As autoridades policiais detiveram um homem suspeito da coautoria de um homicídio na forma tentada, com arma de fogo, ocorrido durante um ajuste de contas, a 8 de janeiro, em Lagos (Faro), anunciou esta terça-feira a Polícia Judiciária (PJ).

O detido, de 41 anos, também acusado de detenção de arma proibida, é suspeito de estar envolvido em disparos efetuados contra duas pessoas, e que atingiram uma delas, no decurso de um encontro para compra de droga, num local isolado do concelho algarvio, precisou a PJ num comunicado.

A PJ indicou que este o crime foi cometido “em coautoria material juntamente com outro indivíduo”, que foi “já detido a 29 de março”.

A detenção esta terça-feira anunciada foi feita ao abrigo de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público de Lagos, tendo estado na sua origem “um ajuste de contas”, justificou a PJ.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Após combinação prévia de lugar e hora, as vítimas, com o objetivo de adquirirem produto estupefaciente, deslocaram-se a um local ermo na zona de Lagos”, indicou a PJ.

Quando já estava no local, “um dos detidos, munido de uma caçadeira, efetuou um disparo para o interior da viatura onde aqueles circulavam, atingindo um deles no tronco, braço e face, não lhe causando a morte por mero acaso”, acrescentou a PJ.

A vítima atingida ficou com ferimentos graves, mas pôde “sair rapidamente do local ao volante da viatura” e chegar a uma unidade hospitalar para ser assistido, acrescentou a Judiciária.

O detido é barman de profissão e vai ser presente a um tribunal de instrução para ser submetido ao primeiro interrogatório judicial e lhe serem aplicadas as eventuais medidas de coação.