894kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Da sauna nórdica para o quotidiano: BASTUA, a primeira colaboração entre a IKEA e a Marimekko

Este artigo tem mais de 1 ano

A gigante sueca juntou-se à instituição de design finlandês e o resultado chega em quimonos, toalhas e garrafas (entre outros), com padrões alegres e um objetivo claro: fomentar o tempo de descanso

22 fotos

A sauna nórdica foi o ponto de partida para uma colaboração que juntou a sueca IKEA à finlandesa Marimekko. Esta quinta-feira, 9 de fevereiro, os 26 produtos que compõem a coleção BASTUA foram lançados oficialmente e mostram as linhas decorativas da IKEA estampadas com os padrões alegres e texturas arquitetónicas da Marimekko.

É a primeira vez que a marca finlandesa cria um conjunto de padrões originais — quatro, mais precisamente — para uma colaboração com outra marca. O trabalho de desenvolvimento contou com uma equipa mista e organizada democraticamente, com dois designers de cada lado.

Já o nome BASTUA, cujo formato será familiar a qualquer cliente habitual da cadeia de decoração, foi retirar inspiração à palavra sueca para sauna, bastu, um ritual que também está presente no ADN da Marimekko. Nos anos 1960, a marca finlandesa criou um conceito de sauna funcional. Na década de 1980, a parceira sueca chegou a ter uma sauna na sua gama de produtos.

“As nossas duas marcas desenham herança”, explicou em videochamada Rebekka Bay, diretora-criativa da Marimekko, a um grupo de jornalistas na sessão de apresentação. “Estamos ambos preocupados com valores arquitetónicos, funcionalidade, [a máxima] ‘menos é mais’. Aqui, há uma clara correlação entre padrões, produto e materiais.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para a sauna nórdica acontecer, o balde não pode faltar. Mas o tabuleiro também é importante para servir snacks no final

Por falar em funcionalidade, como é que uma coleção focada num ritual tão específico pode chegar a um público mais alargado? Henrik Most, Range and Product Design Leader na IKEA, explicou na mesma chamada que estes produtos são, acima de tudo, pensados para o dia a dia. O foco do design escandinavo, sublinha ele, é a funcionalidade. É por isso que a coleção se estende a uma vida em que a sauna não faz parte dos rituais.

A mesa de apoio para a sauna, por exemplo, também pode ser posta numa sala de estar. Os quimonos, apresentados aqui como roupões, mantêm utilidade para o cidadão comum que não frequente o ritual. E o tabuleiro em forma de folha tanto pode servir snacks depois da sauna como ser pousado ao colo para tomar uma refeição. Esta lógica estende-se a todas as propostas de BASTUA: espelhos, cabides de parede, toalhas turcas, sacos, garrafas de água e até um balde.

O objetivo fulcral que guiou o processo criativo desta parceria foi o foco em tirar tempo para descansar, fazer as coisas mais devagar, refletir e aproveitar as pequenas coisas na vida. “Passamos cada vez mais tempo à frente dos nossos ecrãs. A velocidade da informação, da comunicação, a forma como trabalhamos, têm mudado tremendamente ao longo da última década e especialmente nos últimos anos”, reflete a dinamarquesa à frente da Marimekko. “[O objetivo] foi mesmo criar produtos e objetos que o apoiem.”

O que é que estas duas empresas nórdicas têm em comum? “A intenção de criar um design democrático e de alta qualidade”, responde prontamente Rebekka. Mas não só: “Há algo em que ainda não tinha pensado antes de colaborarmos como equipa, que é a vontade mútua de criarmos algo com longevidade e de grande qualidade, mas que não é precioso, que não é demasiado sério. Tem um elemento alegre e otimista.”

A lógica da funcionalidade acima de tudo. Espelhos, cabides, turcos, sacos e garrafas estendem-se ao quotidiano

Com as mesmas características, os dois destacam o padrão de ruibarbo, uma das estrelas de BASTUA. “É muito otimista e sentes alegria quando o vês”, aponta o sueco. A diretora-criativa da Marimekko vai mais longe, e confessa que o seu artigo favorito conta com esse mesmo estampado num saco da IKEA.

Além da gigante sueca, a Marimekko colaborou recentemente com a Adidas e a Uniqlo. É uma tentativa de trazer a marca até uma geração mais nova? “A pergunta está, em parte, a oferecer também a resposta”, confirma Rebekka na sessão de esclarecimento. “Sim, na Marimekko vemos as colaborações como uma ótima oportunidade para alargar o reconhecimento da história e da herança da marca.”

Já o representante da IKEA mostra ter vontade que haja uma parte dois para esta colaboração. Gostou de trabalhar com a equipa da Marimekko, que descreve como “muito divertida”. E conclui: “Da perspetiva de um designer, é muito mais interessante reunir pessoas com diferentes ideias, conhecimentos e culturas. Acredito que torna a coleção mais forte.”

Na galeria, conheça as propostas de BASTUA, a primeira colaboração entre a IKEA e a Marimekko.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.