A polícia da Irlanda do Norte descobriu quatro bombas improvisadas num cemitério em Derry, a segunda maior cidade do país. A descoberta dos objetos suspeitos acontece a poucas horas da chegada do Presidente norte-americano, Joe Biden, para as comemorações dos 25 anos do Acordo de Belfast, e num contexto de preocupação crescente com atividade terrorista no país.

De acordo com a Sky News, que cita fontes da polícia, os quatro engenhos explosivos foram detetados no mesmo local onde, na segunda-feira, vários manifestantes pró-republicanos protestaram despindo-se e queimando as suas roupas.

O subchefe da polícia local, Bobby Singleton, descreveu a descoberta dos explosivos em Derry como um desenvolvimento “sinistro e preocupante”, numa altura em que as autoridades têm aumentado o nível de alerta para potenciais ataques terroristas. “As ações dos responsáveis são repreensíveis, e mostram um total desrespeito e desprezo pela comunidade”, disse.

O que é o Novo IRA? Grupo terrorista norte-irlandês preocupa autoridades, a dias da visita de Joe Biden

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As bombas foram entretanto retiradas do local, tendo a operação no cemitério terminado. “Estas bombas suspeitas foram colocadas num cemitério — um local onde as pessoas deixam os seus entes queridos e vêm visitá-los para prestar homenagem. É absolutamente vergonhoso”, considerou o sub-comissário.

Os engenhos foram transportados em segurança pela polícia e serão agora sujeitos a análise pericial, com a unidade de contra-terrorismo da polícia a tomar conta da investigação daqui para a frente.

Estes desenvolvimentos acontecem poucas semanas depois do MI5, o serviço de informação britânico, ter atualizado o nível de ameaça terrorista na Irlanda do Norte de “substancial” para “grave”. A população deve permanecer “vigilante”, mas não “alarmada”, explicou na altura Chris Heaton-Harris, ministro para a Irlanda do Norte.

Numa altura em que o país se prepara para receber a visita de Joe Biden, os episódios de violência continuam a multuiplicar-se. Ainda esta segunda-feira, também em Derry, a polícia foi atacada durante uma parada da Páscoa, tendo sido arremessado aos agentes das forças de segurança bombas de petróleo quando estes respondiam a uma notificação por uma manifestação não autorizada. A polícia já veio considerar o ataque como “sem sentido e imprudente”.

MI5 aumenta nível de ameaça terrorista na Irlanda do Norte para “grave”