Uma múmia de uma criança com quase mil anos foi descoberta nos arredores de Lima, no Peru. Os arqueólogos estimam que a múmia seja de um adolescente com cerca de 13 anos. A múmia foi encontrada num túmulo no subsolo, enrolada em tecidos funerários, e ao seu redor foram ainda encontrados vários artefactos de cerâmica e cordas.
Segundo a arqueóloga Yomira Huaman, da Universidade Nacional Maior de San Marcos, os restos mumificados encontravam-se “em bom estado de conservação“. O adolescente terá vivido entre 800 a 1200 anos atrás e terá pertencido à cultura de Lima ou de Ichma. De acordo com os arqueólogos, citados pela CBS News, os restos da criança apresentavam alguma pele nos braços e pernas. Algum cabelo e partes da dentição também foram descobertos. A mumificação natural do adolescente terá sido realizado através de areia grossa e elevados níveis de sal.
Segundo o revelado na segunda-feira, a múmia foi descoberta no mesmo local onde outras oito múmias de crianças e de 12 de adultos sacrificados tinham sido igualmente descobertas. Localizado a cerca de 20 quilómetros, o complexo de Cajamarquilla, onde a múmia do adolescente foi encontrada, apresenta ruínas de quatro pirâmides e vários restos de edifícios construídos à base de barro, conta a Reuters.
O Peru albergou diversas civilizações antes da chegada dos marinheiros espanhóis e do auge do império Inca. Os arqueólogos acreditam que o complexo de Cajamarquilla terá sido um importante centro mercantil.
Veja na fotogaleria acima algumas das imagens da múmia descoberta em Cajamarquilla.