O Volkswagen ID.3 marcou o início da aventura eléctrica do construtor alemão, que agora aproveita para lançar o que diz ser a 2.ª geração do modelo, prometendo ser este um dos 10 novos veículos a bateria que a marca pretende colocar no mercado até 2026. O eléctrico que tem tudo para liderar as vendas do construtor germânico nesta classe de veículos, ao ser o mais acessível, apresenta-se agora com as maiores críticas colocadas pelos seus potenciais clientes ultrapassadas.

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O renovado ID.3 começa por surgir com algumas melhorias exteriores, a começar por um capot frontal com nervuras adicionais em reforço da personalidade, associado a um pára-choques frontal com um design distinto e mais desportivo, apesar das adicionais entradas de ar se destinarem a modular o fluxo de ar que envolve as rodas anteriores, o que, juntamente às jantes de um desenho mais aberto, melhora a aerodinâmica do hatchback da VW. Na traseira surgem uns novos farolins que recorrem à tecnologia LED para se diferenciarem rapidamente dos utilizados até aqui.

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Alterações do ID.3 a pedido dos clientes

Thomas Schäfer, o CEO da Volkswagen, aproveitou a introdução do restyling do ID.3 para divulgar um vídeo em que surge a cumprir uma checklist das principais críticas dos clientes, que além de conduzirem às poucas alterações do exterior – fiel ao princípio de que em equipa que ganha não se mexe –, provocaram igualmente melhorias no interior. No habitáculo, de acordo com o CEO da marca, há novos e melhores materiais, tudo para transmitir uma maior sensação de qualidade, que há muito os clientes pretendiam.

De caminho, a VW anunciou que a pele que agora reveste o interior em algumas versões é sintética, o mesmo acontecendo com o revestimento dos bancos e dos painéis de porta, que recorrem a 71% de materiais reciclados, sendo por isso mais sustentáveis. Contudo, a avaliar pelas imagens, o comando da transmissão continua a estar no seu lugar original, no prolongamento do painel de instrumentos, com o ecrã central a parecer o mesmo, o mesmo acontecendo com o volante, sendo que a VW anunciou pretender substituir os botões hápticos por soluções convencionais.

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A Volkswagen aproveita a ocasião para reforçar o nível de equipamento do ID.3, que assim adopta a solução Plug & Charge da marca, bem como o Travel Assist em sintonia com o swarm data, um opcional que já tivemos ocasião de testar no ID.5. Outra das soluções que já vimos funcionar no ID.5 e de que o ID.3 agora passa a usufruir, é o Park Assist com memória, que pode repetir infinitamente uma manobra que já “aprendeu”.

Guiámos o VW ID.5 e tem uma mão-cheia de surpresas

A marca anuncia igualmente um incremento da produção a partir de Outubro, quando a fábrica de Wolfsburg juntar a sua capacidade de produção de modelos eléctricos às de Zwickau e de Dresden. Mas Thomas Schäfer vai ter de descobrir uma forma de tornar o modelo mais competitivo, uma vez que actualmente o ID.3 é comercializado no nosso país – de acordo com o site da marca – a partir de 44.909€, referente à versão Pro Confort, com bateria de 58 kWh, motor de 204 cv e autonomia de 424 km, valor que fica acima de alguns concorrentes de maiores dimensões.