760kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Oceanos

Oceanos

Atlântico vai desaparecer a partir de Gibraltar

Em 2016, geólogos portugueses do estudo admitiram como cenário provável a formação de um novo supercontinente dentro de 300 milhões de anos, após fecho simultâneo dos oceanos Atlântico e Pacífico.
Espaço

NASA e SpaceX. Missão PACE descola com sucesso

A missão PACE da NASA e da empresa SpaceX, que nos próximos anos vai aprofundar o estudo dos oceanos e da sua interação com a atmosfera, descolou com sucesso na madrugada desta quinta-feira.
Espaço

NASA lança satélite para avaliar saúde da Terra 

Satélite PACE será colocado a cerca de 677 quilómetros da Terra e irá fornecer detalhes do oceano, especialmente das microalgas (fitoplâncton), que nunca tinham sido alcançados antes.
Ciência

Catálogo de organismos com 317 milhões de entradas

O catálogo Kmap reúne 317 milhões de conjuntos de genes que retratam a biodiversidade do Oceano. A compilação de dados foi feita em mais de 2.000 locais de amostragem e a várias profundidades.
Oceanos

Oceanos com recorde de temperatura pela 5.º vez 

Calor acumulado no oceano em 2023 equivale a "ferver (a água de) 2,3 mil milhões de piscinas olímpicas", revela investigação da revista científica Advances in Atmospheric Sciences.
Pesca

Embarcações escondem pesca em zonas protegidas

Estudo revela mais de 25% da atividade das embarcações de pesca não incluída nos sistemas públicos de localização e muitas em áreas marinhas protegidas. Grande parte ocorre em África e no sul da Ásia.
Fronteiras

Argentina reivindica direitos sobre as Malvinas

O Governo da Argentina reivindicou "legítimos direitos" sobre as ilhas Malvinas e apelou a "clima de confiança" propício à retomada das negociações com o Reino Unido para "recuperação" do território.
Pesca

Madeira quer saber repartição das quotas de pesca

O Governo da Madeira defendeu ser necessário clarificar a "chave de repartição" das quotas de pesca para a região e dos Açores em 2024, pedindo que sejam discriminadas por espécie.
Alterações Climáticas

Saúde do planeta depende do oceano

A saúde do planeta Terra depende da saúde do oceano, que começa a falhar, avisa o enviado especial da ONU para os oceanos, Peter Thomson, insatisfeito porque o tema não está no centro da discussão.
Ambiente

Oceanos podem armazenar 20% mais carbono

Os oceanos podem estar a armazenar mais carbono. A capacidade de armazenamento é de 15 gigatoneladas por ano, um aumento de 20%, comparativamente a estudos que indicavam 11 gigatoneladas anuais.
Consumo

UNESCO promove "Blue Friday" à opção consumista

A iniciativa começa sexta-feira e termina sábado, e contribuirá com debates focados na literacia sobre os oceanos, mudanças climáticas e ansiedade ecológica, entre cientistas, empresários e cidadãos.
Biologia

Avistada em Portugal espécie exótica de enguia

Enguia exótica, comum no Índico e Pacífico, foi avistada em Portugal. Cientistas querem saber motivos do seu aparecimento e os possíveis impactos no ecossistema local, já que espécie é predadora.
Oceanos

Peritos de 20 países debatem literacia do Oceano

Um dos objetivos da reunião, que inclui Portugal, é "mostrar aos decisores políticos a importância da literacia" sobre o Oceano. Integração do tema no currículo escolar seria "um grande feito".
Oceanos

Greenpeace pede ratificação de tratado do alto mar

Greenpeace pede que tratado do alto mar — que visa proteger 30% dos oceanos até 2030 — seja ratificado e implementado com urgência e lembra que ameaças ambientais são em "grande escala".
Cabo Verde

Investigação visa melhorar previsão de furacões

Vão ser lançados balões carregados com 25 microssondas que fazem medições de temperatura, pressão e humidade. Estes dados vão permitir "intercetar as tempestades tropicais em desenvolvimento".
Ambiente

