A atriz e influencer Gwyneth Paltrow, de 50 anos, está desde esta terça-feira em julgamento num tribunal no estado norte-americano do Utah, onde responde por um acidente de ski num resort onde, alegadamente, terá provocado lesões a um idoso.

O caso remonta a fevereiro de 2016. Na altura, Paltrow, que praticava ski numa estância em Park City, terá esbarrado contra Terry Sanderson, um optometrista reformado, de 76 anos. Como resultado do acidente, Sanderson terá sofrido lesões graves, que diz serem consequência direta da negligência da atriz.

O queixoso reclama agora uma indemnização de 300 mil dólares (cerca de 278 mil euros), como recompensa pelos danos físicos e psicológicos que diz ter sofrido ao longo dos anos.

Os advogados que representam Sanderson dizem que a atriz “esquiou descontroladamente (…) derrubando-o com força, deixando-o inconsciente e provocando lesões cerebrais, quatro costelas partidas e outras lesões sérias”. A acusação diz ainda que, perante o sucedido, Paltrow se limitou a levantar-se e a abandonar o local, deixando o homem caído na neve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O julgamento começou durante a manhã, com a atriz de “A Paixão de Shakespeare” e “Homem de Ferro” a chegar à sala de audiência acompanhada por um guarda-costas. Dado o mediatismo do caso, o juíz determinou que apenas membros aprovados da comunicação social teriam direito a filmar e fotografar o caso e houve mesmo quem fosse expulso do tribunal por ter gravado imagens sem autorização.

É expectável que o julgamento esteja concluído até ao final deste mês. O ponto fulcral do caso deverá passar por entender quem estava mais abaixo na colina onde a colisão ocorreu — tendo por isso prioridade sobre o outro. Ambas as partes afirmam que eram elas quem tinham o “direito de passagem”.

Além da atriz, o idoso acusa ainda o resort onde o caso ocorreu de ter tentado “encobrir” o que se passou e de ter ignorado os seus próprios protocolos de segurança. A estância chegou a estar incluída na acusação, mas o juiz deixou entretanto cair esse elemento do processo.

Também os 300 mil euros de indemnização pedidos por Sanderson estão muito longe da sua pretensão inicial: o queixoso chegou a reclamar 3.1 milhões de dólares (cerca de 2.9 milhões de euros) por danos causados, mas acabou por abandonar algumas das suas objeções em maio de 2022, altura em que se estabeleceu a cifra atual.

Por seu lado, a defesa de Gwyneth Paltrow sustenta que Sanderson está a mentir quanto à extensão das lesões e que tudo não passa de uma tentativa de extorsão. “Ele exigiu que a Sra. Paltrow lhe pagasse milhões” pode ler-se numa ação judicial da defesa datada de 2019 e citada pelo jornal britânico The Guardian. “Se ela não fizesse, seria alvo de má publicidade como resultado das alegações”.