Dezenas de católicos na Venezuela assinalaram este sábado o 106.° aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, apresentando cópia da imagem da Virgem e aprovando o projeto de construção local de uma réplica da capelinha das aparições, em Caracas.
“Demos as boas-vindas a uma réplica da Virgem de Fátima, trazida diretamente de Portugal, que veio para ficar connosco, como início do projeto de construção da primeira réplica da Capelinha (das Aparições) de Fátima na Venezuela”, disse fonte da organização à agência Lusa.
Sgundo Andrea Acevedo Vargas, a imagem, de 1,15 metros, foi doada por uma pessoa que esteve em Portugal e a encomendou numa loja especializada perto do Santuário de Fátima.
Sobre o projeto de construção local da capelinha, explicou que será construído pela ABC Prodein, uma associação benéfico-cristã que promove o desenvolvimento íntegro das comunidades, fundada em 1968 pelo padre Rodrigo Molina, no Peru.
A ABC Prodein tem sede principal na Espanha e presença em 11 países. Desde 1983 está também na Venezuela, onde lançou a Moda Jacinta, peças de vestuário inspiradas na pastorinha de Fátima, Jacinta Marto.
Na cerimónia, em que participaram vários luso-descendentes, três crianças vestiram-se como pastorinhos, acompanhadas por meninas do coro Vicariato da Santíssima Trindade.