Os primeiros indicadores já tinham sido positivos. A correr na quinta e última eliminatória de qualificação para as meias, Arialis Martínez, antiga atleta cubana de 27 anos que fazia a estreia com as cores de Portugal em grandes competições internacionais, terminou na primeira posição e garantiu passagem direta para a fase seguinte. Aí, entrando na terceira e última eliminatória, a partida deixou muito a desejar mas nem por isso fez com que desistisse da passagem à corrida decisiva. Conseguiu, sendo a segunda das duas repescadas. E começou aí a desenhar aquele que ficaria como um dia histórico para o atletismo português na distância.

Primeiro, Arialis Martínez tornou-se a primeira atleta portuguesa a alcançar uma final dos 60 metros no setor feminino em Europeus de Pista Coberta. Mas não ficaria por aí: na corrida decisiva, a velocista acabou em quinto mas com a marca de 7,17, igualando o recorde nacional de Lorene Bazolo feito no ano passado no Jamor. E a felicidade eram bem percetível, com a atleta do Benfica a saltar de alegria quando saíram os tempos oficiais de uma prova ganha pela favorita suíça Mujinga Kambundji (7,00, novo recorde da competição). O resto do pódio ficou para a polaca Ewa Swoboda (7,09) e para a britânica Daryll Neita (7,12).

Antes, Rosalina Santos tinha sido quinta classificada na primeira de três meias-finais com o tempo de 7,35, ao passo que Lorene Bazolo ficou na sétima posição na segunda meia-final com 7,34.

“Tínhamos pensado, a minha treinadora, Ana Oliveira, e eu, em fazer o recorde de Portugal. Foi igualado. Era a primeira vez que estava num campeonato assim, e a correr indoor. E sim, tinha pensado que era possível. Ainda posso aperfeiçoar a partida, mas foi a minha corrida ideal”, comentou a atleta de 27 anos no final da competição que marcou a estreia por Portugal… e até de um novo nome. “Não foi a minha preferência mas creio que foi o destino, porque trocaram tudo. O meu pai não está muito contente, porque em Cuba temos o apelido do pai primeiro e depois o da mãe. Mudaram-me, é toda uma vida nova, mas estou feliz”, referiu Arialis, que era conhecida por Arialis Gandulla mas que passou agora a Arialis Martínez.