Tubarão-martelo liso: a maldição da barbatana

São os “Ferraris” das profundezas, mergulham em busca de lulas e polvos e usam as zonas costeiras das ilhas açorianas como “maternidades”. Um capricho gastronómico torna-os alvos de uma prática cruel.
Oceanos

Avistada mais uma baleia-comum nas águas de Lisboa

No espaço de quatro dias, foi avistada novamente uma baleia-comum nas águas de Lisboa. Segundo a SeaEO Tours, o animal teria cerca de 18 metros.
Transportes Marítimos

Lisboa apoia Angola a atualizar cartas náuticas

As cartas náuticas estão desatualizadas, pertencendo "muitas delas à época da independência". Angola e Portugal encontram-se em parceria para garantir maior segurança na navegação marítima.
Oceanos

Flórida. Água bate recorde ao chegar aos 38 graus

A temperatura da água na ponta da Florida, Estados Unidos, alcançou os 38 graus celsius dois dias seguidos, segundo meteorologistas citados pela agência de notícias AP, que admitem ser a água do mar m
Alterações Climáticas

Correntes do Atlântico podem parar já? Talvez não

Previsão de dupla de investigadores dinamarqueses é que a circulação no Atlântico colapse algures entre 2025 e 2095, mas outros investigadores contestam que seja tão cedo.
Oceanos

Avistada baleia rodeada de golfinhos em Lisboa

Avistada por uma empresa de passeios de observação no Tejo, a baleia nadava junto dos golfinhos numa parceria por busca de comida. Tem cerca de 15 metros e é o segundo maior animal do mundo.
Ambiente

A joia do lusco-fusco submarino

Vive entre os 50 e os 200 metros, onde há pouca luz e surgem “florestas animais” de corais e esponjas. Cheira a anis e tem capacidade de sobrevivência mas falta saber muito sobre o coral-laranja.
Austrália

Como Tim e cadela chegaram finalmente a terra

Tim Shaddock e a cadela Bella estiveram à deriva no Oceano Pacífico durante cerca de três meses. Foram resgatados por uma traineira de atum que, por sorte, os viu. Os dois já estão em terra, a salvo.
Ambiente

Mais plástico no mar do que peixes? 

O ambiente marinho não está saudável: em 2050 pode haver mais lixo no mar do que peixes. As associações ambientalistas pedem mudanças nas cadeias de produção e no consumo.
Fact Check

Imagens mostram destroços e sapatos do Titan?

A publicação começou a circular um dia depois de ter sido confirmada a morte dos tripulantes. Foto dos sapatos tem 20 anos e é do Titanic. Outra é de um acidente de avião. As restantes são montagens.
Oceanos

Titan: passageiros revelam conversa "macabra"

A OceanGate não escondeu os perigos de viajar a bordo do Titan. Antigos passageiros do submersível recordam a conversa antes da viagem em que foram avisados dos riscos de uma implosão.
Ambiente

O intrigante réptil turista das águas portuguesas

É a espécie de tartaruga mais perseguida do mundo porque os seus ovos e a carne são alimento em vários países. A tartaruga-verde passa por Portugal durante as longas viagens que faz na juventude.
António Costa

Costa quer investir na investigação oceanográfica

Costa admite que ainda existe muito "desconhecimento dos oceanos, num país em que 97% do país é mar", apelando a que a Europa invista no conhecimento científico dos oceanos.
Ambiente

A ave marinha mais ameaçada da Europa

Predada por gatos e ratos, por vezes capturada em redes de pesca, a pardela-balear nidifica em Espanha mas passa temporadas na costa portuguesa. A espécie pode desaparecer em oito décadas.
Ambiente

Dez animais ameaçados na costa portuguesa 

De norte a sul, do continente às ilhas, Portugal conta com milhares de espécies marinhas nas suas costas. Durante o verão, o Observador vai dar a conhecer dez das mais carismáticas e ameaçadas.
Ciência

Backwash, a loja dos objetos que ninguém quer

Iniciativa desenvolvida pela EDP envolve uma seleção de objetos resgatados do oceano e expostos numa loja onde o custo é virtual. Objetivo: alertar para a urgência de proteger o planeta.
Oceanos

Mãe do jovem do Titan deu lugar ao filho 

Mãe do jovem de 19 anos que morreu no Titan diz que era para ir na viagem mas desistiu para dar lugar ao filho, que queria muito ir para quebrar recorde debaixo de água com o cubo de Rubik.
Titanic

Titanic: "Não é um destino Disneyland"

Presidente da Titanic International Society também reage ao incidente e questiona continuidade de expedições com humanos aos destroços. “O Titanic reclamou mais cinco vítimas, 111 anos depois".
Titanic

Jovem que viajou no Titan estava "aterrorizado"

Suleman estava "aterrorizado" com a ideia de viajar no submersível Titan com o pai, que era "obcecado" pelo Titanic. Acabou por ir porque naquele domingo se assinalava o Dia do Pai no Reino Unido.
Contra-Corrente

Quantos milhões pode custar morrer numa aventura?

Ninguém sobreviveu à implosão do Titan, mas os 5 tripulantes sabiam que podiam morrer. Mesmo assim pagaram uma fortuna para ali estar, como outros também pagam fortunas por aventuras extremas. Porquê?
Noticiário

2h.Titan.Material frágil pode ter causado implosão

É uma hipótese apontada pelo Capitão Tenente, Paulo Macedo da Silva, que coloca a hipótese de o submarino não ter sido capaz de resistir à pressão provocada pela água.
Oceanos

Stockton Rush. A última viagem à fronteira da vida

Um século depois, um desastre repetiu-se no mesmo ponto do Atlântico. Stockton Rush receava que algo o impedisse de voltar à superfície, mas nem isso o travou de tentar voltar a ver o Titanic.
Oceanos

Oxigénio no Titan terá acabado. O que se segue?

As operações para detetar o Titan intensificam-se no quinto dia de buscas. Autoridades garantem que ainda se trata de um cenário de "busca e resgate ativo".
Oceanos

Titan tinha expedição programada para os Açores

A expedição de três dias nos Açores previa mergulhos a bordo do submersível. "Titan da OceanGate abrirá uma nova era de exploração desta joia subaquática", referia a empresa.
Noticiário

13h. Submarino Titan pode já estar sem oxigénio

A estimativa das autoridades americanas apontava para as 12:00 como a hora limite. Ainda neste jornal, o Papa garante que vai estar presente na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.
Resposta Pronta

Titan. "ROV Luso está disponível para ajudar"

Equipamento português não se juntou às buscas porque não chegaria a tempo do salvamento, mas continua disponível para ajudar no resgate do aparelho. Andreia Afonso explica como pode ser feita a ajuda.
Resposta Pronta

"Esperança de encontrar logo o Titan é pouca"

Isaac Silveira, engenheiro especialista em navios militares, explica que primeiras informações do robô Victor "devem demorar entre duas e três horas". Movimento "limitado" pode atrasar as buscas.
Noticiário

12h. Fase crítica para o resgate de submarino

Se as previsões se confirmarem, na próxima hora os cinco tripulantes do submarino vão ficar sem oxigénio. Ainda neste jornal, o abrandamento na subida dos preços da habitação em Portugal.
Resposta Pronta

Titan. Oxigénio? "Mais um, dois dias no máximo"

Isaac Silveira engenheiro especialista em submarinos militares. Comportamento dos tripulantes é "essencial" para preservar oxigénio. Robô Viktor "é o único" capaz de patrulhar em profundidade.
Reportagem Observador

Como é que a marinha portuguesa procura o Titan?

Na base naval de Lisboa, os turnos são de 24h. Cruzam "informação sensível" em computadores onde se lê "segredo da NATO". "Tudo passa nesta sala de operações" mesmo junto aos destroços do Titanic.
Resposta Pronta

Resgate Titan. "Meio francês no local é crucial"

Primeiro-tenente Rui Esteves, da esquadrilha de submarinos da Marinha, adianta que chegada de meio francês ao terreno vai permitir saber "qual a melhor forma de intervir" no resgate dos 5 tripulantes.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.