A Didimo, startup portuguesa que desenvolve humanos digitais, lançou uma nova ferramenta, baseada em Inteligência Artificial generativa, que é capaz de criar centenas de personagens de videojogos em minutos. O anúncio foi feito esta segunda-feira pela tecnológica, que indica que pretende acelerar a produção de jogos ao permitir que sejam criadas personagens únicas “muito facilmente e muito rapidamente”, reduzindo os custos e poupando “semanas” de trabalho às equipas de desenvolvimento.

João Orvalho, chief tecnology officer da Didimo, indica que a vantagem da nova ferramenta, denominada de Popul8, não é apenas permitir “criar mil ou 10 mil personagens em poucos minutos”, — algo que, por norma, implica “semanas e semanas de trabalho” — como também “a otimização de memória nos jogos”. “Ajudamos na criação [de personagens] e permitimos que estejam dentro do jogo ao mesmo tempo”, acrescenta.

Em declarações ao Observador, João Orvalho afirma que através de “um caso concreto” foi possível perceber que o Popul8 permitiu “reduzir o orçamento que um jogo tinha para a criação de personagens em cerca de 90%”. Questionado sobre se nesse caso tinha sido possível desenvolver mais personagens do que o inicialmente planeado, mas por menos dinheiro, respondeu que era “provável”. Contudo, destacou outra conclusão: “Podes fazer o mesmo número de personagens, mas mais rápido”.

Didimo Popul8

O Popul8 da Didimo é lançado esta segunda-feira

Atualmente, a ferramenta é “orientada a empresas de jogos”, aos estúdios e às equipas que os produzem, mas a tecnológica não descarta a hipótese de no futuro estender este conceito para que os próprios jogadores possam criar a personagem “e modificá-la de forma a que se sintam representados”. Ao Observador, a startup portuguesa revela que neste momento se encontra a trabalhar diretamente com uma empresa, tendo já feito a “primeira entrega” do Popul8. O jogo dessa empresa em questão, cujo nome a Didimo se recusou a revelar, deverá sair, “potencialmente, até ao final do ano”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estamos também a trabalhar com uma segunda empresa (…) e já temos perspetivas de mais duas ou três com quem já estamos em conversas avançadas”, nota João Orvalho.

Num comunicado divulgado a propósito do lançamento, a Didimo explica que a nova ferramenta tem por base a sua “tecnologia robusta de desenvolvimento de avatares realistas em 3D, que os criadores de videojogos podem agora utilizar para gerar personagens em minutos enquanto mantêm um controlo total do design”. “É possível adicionar templates já existentes e, a partir daí, os artistas conseguem ajustar as personagens e escolher entre diversas opções de personalização”, frisa a tecnológica, salientando que a “plataforma é de fácil utilização, desde a criação à edição em escala”.

No passado mês de outubro, a startup portuguesa anunciou o fecho de uma ronda de mais de sete milhões de dólares. Agora, garante que esse valor ajudou a desenvolver o Popul8 porque “ajudou a construir a equipa”, que conta com experiência na área dos videojogos. Ainda assim, João Orvalho destaca que a ferramenta, que foi construída em três meses mas que “tem anos e anos de investigação por trás”, não deixa de ter utilidade fora dessa área.

Didimo. Startup portuguesa que desenvolve humanos digitais recebe 7 milhões para criar “o futuro dos avatares no metaverso”