diana, posou para um retrato oficial captado por Lord Snowdon, fotógrafo e marido da princesa Margarida, e no mesmo ano o artista Douglas Harding Anderson fez uma pintura da princesa de Gales que hoje está exposta no Hospital Royal Marsden, em Londres, o qual Diana apoiava e foi presidente. Em 1997 voltou a vestir a criação de Edelstein para uma sessão fotográfica para a revista Vanity Fair, assinada pelo fotógrafo e amigo Mario Testino.

Vestido de Diana, princesa de Gales, no leilão The One, Sotheby’s

Este vestido de baile foi criado por Edelstein como parte da coleção do outono de 1989. Numa ilustração do vestido, que foi vendida em leilão em 2018, pode ler-se uma anotação do designer que diz “vestido em veludo beringela com saia tulipa”. Este vestido fez parte do lote de cerca de 80 vestidos que Diana leiloou em 1997, meses antes de morrer, na Christie’s, em Nova Iorque, e com fins filantrópicos. Nesta ocasião foi vendido para uma coleção privada e passou, por descendência, a quem o está a vender agora. Estima-se que a venda deste vestido possa atingir um valor entre 80 mil e 120 mil dólares (73.600 e 110 mil euros, aproximadamente).

A camisola de basquete vencedora de LeBron James

Esta peça foi usada por uma das maiores figuras do basquetebol norte-americano numa importante partida da sua carreira. É a camisola do equipamento dos Miami Heat que Lebron James usou em 2013 no seu primeiro jogo 7 das finais da NBA. No encontro decisivo em que marcou 37 pontos e fez 12 recuperações. A partida foi vista por cerca de 26.3 milhões de fãs nas suas casas. É uma camisola em jersey da Adidas em tamanho 2XL e estima-se que possa alcançar um valor entre três a cinco milhões de dólares (entre 2 milhões e 700 mil euros e os 4 milhões e 600 mil euros).

“Numa altura em que LeBron James está prestes a ultrapassar Kareem Abdul-Jabbar como o maior marcador de sempre a NBA, é significativo estar a apresentar um objeto significativo da carreira de LeBron, daquele que muitos dizem ser o momento que definiu o início da comparação com Michael Jordan como o maior jogador de sempre”, diz Brahm Wachter, chefe de streetwear e colecionáveis modernos da Sotheby’s.

Camisola do equipamento de LeBron James, no leilão The One, Sotheby’s

O bilhete para a festa de aniversário do Presidente Kennedy, em Nova Iorque

Um dos objetos que se destaca nesta seleção é um bilhete para a festa de aniversário do Presidente Kennedy em Madison Square Garden, a 19 de maio de 1962. Trata-se da Gala All Star Show e da festa em que Marilyn Monroe cantou os “Happy Birthday Mr. President”, numa performance que ficou para a História. Kennedy completava 45 anos e o bilhete em questão diz respeito ao lugar 5 na fila E na secção 209. Pode ler-se ainda que há uma contribuição de 10 dólares por pessoa. “Agora já me posso reformar da política depois de ter tido os Parabéns cantados para mim de forma tão doce e saudável”, disse Kennedy depois do momento. O bilhete tem um valor estimado entre 80 mil e 100 mil dólares (73.600 e 92 mil euros, aproximadamente).

Bilhete para festa de aniversário de Kennedy, no leilão The One, Sotheby’s

Um par de ténis Nike X Louis Vuitton Air Force 1

Um par de ténis que combinam duas marcas gigantes da cultura popular: Nike em parceria com a Louis Vuitton. Estes Nike X Louis Vuitton Air Force 1 em tamanho norte-americano 7 (equivalente a um 39 na Europa) têm uma combinação dos dois padrões mais icónicos da marca francesa, a tela monogramada e a tela damier, ambos estampados em pele e são uma caixa piloto. Têm um valor estimado entre os 40 e 60 mil dólares (36.800 e os 55 mil euros, aproximadamente).

Este par de ténis data de 2022 e resulta de uma parceria entre as duas marcas que assinalou o 40º aniversário do modelo Air Force 1. Para o desfile de primavera/verão 2022 da Louis Vuitton o designer ao leme da divisão masculina da marca, Virgil Abloh, criou uma série de 47 pares de ténis deste modelo, “numa homenagem à cultura hip-hop que o formou”. Abloh morreu em novembro de 2021, com 41 anos, mas deixou um importante legado na moda.

Ténis Nike X Louis Vuitton, no Leilão The One, Sotheby’s

O equipamento de Kobe Bryant do jogo “da mão esquerda”

Este conjunto é muito mais do que o equipamento dos Los Angeles Lakers usado por Kobe Bryant na época 2014-2015. É um símbolo de esforço, resistência e da superação desta estrela do basquetebol. É o conjunto usado no “jogo da mão esquerda”, a 21 de janeiro de 2015 contra os New Orleans Pelicans, no qual o jogador com 36 anos magoou o ombro esquerdo, mas a cinco minutos do fim do último quarto do jogo reentrou em campo para jogar com a mão esquerda. Jogou e marcou.

Bryant foi cinco vezes campeão da NBA, retirou-se em 2016 com uma carreira de 20 anos e morreu em janeiro de 2020, com 41 anos, num acidente de avião. O equipamento da Adidas em tamanho 4XL, composto por camisola e calções, tem um valor previsto entre 150 e 250 mil dólares (138 e 230 mil euros, aproximadamente).

Equipamento de Kobe Bryant, no Leilão The One, Sotheby’s