Ainda antes do seu primeiro modelo começar a ser entregue aos condutores portugueses, o #1, o que deverá acontecer só a partir de Maio, a renovada Smart continua a melhorar e a reforçar a sua gama, composta exclusivamente por veículos eléctricos alimentados por bateria. O segundo modelo da marca, o #3, foi agora mostrado na China, durante o Salão de Xangai, assumindo-se como um crossover estilo coupé, com dimensões similares ao #1, mas sendo substancialmente mais esguio e aerodinâmico.
O novo #3 recorre à mesma plataforma da Geely, denominada SEA, uma solução específica para modelos a bateria, maximizando vantagens como peso, custos e versatilidade. Tal como a plataforma, também as mecânicas deverão ser similares às do #1, o que pressupõe usufruir de 272 cv se montar apenas um motor (no eixo traseiro), para depois a potência subir para 428 cv com a adição de um segundo motor no eixo dianteiro, solução específica para as versões Brabus, as mais desportivas. Isto permite aos modelos da Smart figurarem entre os mais possantes SUV e crossovers desta bitola, com um comprimento de 4,3 metros e uma distância entre eixos de 2,75 m.
A alimentar os motores deverá surgir o mesmo pack de baterias do #1, com uma capacidade de 66 kWh (62 kWh úteis), recarregáveis com uma potência de até 150 kW em DC, para em AC a potência poder atingir 22 kW. Como o #3 é mais baixo e com formas mais aerodinâmicas, é previsível que o novo crossover coupé anuncie uma autonomia superior segundo o método europeu WLTP, ultrapassando os 440 km do #1, nas versões com um motor e 272 cv, para depois superar os 400 km na versão com dois motores Brabus.
Smart #1 pode ser a melhor proposta do segmento para quem gosta de potência
O novo Smart #3, revelado agora em Xangai, será mostrado pela primeira vez aos condutores europeus em Setembro, na Alemanha, por ocasião do Salão de Munique. O arranque da produção ocorrerá ainda este ano, para as primeiras entregas a clientes europeus estarem agendadas para o início de 2024.