A menos de 100 dias para o início da Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco falou aos jovens peregrinos que o esperarão em Lisboa no início de agosto. Numa curta mensagem em vídeo, o líder da Igreja Católica referiu que a participação no evento “é uma coisa linda” e apelou a que os jovens que irão rumar a Portugal não percam o norte do seu “sonho”.

“Imagino as coisas que têm na cabeça: como fazer, como pedir licença do trabalho, dos estudos, como arranjar dinheiro para a viagem. Tantas preocupações… mas olhando sempre para esse horizonte, este sonho. É entusiasmante”, disse.

Na sua mensagem, o Papa reiterou a importância de um momento como a JMJ e garantiu que a experiência não será esquecida pelos que nela participam. “Cresce-se muito numa Jornada como esta. Não nos damos conta, mas as coisas ficam dentro de nós, os valores ficam, as relações construídas com os jovens de outros países, os encontros…”. Enaltecendo o impacto de um evento direcionado à juventude, Francisco sublinhou ainda o potencial das novas gerações no seio do catolicismo: “a Igreja tem a força dos jovens”.

O líder da Igreja Católica ainda teve tempo para partilhar “um segredo” com os jovens: o da importância do contacto com as gerações mais velhas. “Olhem para as vossas raízes, procurem estar com os idosos”, apelou o Papa, que enalteceu o valor da sabedoria dos mais velhos.

“Visitem os avós e perguntem-lhes: ‘No vosso tempo havia Jornada Mundial da Juventude?’ De certeza que não. ‘E o que é que acham que eu devo fazer?’ Falem um pouco com os avós, porque eles dão-vos sabedoria”. Tudo, sublinhou, sem perder de vista o destino. “Espero-vos em Lisboa”, concluiu Francisco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR