Passaram mais de cinquenta anos, mas há memórias que nunca se apagam. João Neto Vaz viu morrer vários camaradas durante a sua comissão na Guiné. A descrição de como perdeu um deles após a explosão de uma mina quando seguiam numa missão abre o terceiro episódio de “O Sargento na Cela 7”, o novo podcast narrativo do Observador. “Aquilo depois de acontecer uma, duas, três, quatro ou cinco vezes… A cabeça falha”, conta nesta terceira parte da história.

[Ouça aqui o terceiro episódio da série em podcast “O Sargento na Cela 7”. Uma história de guerra, de amor e de uma operação secreta.]

Vaz — que diz que não há dia em que não pense naqueles tempos — acabaria capturado pelo PAIGC em 1968, numa altura em que o piloto António Lobato já estava na prisão há 5 anos. Durante toda década de 60, muitos outros portugueses iriam juntar-se a eles numa prisão na Guiné-Conacri. Acabariam por ser libertados na sequência de uma operação secreta e controversa, que vai ser retratada nos próximos episódios do podcast.

“Só em Bissau é que não havia guerra e não era todos os dias. Em qualquer parte do mato havia tiros todos os dias. É difícil perceber aquilo. É um terreno relativamente pequeno que tinha mais tropas do que tinha Angola. Oitenta ou noventa mil portugueses num território do tamanho do Alentejo, todos com arma na mão”, recorda hoje João Neto Vaz. A contextualização história é-nos dada neste episódio por Bernardo Futscher Pereira, diplomata e autor de vários livros sobre o período do Estado Novo: “A Guiné era um território pequeno, muito pouco desenvolvido, muito dificilmente defensável, mas o regime não podia abrir mão da Guiné para não abrir o precedente”, explica. “Se abrisse mão da Guiné, os outros territórios iriam atrás.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Sargento na Cela 7. “Quando fui capturado, pensei: vão executar-me”

Mas o terceiro episódio desta série tem um título enigmático: “O Código Secreto”. É que, após um ano preso, em isolamento, e depois de vencer o desespero, Lobato encontra finalmente a esperança através de um novo prisioneiro excêntrico que chega à prisão. E através da mulher — Maria dos Anjos — e de um livro que entretanto recebe, vai começar a comunicar com o Governo português.

“O Sargento da Cela 7” pode ser ouvido no site do Observador, em todas as plataformas de podcast, no Youtube e no Instagram. Há um novo episódio todas as terças-feiras. A série é narrada pelo ator Pêpê Rapazote e tem música original de Noiserv.