Há milhares de réplicas a caminho da região e a Turquia e a Síria podem ser afetados por esses sismos nas próximas semanas ou meses. O alerta é de um sismólogo ouvido pela britânica Sky News que diz que o sismo original durou 100 segundos.

Apesar de ser habitual os grandes tremores acontecerem primeiro, ninguém pode “excluir completamente” que outro de magnitude semelhante possa atingir novamente o local. Aliás, depois das declarações de Stephen Hicks, da University College London, um novo sismo de magnitude 7,5 atingiu a região.

“A hipótese de um sismo maior do que o choque principal é muito pequena, mas não podemos descartá-la completamente”, detalhou o sismólogo. “Haverá dezenas e milhares de tremores secundários nas próximas semanas a meses, mas irão diminuindo gradualmente com o tempo.”

O sismo que fez mais de mil mortos na Turquia e na Síria é do pior tipo possível, explicou, já que durou cerca de 100 segundos e percorrendo cerca de 400 km nesse período. “É um terremoto muito raso em áreas densamente povoadas e numa região onde os prédios simplesmente não suportam esse nível de tremor.”

Segundo o sismólogo, quando se fala de um tremor tão grande “o epicentro não é um único ponto”, e, na verdade, “ele irrompeu ao longo de uma falha de cerca de 400 quilómetros.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR