Cimeiras
Ambiente

COP25. Ministro quer tudo menos mau acordo

Ministro do Ambiente diz que todos os créditos de emissões que existem desde a entrada em vigor do Protocolo de Quioto e que não se podem controlar, têm que desaparecer.
Alterações Climáticas

COP25: Brasil quer 50% de energias renováveis

"As renováveis já têm [um] papel importante no Brasil", afirmou o ministro de Minas e Energia do Brasil, que espera que todas as fontes renováveis representem 50% da matriz do país em 2050.
Alterações Climáticas

Portugal. Gás e petróleo fora das opções até 2050

O ministro do Ambiente garantiu que Portugal não terá novas explorações de gás ou petróleo e afirmou esperar que "todos os países membros se comprometam com a neutralidade carbónica em 2050".
Cimeiras

Portugal quer acolher cimeira UE-África em 2021

Portugal está disponível para acolher a cimeira entre União Europeia e União Africana, que deveria acontecer no final de 2020, no arranque da próxima presidência portuguesa do Conselho da UE, em 2021.
Alterações Climáticas

COP25. Contra-cimeira começa este sábado

Ativistas acusam os governos de hipocrisia no tratamento das questões do clima. Na contra-cimeira estarão organizações portuguesas e ibéricas como a Climáximo, campanha Aterra e Movimento Antinuclear.
NATO

António Costa na cimeira da NATO em Londres

O primeiro-ministro é um dos líderes de 30 países que participam na cimeira que começa esta terça-feira com a conferência "Inovando a Aliança", que pretende debater o futuro da NATO.
Alterações Climáticas

Costa: "Não dá para enfiar a cabeça na areia"

404
PM aproveitou a participação na COP25 para destacar Portugal como exemplo verde. Encontrou-se com ministros da Polónia e do Brasil e reforçou a mensagem de que a luta pelo planeta é "incontornável".
Alterações Climáticas

COP25: Guterres quer entendimento entre países

“Exorto todas as partes a ultrapassarem as suas atuais divisões e a encontrarem um entendimento comum sobre" a questão da luta contra as alterações climáticas, afirmou António Guterres.
Conflito na Ucrânia

Macron anuncia cimeira sobre conflito na Ucrânia

A cimeira sobre o conflito no leste da Ucrânia realizar-se-á em Paris em 9 de dezembro e contará com a presença dos presidentes francês, russo e ucraniano e ainda a chanceler alemã.
Donald Trump

Acordo comercial EUA/China: fase um será assinada

"Penso que poderemos estar prontos para assinar uma parte importante do acordo. Chamemos-lhe Fase Um, mas é uma parte importante", disse Trump, que planeia que esta seja assinada no Chile.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo na ONU: "Não vamos repetir mesmos erros"

459
Marcelo apelou para o combate ao "isolacionismo" no seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em que fez alusão clara às declarações de Donald Trump, focadas no "patriotismo".
Brasil

Oposição brasileira critica discurso de Bolsonaro

Membros da oposição política brasileira criticaram o discurso proferido pelo Presidente do país, Jair Bolsonaro, na Assembleia-Geral da ONU, classificando-o de "vergonha internacional".
Egito

ONU. Presidente do Egito ignorou protestos

O Presidente do Egito apelou ao fim dos conflitos na Líbia, na Síria e no Iémen e ignorou os protestos de sexta-feira no seu país, num discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas.
Nações Unidas

Marcelo: Cimeira do clima "foi um grande sucesso"

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da ONU, "foi um grande sucesso", com "confluência de posições e de compromissos".
Nações Unidas

Guterres: mundo enfrenta "grande fratura" iminente

115
António Guterres alertou, na abertura da 74.ª Assembleia-Geral da ONU, para a "grande fratura" protagonizada por dois sistemas paralelos, numa alusão implícita aos Estados Unidos e China.
Marcelo Rebelo de Sousa

Clima. Marcelo critica "cegueira" sobre alterações

A "cegueira", segundo o Presidente, é de decisores políticos a nível mundial mas, em contraponto, Portugal "está a dar um exemplo com o seu roteiro".
Boris Johnson

Boris responsabiliza Irão por ataque à petrolífera

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acusou esta segunda-feira o Irão de ser, muito provavelmente, responsável pelos ataques às duas instalações petrolíferas na Arábia Saudita.
Ambiente

Líderes políticos discutem alterações climáticas

Convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, a cimeira reúne chefes de Estado num apelo à comunidade internacional e aos Estados do Acordo de Paris para "o ano da ambição climática".
Nações Unidas

Guterres. Cimeira impulsiona criação de empregos

O secretário-geral da ONU disse que a Cimeira de Ação Climática será palco para anunciar soluções baseadas no potencial da natureza e o reforço das oportunidades de emprego digno.
Venezuela

12 países debatem crise na Venezuela

Uma dúzia de países americanos convocou os ministros das Relações Externas dos Estados que integram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca para uma reunião onde será discutida a crise.
Relações Internacionais

PM de Israel chama Boris Yeltsin a Boris Johnson

484
Durante conferência de imprensa semanal do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu confundiu-se e chamou o homólogo britânico de Boris Yeltsin, ex-presidente russo morto em 2007. Veja o vídeo.
G7

G7. Polónia crítica convite de Putin para cimeira

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, opôs-se à proposta de Donald Trump de convidar o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, para a próxima cimeira do G7, recordando anexação russa da Crimeia.
António Guterres

G7. Guterres fala sobre biodiversidade e oceanos

Secretário-geral da ONU vai participar na cimeira do G7, seguindo depois para uma conferência sobre o desenvolvimento africano, no Japão, e ainda três dias na RDCongo a mobilizar apoio contra o Ébola.
G7

G7: Trump volta a defender regresso da Rússia

O Presidente dos Estados Unidos voltou a defender o regresso da Rússia ao grupo das oito nações mais industrializadas, que afastaram a Rússia em 2014, no seguimento da anexação da Crimeia.
Relações Internacionais

Cimeira G7. Polícias e protestantes preparam-se

Mais de 13 mil polícias ocupam os seus postos para receberem encontro entre Donald Trump, Emmanuel Macron, e os líderes da Grã-Bretanha, Alemanha, Japão, Canadá e Itália, em Biarritz.
Diplomacia

Putin reúne-se com Macron em França a 19 de agosto

Entre os temas a abordar estão as perspetivas de resolução da crise no leste da Ucrânia através do chamado grupo da Normandia, integrado pela Ucrânia, Rússia, França e Alemanha.
Cimeiras

Cabo Verde prestes a ratificar acordo com África

"Aderimos à zona de livre comércio de todo o continente africano, neste momento estamos um processo normal de ratificação, o acordo já foi aprovado em Conselho de Ministros", disse Luís Tavares.
Relações Internacionais

Países dos Balcãs Ocidentais reúnem-se na Polónia 

A UE quer aumentar a sua influência na região dos Balcãs Ocidentais, processo tradicionalmente liderado pela Alemanha, país a que agora se junta à Polónia, defensor da integração destas nações na UE.
Cimeiras

IV Cimeira entre Portugal e Moçambique 

241
A cimeira será iniciada pelo secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, seguindo-se as intervenções do primeiro-ministro português e do chefe de Estado de Moçambique.
União Europeia

UE: ministra da Defesa alemã é a nova favorita

Os chefes de Estado e de governo da União Europeia retomaram os trabalhos para definir as nomeações para os cargos de topo. Apoio à ministra da Defesa alemã está a crescer.
António Costa

Costa considera "frustrante" desfecho de Bruxelas

2147
"Bom, eu acho que tudo correu mal e obviamente o resultado é muito frustrante", começou por dizer, à saída da reunião. O primeiro ministro António Costa responsabilizou o Grupo de Visegrado e Salvini.
União Europeia

“Vinte e Sete” discutem desafios em Sibiu

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se numa cimeira informal de Sibiu, simbolicamente agendada para o Dia da Europa e duas semanas antes do início das eleições europeias.
Cimeiras

Cimeira entre Portugal e Cabo Verde no sábado

227
O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Ulisses Correia Silva, e António Costa presidem, no próximo sábado em Lisboa, à V Cimeira Portugal-Cabo Verde na qual serão assinados 12 acordos bilaterais.
Cimeiras

Marcelo anuncia cimeira com Cabo Verde

Os dois Governos vão tratar de vários aspetos, nomeadamente económicos, sobre a cooperação económica, financeira, social e educativa e política. Celebrações do 10 de junho também serão abordadas.
Cimeiras

Os oito à mesa no jantar EUA/Coreia do Norte

175
Foi o primeiro encontro entre Donald Trump e Kim Jong-Un na cimeira desta quarta-feira no Vietname. Cada líder teve a seu lado mais três pessoas. Saiba quem se sentou à mesa nesta cimeira histórica.
Cimeiras

Trump/Kim: "O maior progresso foi a nossa relação"

160
Com o aperto de mão oficial, os dois líderes começaram a cimeira. Nas horas anteriores, circularam por Hanói, com a limusine de Kim rodeada pelos incansáveis 12 seguranças que o protegem.
Cimeiras

Putin e Netanyahu discutem coordenação na Síria

No centro das conversações dos dois líderes estará a consolidação do Irão na Síria e o ataque às suas bases. Netanyahu promete que Israel "continuará a agir até que a Síria fique limpa de iranianos".
Cimeiras

Hanói em festa para receber cimeira Trump/Kim

Trump e Kim reúnem-se esta quarta e quinta-feira, visando pôr fim ao programa nuclear norte-coreano. Esta será uma cimeira de grande foco mediático e será decisiva para a paz na Ásia.
Donald Trump

Trump e Jong-un inspiram hambúrgueres em Hanói

Um chef irlandês decidiu inovar e aproveitar a ida de Donald Trump e Kim Jong-un a Hanói para criar dois hambúgeres relacionados com os dois chefes de Estado que se reúnem em mais uma cimeira de paz.
Estados Unidos da América

Enviado especial vai a Pyongyang preparar cimeira

Vão ser discutidos o processo de desnuclearização da península coreana, as relações bilaterais entre Washington e Pyongyang e a construção de uma paz duradoura, além dos preparativos para a cimeira.
Cimeiras

Cimeira Trump e Jong-un: local e data para breve

O Vietname está a ser considerado como uma hipótese para o encontro, a par da Tailândia, Havai e Singapura. Singapura recebeu a primeira cimeira entre Trump e Jong-un, a 12 de junho de 2018.
Cimeiras

Bolsonaro promete aliar economia e meio ambiente

O Presidente do Brasil afirmou que o país é o que mais preserva o ambiente e disse que os líderes sul-americanos não querem uma "América bolivariana", na reunião do Fórum Económico Mundial, em Davos.
Cimeiras

Migrações. Grupo 5+5 promete reforçar cooperação

A questão das migrações, as alterações climáticas e os problemas dos jovens no Mediterrâneo foram temas centrais em reunião de responsáveis de negócios estrangeiros do Grupo 5+5, em Malta.
Cimeiras

Brexit. May ausente em Davos para resolver impasse

Theresa May vai estar ausente no fórum de Davos, que decorre entre 21 e 25 de fevereiro na Suíça. para resolver impasse do "Brexit" com os líderes dos partidos da oposição.
Angola

Angola pede apoio aos empresários dos Emirados

O presidente angolano manifesta-se “otimista” em relação ao futuro de África. Acrescenta que o sonho do desenvolvimento “é realizável” se houver apoio dos outros países.
Cimeiras

Rússia. Cimeira Putin/Trump é "muito necessária"

A Rússia considera "muito necessária" a realização em 2019 de uma reunião entre Putin e Trump, após o cancelamento das duas cimeiras previstas nos últimos meses.
Clima

Clima. Debate termina marcado pela incerteza

A Cimeira do Clima das Nações Unidas termina com expectativa sobre se líderes de quase 200 países são capazes de se comprometer a salvar milhões de pessoas das consequências das alterações climáticas.
Bolsa

G20. Bolsas europeias em queda

As principais bolsas europeias estavam em queda, no dia em que a cimeira do G20 se inicia, com os investidores a aguardarem com expectativa o encontro entre os presidentes norte-americano e chinês.
Cimeiras

G20. Guerra comercial China/EUA domina cimeira

A cimeira começa esta sexta-feira sob forte dispositivo de segurança e com uma agenda preenchida de reuniões, onde predomina a guerra comercial entre China e EUA, o conflito na Ucrânia e o Brexit.
Cimeiras

Tecnologia, pessoas e natureza no centro da COP24

As novas tecnologias favoráveis ao clima, a população como líder da mudança e o papel da floresta são os temas centrais que a Polónia quer ver discutidos na reunião mundial do clima, no domingo.
Cimeiras

EUA e China debatem disputas comerciais no G20

Caso não haja consenso entre os dois líderes, na cimeira do G20, as taxas alfandegárias que Trump impôs sobre quase metade das importações oriundas da China vão aumentar no início de 2019.
Brexit

Espanha diz que pode não haver cimeira europeia

O governo espanhol já tinha afirmado que exige uma "garantia absoluta" de que em todas as matérias relacionadas com Gibraltar no compromisso sobre o Brexit é "necessário o acordo prévio de Espanha".
Relações Internacionais

Cimeira luso-espanhola de 2019 será na Guarda

A Cimeira luso-espanhola de 2019 vai realizar-se na Guarda, em junho. Portugal e Espanha chegaram a acordo, em Espanha, para dar apoio "político" à organização de Mundial com Marrocos.
António Costa

Costa: Fronteira com Espanha pode gerar riqueza

451
O primeiro-ministro frisou que é preciso trabalhar em conjunto "ao longo de toda a fronteira" para a tornar uma centralidade fundamental para o investimento no mercado ibérico.
Estados Unidos da América

EUA e Rússia não se reúnem por questões de agenda

Os dois presidentes não vão estar presentes nas cerimónias que comemoram o fim da Primeira Guerra Mundial. O encontro entre ambos terá lugar na cimeira do G20, na Argentina, no final do mês.
Donald Trump

Trump diz que Putin está envolvido em assassínios

A afirmação do presidente dos EUA vem no seguimento do envenenamento de Sergei Skripal e a filha Yulia, seguido do da britânica Dawn Sturgess, em julho, devido aos efeitos da mesma substância química.
Espanha

Carta hidrográfica do Guadiana reforça cooperação

O Estado espanhol deu esta terça-feira um novo passo, com a apresentação da primeira carta hidrográfica do Rio Guadiana realizada conjuntamente pelos dois países.
Cimeiras

Guiné-Equatorial. Cimeira do Gás começa hoje

Durante dois dias, a Cimeira vai abordar negócios e parcerias no setor, juntando representantes da indústria do gás e membros de governos africanos, tendo início marcado para esta quinta-feira.
Cimeiras

Portugal e Argélia unidos no combate ao terrorismo

Os governos português e argelino assinaram esta quarta-feira uma declaração conjunta em que prometem reforçar a cooperação policial, aprofundar os mecanismos de prevenção e combate à ao terrorismo.
Cimeiras

Cimeira entre Coreias para a desnuclearização

Os líderes das duas Coreias voltam a reunir-se, até quinta-feira, no Norte, numa tentativa de desbloquear o diálogo entre o regime de Kim Jong-un e os EUA para a desnuclearização da península.
Cimeiras

Cimeira UE-África marcada para dezembro

"Vamos organizar uma cimeira Europa-África em dezembro, esperamos o apoio de França. Queremos concentrar-nos sobre o desenvolvimento económico de África", declarou Sebastian Kurz.
Moçambique

Moçambique defende cooperação com China 

O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, classifica a cooperação entre Moçambique e China como uma relação sólida que ninguém vai derrubar.
Angola

Presidente angolano grato por ajuda chinesa

O Presidente angolano, João Lourenço, agradeceu ao homólogo chinês Xi Jinping a ajuda ao processo de reconstrução nacional em Angola, país que ainda sofre dos efeitos da guerra civil.
Guiné-Bissau

PR guineense expectante com financiamento chinês

O Presidente da Guiné-Bissau viajou para Pequim para participar na cimeira África-China, que vai decorrer a 3 e 4 de setembro, com a expectativa de financiamento chinês ao país no horizonte.
Cimeiras

China espera bons resultados de cimeira de Coreias

O Governo chinês deu hoje as boas-vindas à próxima cimeira entre as duas coreias, que se celebra em setembro, em Pyongyang, e disse esperar resultados positivos.
África

Angola acolhe mini-cimeira regional sobre África

Luanda acolhe na terça-feira uma mini-cimeira com os Presidentes de Angola, Congo, Gabão, Ruanda e Uganda para analisar a situação política na África Central e Austral.
Cimeiras

Coreias reúnem-se para prepararem nova cimeira

A delegação sul-coreana é liderada pelo ministro da Unificação, Cho Myoung-gyon, enquanto o presidente do Comité de Reunificação Pacífica, Ri Son-gwon, lidera a comitiva de Pyongyang.
Presidente Trump

Cimeira com Putin foi "ainda melhor" que a da ONU

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse que a sua reunião com o homólogo russo foi "ainda melhor" do que a cimeira da NATO e culpou os 'media' de darem uma ideia errada da reunião bilateral.
Cimeiras

Cimeira China-UE quer "proteger multilateralismo"

Pequim e Bruxelas deverão expressar o seu apoio a um sistema de comércio multilateral baseado em regras e confirmar o seu compromisso com a modernização da Organização Mundial do Comércio.
CPLP

Nova presidência pode ser "momento de viragem"

A próxima cimeira da CPLP vai acolher pelo menos seis novos membros observadores, o que, para o chefe da diplomacia cabo-verdiana, significa um momento de viragem para a consolidação da organização.
António Costa

NATO. Cimeira falhará se for "jogo de pingue-pong"

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu que a cimeira da NATO será um fracasso se for transformada "num jogo de pingue-pongue", desvalorizando as críticas de Trump aos seus aliados.
Migrações

Conte ameaça veto na cimeira da UE sobre migrações

"Esperamos atos. Esta cimeira será uma escolha e estou disposto a tirar da reunião todas as consequências", advertiu Conte à chegada a Bruxelas, onde decorrerá a cimeira da União Europeia.
Crise dos Refugiados

Conte ameaça vetar resolução para refugiados

À entrada do Conselho Europeu, o primeiro-ministro italiano disse que pode vetar uma resolução para a crise de refugiados se lea não corresponder às suas exigências e pondera "soluções unilaterais".
Crise dos Refugiados

Refugiados. Quem apoia e quem empurra Merkel? /premium

Pressionada pelo seu governo, que pode cair se Merkel não endurecer a sua política migratória, a chanceler arrisca o seu futuro político neste Conselho Europeu. O que defende cada país nesta crise?
União Europeia

UE inicia cimeira dividida sobre migrações

A discussão mais acesa, sobre os fluxos migratórios, será à noite. O presidente do Conselho Europeu pediu aos líderes europeus um acordo sobre a criação de plataformas de desembarque de migrantes.
Coreia do Norte

O que está nas entrelinhas do acordo Trump-Kim /premium

O acordo assinado entre os EUA e a Coreia do Norte tem apenas uma página e quatro pontos. O que quer dizer aquela linguagem vaga? O que vai ser mais fácil fazer? E mais difícil?
Coreia do Norte

Os países que vão estar atentos à cimeira de longe

Kim Jong-un e Donald Trump sentam-se à mesa pela primeira vez, mas terão muitos olhos atentos a controlar todos os seus movimentos. Da China a Israel, estes são os principais interessados.
Coreia do Norte

De fã da NBA a ditador: a vida improvável de Kim /premium

Kim Jong-un não foi feito para ser líder. Em criança era viciado na NBA, mas cresceu depressa, ganhou respeito e meteu medo. Agora, tem pela frente o seu maior desafio: enfrentar Donald Trump.
Cimeiras

Vai um hambúrguer "Trump-Kim"?

Em Singapura vários hotéis e restaurantes criaram menus especiais alusivos à cimeira histórica que reúne o presidente norte-americano Donald Trump e o líder da Coreia do Norte Kim Jong-un.
Coreia do Norte

Os 335 dias mais tensos entre EUA e Pyongyang /premium

Em 1968 o navio-espião USS Pueblo foi capturado pela Coreia do Norte sem dar resposta. Falámos com um tripulante, que foi torturado durante quase um ano. Hoje, o navio é atração turística em Pyongyang
Diplomacia

Líderes coreanos podem voltar a encontrar-se

Kim Jong Un e Moon Jae-in surpreenderam recentemente com um encontro público. Poderá haver mais cimeiras inesperadas, diz o segundo. Trump falou com o PM japonês e prepara cimeira.
Mundo

Associação alerta para aumento do lixo eletrónico 

O mundo deverá gerar 53,9 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos em 2025, caso continue o crescimento atual de 3% ao ano desse material.
África

Presidente do BAD vai à Cimeira da CPLP

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, vai em julho à Cimeira da CPLP para assinar o Compacto para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Coreia do Norte

Coreia do Sul e EUA insistem em cimeira histórica

Os presidentes Moon Jae-in e Donald Trump conversaram ao telefone, durante 25 minutos, para analisarem os últimos desenvolvimentos da Coreia do Norte em relação à cimeira prevista para 12 de junho.
Cimeiras

Cimeira entre Japão, Coreia do Sul e China é dia 9

Japão, Coreia do Sul e China reúnem-se no dia 9 de maio na primeira cimeira trilateral em mais de dois anos, encontro para uma cooperação para alcançar a desnuclearização do regime norte-coreano.
Cimeiras

Os "espiões" que estão a ajudar a preparar cimeira

Serviços de informações norte-americanos querem ouvir todos -- e não são muitos -- os que tiveram acesso ao universo mais restrito de Kim Jong-un. Encontro com Trump deve acontecer em breve.
Coreia do Norte

Coreias voltam a partilhar fuso horário

A Coreia da Norte vai adiantar os relógios e voltar a partilhar o mesmo fuso horário com os vizinhos do Sul, num gesto de reconciliação após a cimeira intercoreana.
Mundo

Cimeira das Américas começa sem Trump e Maduro

A VIII Cimeira das Américas começa esta sexta-feira em Lima, evento em que os líderes dos países do continente americano vão tentar, entre outros temas, definir uma agenda para combater a corrupção.
CPLP

Sete chefes de Estado na cimeira da CPLP

Marcelo Rebelo de Sousa, João Lourenço, Michel Temer e Filipe Nyusi estão entre os chefes de estado confirmados na cimeira da CPLP, que vai decorrer em julho na ilha do Sal, Cabo Verde.
CPLP

Cimeira da CPLP marcada para 17 e 18 de julho

A XII Cimeira da CPLP vai acontecer durante os dias 17 e 18 de julho na ilha do Sal, em Cabo Verde. A data coincide com o aniversário da CPLP, que assinala 22 de existência no dia 17.
Brasil

Cimeira luso-brasileira adiada a pedido do Brasil

A cimeira luso-brasileira, que estava marcada para 2 de fevereiro, foi adiada a pedido do Brasil. Michel Temer quer ficar no país para garantir a aprovação da reforma do sistema de pensões.
Alterações Climáticas

Cimeira em Paris. Líderes mundiais reúnem hoje

Na cimeira vão estar mais de 2.000 "atores chave", desde os chefes de governo de Espanha, ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ao multimilionário Bill Gates.
G20

G20. Polícia procura suspeitos por distúrbios

A polícia alemã lançou uma operação de busca a 24 casas e edifícios para encontrar os responsáveis pelos distúrbios durante a cimeira do G20, em julho. Mais de 60 processos já foram instaurados.
Conflito na Síria

Síria. Turquia, Rússia e Irão reúnem-se em cimeira

Presidentes da Turquia, Rússia e Irão vão discutir, numa cimeira sobre a Síria, os desenvolvimentos naquela região. Os três países têm forças envolvidas no conflito.
Nações Unidas

Guterres quer que rohingyas voltem à Birmânia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou a líder de facto da Birmânia, Aung San Suu Kyi, a permitir o regresso ao país de centenas de milhares de rohingyas que fugiram do país.
Presidente Trump

A canção que Duterte cantou para Trump

"Tu és a luz no meu mundo, uma metade deste meu coração" - assim cantou o Presidente das Filipinas a pedido de Donald Trump durante um jantar da cimeira da Associação de Nações do Sudeste Asiático.
CPLP

Governantes da CPLP debatem propostas para 10 anos

Governantes dos nove Estados-membros da CPLP reúnem-se esta quinta-feira em Brasília para debater o futuro da organização, que terá como tema "Agenda 2030: Avanços e Desafios".
Diplomacia

G20: Caricatura de uma cimeira

A qualidade dos dirigentes mundiais apenas faz aumentar o pessimismo quanto ao futuro. Trump é um perigo para a segurança mundial, mas também não se espere que Putin venha salvar a Europa e o mundo.
G20

Manifestantes fazem Melania Trump "refém"

As manifestações durante a cimeira do G20 têm-se intensificado ao longo desta sexta-feira. De tal forma que Melania Trump foi aconselhada a não sair na residência onde estava hospedada, em Hamburgo.
Catarina Martins

Faltou debate sobre Almaraz na Cimeira Ibérica

Catarina Martins lamentou que na Cimeira Ibérica não tenha havido "um debate sério" sobre Almaraz e instou o governo português a exigir a Espanha o encerramento daquela central nuclear.
Cimeiras

Costa. Fronteira com Espanha é "ponto de união"

O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou as relações "muito fortes e integradas" entre Portugal e Espanha, sustentando que a fronteira deve ser um "ponto de união" e não uma "linha de separação".
Cimeiras

Portugal e Espanha reforçam cooperação militar

Os ministros da Defesa de Portugal e Espanha decidiram reforçar a cooperação na área militar, numa declaração conjunta que vai ser assinada terça-feira no âmbito da 29.ª cimeira ibérica.
Cimeiras

Rajoy. Cimeira ibérica é "magnífica oportunidade"

O presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, definiu a cimeira ibérica que arranca esta segunda-feira como uma "magnífica oportunidade" para potenciar relações já de si "excelentes".
Cimeiras

Governo centrado na cooperação transfronteiriça

O primeiro-ministro, António Costa, manifestou a propósito do arranque da cimeira ibérica, a intenção de afirmar as regiões de fronteira como novas centralidades de um grande mercado ibérico.
G7

Primeira cisão no G7 sobre aquecimento global

As preocupações com a redução da emissão de gases nocivos são uma constante nas declarações final do G7. Este ano, Donald Trump não se quis comprometer. Debate foi "muito insatisfatório", diz Merkel.
NATO

Nato. Autarca de Bruxelas quer população em casa

O responsável municipal do distrito bruxelense de Schaerbeek pediu aos seus habitantes para "permanecerem tranquilamente" em casa durante a cimeira dos líderes da NATO.
Guiné-Bissau

Presidente Guiné-Bissau na cimeira arabo-islâmica

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, viajou hoje para Arábia Saudita onde vai participar na cimeira de países árabes e islâmicos, no domingo.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Cimeira ibérica realiza-se a 29 e 30 de maio

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, anunciou no parlamento que a cimeira luso-espanhola se realizará nos dias 29 e 30 de maio.
Cimeiras

Parlamentos português e espanhol acordam cimeira

A presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, Ana Pastor, anunciou a realização de uma cimeira dos parlamentos dos dois países na próxima primavera.
Diplomacia

Portugal e Cabo Verde estreitaram relações

Os governos de Portugal e Cabo Verde estiveram reunidos na cidade da Praia, naquele país africano, estreitando a "amizade fraterna" numa cimeira bilateral onde foram formalizados acordos.
Cimeiras

Sul da Europa discute migrações, terrorismo e euro

As migrações, o combate ao terrorismo e o futuro do euro serão temas em debate na cimeira de países do sul da Europa, que decorre em Lisboa no dia 28.
Cimeiras

Cimeira ibérica procura "fronteira permeável"

A cimeira entre Portugal e Espanha, que se realiza em maio, pretende reforçar a cooperação transfronteiriça, para que a fronteira entre os dois países "seja o mais permeável possível".
Cimeiras

Primeiro-ministro são-tomense participa na cimeira

O primeiro-ministro são-tomense Patrice Trovoada viajou para o Mali para participar na cimeira África-França, que decorre até sábado na capital, Bamaco e destacou, à partida, o simbolismo do evento.
Clima

Países dizem que Acordo de Paris "é irreversível"

A China, a Índia, o Brasil e a África do Sul afirmaram durante a Cimeira do Clima em Marraquexe, Marrocos, que o Acordo de Paris "é irreversível" e que "não pode haver tentativas de renegociá-lo".
Cimeiras

Costa: há novo patamar de relações com o Brasil

O primeiro-ministro, António Costa, considerou que Portugal e o Brasil estão "num novo patamar de relacionamento".
CPLP

Cabo Verde acolhe XII cimeira da CPLP

Cabo Verde vai assumir a próxima presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em 2018 e acolhe a XII conferência de chefes de Estado e de Governo.
CPLP

CPLP. Quatro países admitidos como observadores

As candidaturas da Hungria, República Checa, Eslováquia e Uruguai foram aceites, por aclamação, como observadores associados da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).
CPLP

Marcelo e Costa defendem mobilidade na CPLP

Marcelo Rebelo Sousa e António Costa defenderam, esta segunda-feira, em Brasília, a mobilidade dos cidadãos lusófonos no espaço da CPLP. É de "concretização difícil, mas fazível”.
António Guterres

