Olá

869kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Se Mourinho é cinema, o filme anda a ter final feliz: Roma vence Torino e sobe ao terceiro lugar da Serie A

Este artigo tem mais de 1 ano

Na semana em que foi associado à Arábia Saudita e recebeu críticas duras de Cassano, Mourinho respondeu em campo e a Roma subiu ao 3.º lugar da Serie A ao vencer o Torino com golo de Dybala (0-1).

GettyImages-1480829724
i

Dybala marcou o único golo da equipa de Mourinho, de grande penalidade

AS Roma via Getty Images

Dybala marcou o único golo da equipa de Mourinho, de grande penalidade

AS Roma via Getty Images

O Inter Milão tinha empatado em casa do Salernitana. O AC Milan tinha empatado em casa com o Empoli. A Lazio tinha uma complexa receção à Juventus no Olímpico. Em resumo? Este sábado, na visita ao Torino, a Roma tinha tudo para subir ao terceiro lugar da Serie A, reentrar na zona Champions e ficar à condição a dois pontos da segunda posição.

A equipa de José Mourinho vinha de uma vitória importante contra a Sampdoria, na última jornada, mas antes tinha somado três jogos consecutivos sem ganhar entre Serie A e Liga Europa — e com exibições pobres e pouco inspiradas. Algo que levou Antonio Cassano, o antigo internacional italiano que nunca escondeu que não morre de amores pelo treinador português, a voltar às críticas.

O futebol “pode ser uma m****” mas também tem justiça divina: Roma de Mourinho vence com MVP Wijnaldum e reentra em lugares de Champions

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O futebol de Mourinho é zero. As pessoas vão ver o palmarés, mas não nos deixemos enganar. É apenas cinema. Não sei como conseguem os resultados, não faço ideia de como é que a Roma e as equipas do Mourinho jogam. Foi um fantástico treinador e comunicador, mas para mim é um treinador igual, quer tenha treinado o Real Madrid ou o San Martinese. Pode voltar para o Real, porque o Ancelotti pode ir para o Brasil, mas apenas pelo estatuto que criou. Se o Real quiser saber de futebol, não vão ligar ao Mourinho. Se o San Martinese quiser jogar futebol de forma casual, então podem ligar-lhe”, atirou Cassano, numa semana em que o técnico terá recebido uma proposta milionária da Arábia Saudita para treinar a seleção saudita, o Al Nassr de Cristiano Ronaldo ou o Al Hilal que já foi de Jorge Jesus.

Neste contexto e na antecâmara da visita ao Feyenoord, na quinta-feira, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, Mourinho lançava Solbakken enquanto referência ofensiva e apoiado por El Shaarawy e Dybala, enquanto que Tammy Abraham e Pellegrini começavam no banco, sendo que o habitual capitão da Roma passou os últimos dias com febre. Do outro lado, num Torino que está a meio da tabela da Serie A, Ivan Jurić colocava o ex-Benfica Radonjic no onze inicial e deixava o também ex-Benfica Valentino Lázaro no banco de suplentes.

A Roma abriu o marcador ainda dentro dos primeiros 10 minutos: Schuurs tocou com a mão na bola no interior da grande área e Dybala, na conversão da grande penalidade, não falhou (8′). O avançado argentino aproveitou o golo para dar os parabéns à mãe, correndo para o banco para ir buscar uma camisola onde se lia “feliz cumple, ma”, feliz aniversário, mãe em espanhol. A equipa de José Mourinho não voltou a ficar propriamente perto do golo até ao intervalo, contando-se apenas um remate de Wijnaldum (23′) e outro de Cristante (29′), e chegou ao fim da primeira parte ainda a vencer pela margem mínima.

Rui Patrício foi decisivo logo nos primeiros instantes da segunda parte, com uma grande defesa a um cabeceamento perigoso de Miranchuk (49′), e a Roma foi gerindo a vantagem de forma mais calculista do que propriamente assertiva. Mourinho mexeu já nos últimos 20 minutos, acabando por lançar Pellegrini e também Matic num claro esforço para resguardar os valiosos três pontos, e nem a entrada de Abraham na ponta final da partida acabou por alterar o resultado.

No fim, a Roma venceu o Torino em Turim, aproveitou os empates de Inter Milão e AC Milan e subiu ao terceiro lugar da Serie A, esperando agora pelo resultado da Lazio contra a Juventus para perceber se fica a dois ou a cinco pontos do segundo lugar. Cassano diz que Mourinho é só cinema — se assim for, o filme anda claramente a ter um final feliz.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.