O historiador Manuel Loff iniciou funções esta quarta-feira como deputado do PCP, em substituição de Diana Ferreira, que renunciou ao seu mandato após terminar a sua licença de maternidade.
A entrada em funções de Manuel Loff foi formalizada no plenário da Assembleia da República com a aprovação, por unanimidade, de um parecer da comissão parlamentar de Transparência e Estatuto dos Deputados, que declarava que a substituição de Diana Ferreira cumpria os requisitos legais.
Diana Ferreira, que tinha entrado em licença de maternidade em outubro de 2022, estava até agora a ser substituída temporariamente por Alfredo Maia.
Em março, o PCP tinha referido que, “na base da consideração da organização da sua vida, Diana Ferreira, deputada do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, terminada a licença de maternidade, período em que está a ser substituída por Alfredo Maia, não reassumirá o mandato”.
A partir do início de março e até final da atual sessão legislativa, em setembro de 2023, será substituída por Manuel Loff, candidato independente proposto pelo PCP na lista da CDU pelo círculo eleitoral do Porto à Assembleia da República”, lê-se na mesma nota.
O historiador e professor universitário Manuel Loff, de 57 anos, foi o terceiro da lista da CDU no círculo do Porto às legislativas de 2022, encabeçada por Diana Ferreira.