771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Isilda Pegado

Convidado

Artigos publicados

Legislativas 2024

Voltar à economia planificada, qual soviete… 

Temos nós capacidade para pagar mais impostos para os investimentos de alguns, que podem correr mal e onde, no fim, todos pagamos pois a empresa que recebeu milhões em subsídios entrou em insolvência?
Crise Política

O valor do poder judicial num Estado de Direito

Ouve-se que este trabalho deveria ser mais bem feito. É fácil dizê-lo, mas se há Poder que tem sido limitado em meios e recursos são os Tribunais que nestes anos se viram desfalcados de pessoas e meio
Monarquia

Um casamento real

Num tempo em que o papel da família é tantas vezes minorado, criando estados de solidão que a ninguém aproveita, fazer valer o instituto do casamento canónico é certamente algo que não devemos ignorar
Eutanásia

A prepotência do poder e a lei da eutanásia

Para a maioria parlamentar não precisamos do Tribunal Constitucional nem do Presidente da República.A Lei da Eutanásia, sendo aprovada, será a Lei da arrogância, da prepotência, do despotismo político
Eutanásia

Carta Aberta ao presidente da AR sobre a Eutanásia

Não basta cumprir os Regulamentos da Assembleia. Há um imperioso escrutínio da Lei da Eutanásia que a todos pode aproveitar. Há uma dignidade do Parlamento que todos temos o dever de construir.
Eutanásia

Como salvar Portugal?… Aprova-se a Eutanásia

Este texto pode parecer panfletário, mas não descortinamos outro modo de mostrar o que move a Eutanásia.
Assembleia Da República

Totalitarismo até na decisão de matar 

Oxalá se ache no Parlamento quem nos próximos dias possa repor o respeito pela longa e histórica prática democrática que a Assembleia noutros tempos dignificava. Que nem tudo seja medo e servilismo.
Eutanásia

A boia da salvação de alguma política ou partido?

A Eutanásia não trata o sofrimento. A Eutanásia reduz a pessoa ao seu sofrimento. E, nenhum ser Humano merece ser uma parcela de si mesmo. O ser Humano é um todo e, menos do que isso, é indigno.
Aborto

O aborto em Portugal e nos EUA

Quem não se preocupa com “algo profundamente penalizador da saúde física e mental” das mulheres? Esta “penalização” é para continuar? Até quando? Não são as mulheres dignas de ter proteção?
Legislativas 2022

Eleições: Construir a casa, começando pelo telhado

Prometer reduzir a carga fiscal, na expectativa de que haja mais trabalho e mais rentável, sem que se cuide do “capital humano” é uma falácia. É iludir em campanha para desiludir na realidade da vida.
Eutanásia

O absolutismo do legislador e a liberdade

Sem uma Sociedade forte, com um Sistema Jurídico coeso e validado por princípios estruturantes, não há Liberdade. A “Liberdade da Eutanásia” invocada pelo legislador absolutista enterrará a LIBERDADE.
Eutanásia

O António foi eutanasiado

O António estava consciente do que queria e tinha os requisitos exigidos pela lei para ser eutanasiado. O médico ainda o tentou demover da ideia. Mas ele persistiu.
Parlamento

Chumbo do referendo ou a eutanásia chumbada

Se esta lei for aprovada deste modo, está aberto caminho para o autoritarismo e o despotismo. A democracia está fragilizada e à mercê de quem se quiser apresentar para “limpar o mundo”.
Eutanásia

95287 libertam os deputados de votar para matar

Nestes 45 anos de democracia, nunca uma lei tão dramática foi votada. Se este referendo à eutanásia não passar, as diferentes instituições terão de tirar as necessárias conclusões.
Eutanásia

Eutanásia: A moeda de troca para o Orçamento?

O povo fica a saber que o Governo sabe manobrar os pequenos partidos de esquerda (exceto o PCP) com as questões ideológicas para fazer dos cidadãos e do País o que uma “elite” decreta e manda publicar
Maioria de Esquerda

Soares tirou-nos do PREC. Costa mete-nos no PREC

O que caracteriza os processos revolucionários é exactamente o corte com a História, a destruição das instituições, a apologia ideológica e a insegurança. As greves que vivemos são disso a prova cabal
Eleições Europeias

Eleições europeias e as questões estruturantes

Neste tempo de decisão há que pensar em que sociedade queremos nossa. Vivemos na Europa, mas qual o futuro da Igualdade, da Liberdade e da Solidariedade face à ofensiva de minorias pseudo-libertárias?
Procriação Medicamente Assistida

Barrigas de aluguer e anonimato de dadores 

Se esta lei fosse aprovada, no caso de a mãe gestante ficar com o filho, quem seria o pai da criança? O marido da mãe gestante? O pai biológico? Aquele que investiu num contrato que não foi cumprido?
Manifestações

Um movimento cívico, uma decisão política

Somos cidadãos, pagamos impostos, temos trabalho social feito, governamos as nossas vidas, produzimos para o País, geramos riqueza. Exigimos que haja quem nos represente nas instâncias da Política.
Assembleia Da República

Eutanásia, um dever para mim, e para si

É preciso ver para além do hoje. As leis têm efeitos colaterais que devem ser medidos previamente. A eutanásia será um “direito” ou um dever para mim, e também para si?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos