A RNF Aprilia, equipa de Miguel Oliveira no Mundial de MotoGP, defendeu esta terça-feira sanções “mais pesadas” aos pilotos culpados de condução irresponsável, após o acidente entre o espanhol Marc Márquez (Honda) e o piloto luso no GP de Portugal.

Em comunicado, a equipa dirigida pelo malaio Razlan Razali revelou estar a “fazer pressão para sanções mais pesadas e duras por parte dos comissários desportivos”.

“As corridas de MotoGP, sejam elas sprint ou as principais, são a alta velocidade e alta intensidade, em que todos os pilotos querem vencer a qualquer custo. Contudo, esse comportamento agressivo pode, muitas vezes, conduzir a consequências nefastas, não só para os próprios pilotos como para os seus adversários”, lê-se.

A RNF Aprilia defende, por isso, que “o incidente entre Marc Márquez e Miguel Oliveira deve servir de chamada de atenção para os pilotos de MotoGP, Moto2 e Moto3”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É imperativo que sejam lembrados da severidade das sanções para qualquer tipo de condução irresponsável”, acrescenta o mesmo comunicado.

A equipa do piloto português diz que “condena este tipo de comportamento” e defende “penalizações mais rígidas para impedir futuros incidentes”, incluindo dos seus “próprios pilotos”.

“Instamos os comissários da FIM [Federação Internacional de Motociclismo] a tomar ações decisivas rapidamente contra este tipo de condução irresponsável, estabelecendo exemplos para os pilotos mais novos”, diz ainda a RNF.

A equipa de Miguel Oliveira diz acreditar que “a segurança é a principal prioridade em qualquer desporto e o MotoGP, [Campeonato do Mundo de velocidade], deve tomar as medidas necessárias para garantir a segurança de todos os seus pilotos”.

A RNF promete, ainda, “apoiar os comissários da FIM nos esforços em curso para desenvolver pilotagem mais segura e responsável”.

Miguel Oliveira foi abalroado pelo espanhol Marc Márquez (Honda) na terceira de 25 voltas do GP de Portugal, no domingo, primeira prova do Mundial de Velocidade.

Fez arranque canhão, tinha tudo para lutar pela vitória, acabou abalroado: Miguel Oliveira abandonou, Bagnaia venceu em Portimão

O português sofreu uma contusão na perna direita e lesões nos tendões, sendo obrigado a falhar pelo menos a próxima ronda, na Argentina.

Miguel Oliveira vai falhar o GP da Argentina por lesões provocadas na queda em Portimão

Marc Márquez fraturou o polegar da mão direita e também não vai participar nesta segunda prova do campeonato.