Nada daquilo devia ter acontecido. A 22 de maio de 1963, em plena guerra, não era suposto o piloto António Lobato estar a voar e a participar numa operação das forças portuguesas que tinha como alvo a ilha de Como, na Guiné. Aquele era o seu dia de folga. E também não era suposto um piloto chamado Eduardo Casals estar a voar ao seu lado. Os nomes das parelhas foram trocados à última hora porque Casals, recém chegado à Guiné, conhecia Lobato dos tempos em que este foi seu instrutor de voo em Aveiro e sentia-se mais confiante ao estar a voar ao seu lado.

Ouça aqui o segundo episódio da série em podcast “O Sargento na Cela 7”. Uma história de guerra, de amor e de uma operação secreta.

Episódio 2: Os Deuses da Morte

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tudo aconteceu ao contrário do que estava previsto, e isso foi determinante para o início da história que está no centro de “O Sargento na Cela 7”, o primeiro dos novos Podcast Plus do Observador.

É de manhã bem cedo quando a aviação portuguesa lança uma grande operação contra guerrilheiros do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde). Lobato tem um acidente e sobrevive. Pensa que está salvo. Mas, na verdade, aquele vai ser apenas o início da maior aventura da sua vida.

“Pensei que me iam executar”, confessou no podcast do Observador. No segundo episódio de “O Sargento na Cela 7” ficamos a perceber de que forma o destino lhe guardava algo diferente. A ele e a Maria do Anjos que, sem saber ao certo se o marido está vivo ou morto, um mês depois do acidente recebe em casa uma carta misteriosa. Quem está por trás daquela mensagem?

“O Sargento da Cela 7” pode ser ouvido no site do Observador, em todas as plataformas de podcast, no Youtube e no Instagram. Há um novo episódio todas as terças-feiras. Se ainda não ouviu o primeiro, pode encontrá-lo aqui.