O serviço de streaming Netflix já tinha avisado que ia fazer alterações até ao final do primeiro trimestre que vão afetar quem partilha contas. A empresa anunciou que está preparada para “testar novas abordagens” para responder àquilo que considera ser um problema e que as alterações chegam a Portugal.

“Facilitámos sempre às pessoas que vivem juntas a partilha de conta da Netflix”, é possível ler na publicação da empresa. A companhia diz que essa partilha “tem sido muito popular, mas que também criou confusão sobre quando e como se pode partilhar” o serviço. E volta a frisar que as mais de 100 milhões de residências que partilham conta estão a ter consequências na capacidade de a empresa “investir em novos programas de televisão e filmes”.

“Ao longo do último ano, estivemos a explorar diferentes abordagens para responder a esta questão na América Latina e agora estamos preparados para lançá-la de forma mais alargada nos próximos meses, a começar hoje no Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha”, é possível ler.

Assim, a empresa fala em novas funcionalidades para que os utilizadores consigam gerir esta questão. Neste tema, salta à vista a necessidade de definir uma localização principal da conta e a opção de adicionar mais membros que não vivam na mesma casa – mas com custos.

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Fonte da empresa indica ao Observador que “os subscritores têm até 21 de fevereiro para estabelecer a sua localização principal”, algo que pode ser feito através das definições de conta. “Os dispositivos que não fazem parte de uma residência ou localização principal, eventualmente, acabarão por ver uma mensagem no produto após essa data”, é explicado.

A Netflix considera que só quem partilha residência é que pode usar a mesma conta mas que, no caso dos planos Standard e Premium, “podem adicionar um membro extra à conta”. Em Portugal, adicionar um membro novo que viva noutro lugar vai custar 3,99 euros/mês por pessoa. Em Espanha será ainda mais caro – 5,99 euros/mês.

Há, no entanto, limitações no número de pessoas que se pode adicionar nesta modalidade. Uma conta Standard só poderá adicionar um membro extra, enquanto o plano Premium pode ter mais duas pessoas.

Caso não seja possível adicionar pessoas ao plano, pode ser usada a transferência de perfil para outra conta. Isso permitirá guardar o histórico, as recomendações e as listas.

“Valorizamos os nossos membros e reconhecemos que têm muitas escolhas de entretenimento. Uma conta Netflix é pensada para uma residência e os membros podem escolher de um leque variado de diferentes funcionalidades”, continua a companhia. A Netflix diz que vai “afinar estas funcionalidades tendo em conta o feedback” dos membros.

(Notícia atualizada às 15h37 de 10 de fevereiro para incluir mais declarações da Netflix)