Um e-mail assinado por André Ventura chegou às caixas de correio dos militantes do Chega com um pedido de ajuda para que o partido consiga colocar um outdoor em cada um dos 308 concelhos portugueses. O partido acusa a comunicação social e outros partidos de mentirem e pede um apoio monetário de 500 euros para que cada concelho possa ter forma de transmitir a mensagem do partido. São precisos 154 mil euros de donativos para cumprir o objetivo, que terá um custo total de 308 mil euros. A outra metade (os outros 154 mil euros necessários), será o partido a pagar.

Na mensagem a que o Observador teve acesso, o Chega explica que cada outdoor custa mil euros e a ideia é dividir o valor: o partido paga 500 euros e cada concelhia paga o mesmo valor. “Os donativos serão feitos por cada concelhia, isto é, cada concelhia terá de amealhar 500 euros para um outdoor“, pode ler-se na nota que os militantes receberam.

Ventura esclarece que se trata de um “investimento para o futuro“, já que os outdoors ficam propriedade do Chega e podem ser usados em qualquer momento, o que permitiria cartazes tanto em épocas eleitorais como em qualquer outra.

E o partido não trava na ambição: “Teremos sempre 308 outdoors, ou mais, consoante o valor dos donativos assim o permita.” Ou seja, se as concelhias conseguirem angariar mais dinheiro, o mesmo será utilizado para a compra de mais outdoors.

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O grande objetivo do Chega é transmitir uma mensagem que considera não ser possível passar por uma comunicação social. “Todos sabem, porque todos o sentem na pele todos os dias, que não é fácil passar a nossa mensagem a nível nacional. A comunicação social insiste em descrever-nos como um partido racista, fascista e xenófobo“, escreve André Ventura na nota, enquanto questiona: “Nós sabemos que isto não é verdade, mas e as outras pessoas?”

O partido considera que os portugueses são “todos os dias enganados com a mensagem que os outros partidos e a imprensa passam”, aquilo que Ventura considera ser “uma mensagem errada que tem como propósito travar o crescimento do Chega” e “proteger o sistema podre que está instalado no país desde 1974”.

Os outdoors são a forma que o partido encontrou para “ir à luta” e “dar a conhecer o verdadeiro Chega” e a razão pela qual acabou a pedir ajuda monetária aos militantes através de donativos.

Apesar do pedido aos militantes, o Chega tem uma subvenção choruda que pode ser usada para pagar este tipo de gastos. O crescimento do Chega de um para 12 deputados também se refletiu em dinheiro e, além da verba que o Estado atribui para o grupo e para o gabinete parlamentar, o partido recebe uma subvenção que pode ultrapassar os cinco milhões de euros caso a legislatura chegue ao fim. É mais de um milhão de euros por ano que o Chega pode gastar nas várias necessidades do partido, nomeadamente na comunicação.