Julian Nagelsmann deixou o comando técnico do Bayern de Munique, anunciou o clube alemão em comunicado divulgado esta sexta-feira. O substituto já está escolhido. Thomas Tuchel vai assinar um contrato válido até junho de 2025 e assume a equipa já partida desta segunda-feira.
Nagelsmann conquistou um Campeonato Alemão e duas Supertaças. Tuchel volta ao ativo depois de ter deixado o Chelsea no início da época. O Bayern Munique perdeu a liderança da Bundesliga para o Borussia Dortmund, após perder com o Bayer Leverkusen por 2-1. Na próxima jornada, os bávaros vão defrontar o líder do campeonato.
Horas antes do despedimento, Joshua Kimmich, que neste momento se encontra ao serviço da seleção alemã, tinha comentado uma saída que estava a ser pensada há vários dias. “Só posso dizer que Julian Nagelsmann é um excelente treinador. Diria que está facilmente no top-3 dos meus melhores treinadores”, afirmou o jogador. “Claro, estas discussões preocupam-te quando se trata do treinador do teu próprio clube. É o treinador com quem trabalhas todos os dias”.
O antecessor de Julian Nagelsmann, Hansi Flick, que atualmente é o treinador da seleção alemã, recusou-se a comentar as movimentações no Bayern Munique. “Ficamos muito, muito surpreendidos. Por respeito ao Julian e ao Bayern, não quero dizer nada sobre isso agora”.
Thomas Tuchel levou o Chelsea à conquista da Liga dos Campeões. O início da época nos blues, não foi positivo. O técnico conseguiu apenas três vitórias em sete jogos e foi despedido. Na Alemanha, Tuchel treinou o Mainz e o Borussia Dortmund. Antes de rumar a Inglaterra, orientou também o Paris Saint-Germain.
Thomas Tuchel erhält einen Vertrag bis zum 30.6.2025 und wird am Montag erstmals das Training leiten. pic.twitter.com/KojjLFG3pW
— FC Bayern München (@FCBayern) March 24, 2023
A decisão de despedir Nagelsmann foi tomada pela direção do Bayern Munique. O CEO do clube, Oliver Kahn, justificou a medida. “Quando contratámos Julian Nagelsmann para o Bayern, no verão de 2021, estávamos convencidos de que trabalharíamos com ele a longo prazo — e esse era o objetivo de todos nós até ao fim. O Julian compartilha a nossa visão de jogar um futebol de sucesso e atraente. Mas agora percebemos que a qualidade da equipa — apesar do campeonato alemão no ano passado — tem estado cada vez menos presente. Depois do Mundial, jogámos de maneira menos atraente”.
O diretor desportivo, Hasan Salihamidžić, disse não estar agradado com o “rendimento desportivo da equipa”. “Foi a decisão mais difícil do meu período no Bayern. Tive uma relação aberta, de confiança e de amizade com o Julian desde o primeiro dia”, esclareceu numa nota de lamento pela saída do técnico.
Der FC Bayern hat Trainer Julian Nagelsmann freigestellt. Zu dieser Entscheidung kamen der Vorstandsvorsitzende Oliver Kahn und Sportvorstand Hasan Salihamidžić in Abstimmung mit Präsident Herbert Hainer. Nachfolger von Nagelsmann wird Thomas Tuchel.
— FC Bayern München (@FCBayern) March 24, 2023