Guterres acredita em nova aliança pela tolerância

António Guterres, considerou que o espaço latino-americano pode ser "o centro de uma nova aliança" pelos direitos humanos e pela "tolerância na vivência da multiculturalidade".
António Costa

"Portugal e Espanha não têm populismo xenófobo"

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu que Espanha e Portugal são "os únicos dois países da União Europeia onde o populismo xenófobo não encontrou qualquer tipo de expressão", citando António Guterres.
Cimeiras

Marcelo convida líderes a visitarem Fátima

200
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou os chefes de Estado e de Governo ibero-americanos a visitarem Fátima por ocasião das comemorações do centenário dos acontecimentos de 1917 na Cova da Iria.
Cimeiras

Cimeira luso-cabo-verdiana adiada para janeiro

A quarta cimeira luso-cabo-verdiana foi adiada para janeiro por motivos relacionados com a agenda de reuniões do primeiro-ministro António Costa na União Europeia.
Cimeiras

Líderes europeus iniciam cimeira

Os chefes de Estado e de Governo da UE iniciaram em Bruxelas uma cimeira cuja agenda é dominada pelas questões da imigração, comércio e relações com a Rússia
União Europeia

Costa em Atenas para cimeira de líderes do Sul

272
"Assumimos agora com orgulho que fazemos parte da mesma região no quadro da União Europeia", afirmou António Costa antes da primeira cimeira dos países do sul da União Europeia.
União Europeia

Líderes da UE discutem Brexit e refugiados

Entre quinta e sexta-feira os chefes de Estado da União Europeia reúnem-se em Bruxelas para discutir a permanência do Reino Unido na UE e a crise dos refugiados.
Conselho Europeu

Tusk diz que há exigências britânicas inaceitáveis

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, classificou como "inaceitáveis" algumas propostas do primeiro-ministro britânico no âmbito do referendo sobre a permanência do país na União Europeia, mas sublinhou haver "boa vontade" no diálogo com David Cameron.
União Europeia

UE debate prolongamento de sanções contra Rússia

Os líderes da União Europeia vão debater o prolongamento por mais seis meses das sanções económicas contra a Rússia no Conselho Europeu de quinta e sexta-feira.
Coreia do Norte

Coreias retomam diálogo

Representantes de alto nível da Coreia do Sul e da Coreia do Norte retomaram hoje reunião iniciada na véspera para procurar formas de melhorar as suas relações bilaterais e recuperar projetos comuns.
Cimeira do Clima 2015

Nova vaga de poluição fecha escolas em Pequim

Pequim voltou hoje a acordar sob uma espessa nuvem de poluição, fazendo prever nova semana com "péssima" qualidade do ar na capital chinesa, que teve apenas cinco dias com sol no mês passado.
Cimeira do Clima 2015

Mundo caminha para "catástrofe climática"

O mundo caminha para uma "catástrofe climática", alertou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao abrir a semana da cimeira sobre o clima que tenta até sexta-feira um acordo mundial.
Angola

Xi Jinping puxa pelas relações China-Angola

O Presidente chinês pediu a José Eduardo dos Santos uma maior dinâmica na cooperação entre a China e Angola. O encontro decorreu em Joanesburgo, antes da cimeira do Fórum de Cooperação China-África.
Alterações Climáticas

100 milhões para a Colômbia proteger a Amazónia

A Colômbia vai receber 100 milhões de dólares da Noruega, Alemanha e Reino Unido para combater a desflorestação no leste da Amazónia.
Cimeira do Clima 2015

Um minuto de silêncio pelas vítimas dos atentados

A abertura da Conferência Mundial do Clima em Paris ficou marcada por um minuto de silêncio em memória das vítimas dos atentados de 13 de novembro na capital francesa.
Crise dos Refugiados

União Europeia dá três mil milhões à Turquia

O presidente Juncker disse que foi aberto "um novo capítulo" na relação com Ancara, "baseado na confiança mútua". Mas alertou que a UE não pode "subcontratar" o controlo das fronteiras externas.
Conselho Europeu

Costa participa no seu primeiro Conselho Europeu

Três dias após ter tomado posse, António Costa vai a Bruxelas para participar numa reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia com a Turquia sobre migrações.
Malásia

Malásia reforça segurança na cimeira da ASEAN

As medidas de segurança na cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático foram reforçadas por possível "ameaça terrorista iminente":
Mundo

Confrontos entre polícia filipina e manifestantes

A polícia antimotim filipina disparou esta quinta-feira canhões de água sobre centenas de manifestantes em Manila, onde decorre a cimeira do Fórum de Cooperação Económica da Ásia e Pacífico.
Terrorismo

Combate ao terrorismo domina cimeira do G20

Antalya, na Turquia, é o centro das decisões no combate ao terrorismo, na sequência dos atentados perpetrados sexta-feira em Paris.
Crise dos Refugiados

CE reúne líderes para discutir situação nos Balcãs

Comissão Europeia vai juntar os chefes de Governo para discutir situação de emergência nos Balcãs provocada pela crise dos refugiados. Objetivo é acordar novas medidas imediatas.
União Europeia

Cameron explica referendo britânico em novembro

O primeiro-ministro britânico vai enviar no início de novembro documentação relativa ao referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE, anunciou hoje o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.
Nações Unidas

Putin admite ataques aéreos na Síria

O presidente russo esteve reunido com Barack Obama durante 95 minutos, mais tempo do que o previsto. No fim, o presidente americano não fez declarações.
Washington

Presidente chinês reúne-se com Obama em Washington

O Presidente chinês e Obama reúnem em Washington para conversações que poderão ser difíceis, depois de Xi Jinping mostrar pouca margem para cedências em questões como pirataria informática.
Cimeiras

Mercosul discute crise política na Venezuela

Os chefes de Estado do Mercosul reúnem-se hoje em Brasília para a 48.ª cimeira da organização, que tem na agenda a situação social e política na Venezuela.
Terrorismo

EUA: possíveis ataques na cimeira do Quénia

A Cimeira Mundial sobre Empreendedorismo, realizada no final de julho no Quénia e na qual está prevista a participação de Barack Obama, pode ser um "alvo" de terroristas.
Diplomacia

Nuclear iraniano: negociações terminaram

O anúncio do resultado da negociação entre Teerão e as potências mundiais sobre o programa nuclear iraniano foi adiado para hoje, informaram fontes diplomáticas em Viena.
Futuro da Grécia

Bruxelas acolhe Eurogrupo decisivo para Atenas

Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se, este sábado, num encontro decisivo sobre a Grécia, já que, em função das conversações, será decidido ou um terceiro "resgate" ou a saída da zona euro.
Mundo

África Oriental reúne-se em cimeira sobre Burundi

Os líderes dos países da Comunidade da África Oriental (EAC) reúnem-se em cimeira na capital da Tanzânia, Dar es Salaam, para tentar, mais uma vez, resolver a violenta crise política no Burundi.
Diplomacia

Cimeira UE/China com economia na agenda

É a primeira vez que as autoridades chinesas se reúnem com a nova cúpula da União Europeia, que é o maior parceiro comercial da China já há 11 anos consecutivos.
Defesa

NATO quer aumentar cooperação com bloco europeu

Jens Stoltenberg, o secretário-geral da NATO, quer discutir com os líderes da União Europeia o aumento da cooperação entre as duas organizações.
Plano Juncker

Líderes europeus dão luz verde a Plano Juncker

Os líderes da União Europeia deram, em Bruxelas, o aval ao Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, conhecido como Plano Juncker, que pretende estimular a economia europeia.
Governo

Portugal e Espanha querem 2ª fase de reformas 

Os chefes de Governo de Portugal e Espanha defenderam uma "segunda fase de reformas" no âmbito da União Económica e Monetária para "lidar com a herança acumulada da crise, sobretudo ao nível do desemprego e da dívida".
Moçambique

Ameaças da Renamo sob "atenção máxima"

O ministro dos Negócios Estrangeiros moçambicano, Oldemiro Balói, disse hoje que as organizações internacionais de que Moçambique faz parte estão a acompanhar com "atenção máxima" a situação do país, quando a Renamo ameaça tomar governos provinciais pela força.
G7

G7 defende "diminuição importante" de emissões

Os países do G7 defendem uma "diminuição importante" das emissões mundiais de gases com efeito de estufa e uma descarbonização da economia durante este século.
Alterações Climáticas

G7: Hollande satisfeito com projeto de comunicado

O Presidente francês está satisfeito com o projeto de comunicado sobre o clima da cimeira do G7, que deve fixar os objetivos do fórum para a conferência da ONU, agendada para dezembro, em Paris.
Relações Internacionais

Obama e Merkel aliados no G7

Presidente norte-americano, Barack Obama, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, apresentaram-se como amigos e aliados, apesar das "diferenças de opinião".
Manifestações

20.000 manifestam-se em Munique contra o G7

Cerca de 23.000 manifestaram-se em Munique em protesto contra a cimeira do G7, que decorrerá no dia 7 e no dia 8 de junho naquela cidade do sul da Alemanha.
Naufrágios

Juncker: UE foi "insuficiente" nos naufrágios 

Jean-Claude Juncker, o presidente da Comissão Europeia, lamentou que a resposta do Conselho Europeu aos naufrágios no Mediterrâneo foi "imediata mais insuficiente".
Conselho Europeu

O plano europeu contra a crise no Mediterrâneo

Os líderes da União Europeia, reunidos em Bruxelas, comprometeram-se a triplicar o orçamento da agência Frontex para operações de patrulhamento e salvamento no Mediterrâneo.
Imigrantes Ilegais

Imigração ilegal: Tusk descarta solução imediata

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, apelou a uma maior solidariedade entre os Estados-membros para lidar com a situação dramática dos imigrantes ilegais no Mediterrâneo.
União Europeia

Líderes da UE discutem medidas para o Mediterrâneo

Os líderes da União Europeia reúnem-se hoje, em Bruxelas, numa cimeira extraordinária que tem como objetivo "prevenir que mais pessoas morram no mar" Mediterrâneo.
A página está a demorar muito tempo.