O tema surgiu em meados de 2022, quando a chinesa Nio anunciou a chegada ao mercado europeu e, em particular, ao alemão, dos SUV ES6 e ES8, modelos eléctricos cuja denominação a Audi considerou que colidia com as suas reputadas S6 e S8, as versões desportivas dos A6 e A8. As semelhanças serão ainda mais evidentes quando estas berlinas mais potentes evoluírem para versões eléctricas, o que acontecerá em breve.
Já em 2023, a Audi anunciou que o recurso à justiça germânica lhe tinha sido favorável, com o tribunal de Munique a decidir que “existia o risco de os consumidores pensarem que os Nio ES6 e ES8 seriam uma versão eléctrica dos Audi S6 e S8, gerando a confusão”. Juntamente com esta decisão, o juiz determinou que a Nio ficasse impedida de promover os seus ES6 e ES8 na Alemanha e, para incentivar o construtor chinês a respeitar a ordem do tribunal, juntou uma penalização de 250.000€ e pena de prisão para o CEO, em caso de incumprimento.
A fase seguinte deste duelo foi elevar a contenda a instâncias superiores, especificamente ao Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia. Mas para espanto geral, sobretudo do construtor alemão, a entidade a quem cabe defender a propriedade intelectual dos europeus seguiu um rumo distinto do tribunal de Munique, considerando que o risco de confusão entre modelos de diferentes marcas, no caso, não existe, dando assim razão à Nio. Resta saber se a polémica ficará por aqui ou se a Audi pretende recorrer da decisão.