A Volkswagen revelou a versão definitiva do ID.7, a berlina alimentada exclusivamente por bateria que se assume como uma espécie de Passat eléctrico e que está previsto chegar a Portugal em Outubro. Apesar do construtor alemão reconhecer que as berlinas estão a perder quota de mercado para os SUV e crossovers, de linhas mais volumosas e mais de acordo com a moda actual, a VW aposta nas vantagens no que toca ao comportamento – mais dinâmico, por ser um veículo mais leve e com centro de gravidade mais baixo – e ao consumo, por ser substancialmente mais eficiente em termos aerodinâmicos.

Com um comprimento de 4,961 metros e uma distância entre eixos de 2,966 m, o ID.7 é muito mais generoso em termos de dimensões do que o Passat que, mesmo na versão Variant, se ficava pelos 4,773 m e 2,786 m, o que representa um ganho de 18,8 cm no comprimento e de 18 cm na distância entre o eixo dianteiro e o traseiro. O ID.7 é ainda 2,2 cm mais alto e 3,0 cm mais largo, anunciando um Cx de 0,23, o que não sendo um valor recorde para a classe das berlinas eléctricas é substancialmente melhor (aerodinamicamente) do que os SUV, uma vez que o ID.4 reivindica um Cx de 0,28, para o ID.5, mais apurado, atingir 0,26.

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O VW ID.7 vai estar disponível em duas versões, equipadas com dois packs de bateria, com capacidades distintas, denominadas Pro e Pro S. O motor é sempre o mesmo nas duas versões, estando montado atrás e fornecendo 286 cv (210 kW). Para alimentar a unidade motriz, a VW concebeu um pack de baterias mais pequeno, com 82 kWh de capacidade bruta e 77 kWh úteis, ao serviço das versões ID.7 Pro. Este é o maior acumulador até aqui instalado nos modelos que recorrem à plataforma MEB, que serve do ID.3 ao ID. Buzz, mas os clientes podem optar pela versão Pro S, cuja bateria tem uma capacidade total de 91 kWh (mais 11% do que a versão Pro) e útil de 86 kWh (mais 11,7%).

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Quando equipado com a bateria com 77 kWh úteis, o ID.7 é capaz de percorrer 615 km com uma carga completa, um valor muito respeitável em termos absolutos e sobretudo entre os rivais alemães, da Mercedes à BMW, considerando veículos similares. Mas se o condutor optar pela aquisição do ID.7 Pro S, então os 86 kWh úteis permitem percorrer 700 km entre recargas, segundo o método europeu WLTP. Importante ainda salientar que, para minimizar o tempo que o modelo necessita para recarregar o acumulador, o ID.7 será o Volkswagen que consegue lidar com mais potência, com o ID.7 Pro a lidar com até 170 kW, para o ID.7 Pro S ir um pouco mais além, até aos 200 kW, sempre em corrente contínua (DC).

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Ainda há muito para descobrir sobre o interior do ID.7, mas as imagens reveladas pela VW permitem ver um habitáculo espaçoso e mais requintado do que o dos ID.3, ID.4 e ID.5. Contudo, o construtor mantém atrás do volante um pequeno ecrã que serve de painel de instrumentos, completado por um ecrã central de 15”. Espaço para arrumar objectos há vários, com o fabricante a não ter ainda anunciado a capacidade da bagageira, com e sem tapa-bagagens.

O novo ID.7 será produzido na Alemanha, na fábrica de Emden, de onde sairá para todos os mercados europeus e norte-americano, pelo menos na fase inicial. O arranque da fabricação terá lugar na segunda metade do ano, com a chegada ao nosso país a estar programada para Outubro. Os preços ainda estão no segredo dos deuses. Pode ver em baixo a apresentação mundial do novo ID.7: