Recebeu propostas tentadoras de Itália, teve convites que o fizeram pensar de Espanha, continuava a manter a decisão no segredo dos deuses. O futuro de Alejandro Grimaldo era uma incógnita, mesmo sendo percetível que uma continuidade na Luz era improvável. Ainda assim, tendo consciência dos valores altos em causa, os responsáveis do Benfica tinham uma secreta esperança de convencerem o espanhol a ficar no clube. Pelo projeto desportivo, pelas condições financeiras melhoradas (e possíveis), pela estabilidade familiar. No entanto, tudo acabou por esfumar-se e com um final improvável: já assinou pelo Bayer Leverkusen.

Depois das informações não confirmadas de que teria estado na Alemanha para realizar os habituais exames médicos, o próprio clube confirmou na manhã desta segunda-feira a contratação do jogador formado nas escolas do Barcelona – algo que foi também surpreendente, tendo em conta que a ideia seria fazer anúncios apenas no final da temporada e com a questão do título resolvida. Segundo a imprensa germânica, Grimaldo vai receber cinco milhões de euros por temporada num contrato até 2027 (um aumento face à oferta que tinha sido feita inicialmente), não sendo conhecido o valor do prémio de assinatura para o jogador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É um desafio excitante. Joguei num clube europeu de topo durante sete anos mas estou entusiasmado para mostrar as minhas mais-valias na Bundesliga. Para mim, é uma das melhores ligas na Europa e é única em termos de ambiente e atmosfera nos estádios. Estou muito orgulhoso que um clube da Bundesliga como o Bayer me queira. Estou certo que iremos passar um ótimo tempo juntos”, comentou o jogador espanhol de 27 anos nas primeiras declarações prestadas aos meios do clube de Leverkusen, que luta com o Wolfsburgo pelo sexto lugar da Bundesliga a duas jornadas do fim tendo ainda a hipótese de chegar à Champions em caso de vitória na Liga Europa (perdeu na primeira mão das meias com a Roma por 1-0).

Em final de contrato, Grimaldo teve abordagens de clubes italianos, nomeadamente da Juventus, mas esse interesse acabou por desvanecer-se com o tempo também pelos casos que foram atingindo os bianconeri e que levaram a que a equipa perdesse 15 pontos, numa decisão entretanto revertida. Mais tarde, também alguns conjuntos espanhóis abordaram o representante do jogador como a Real Sociedad, apresentando a possibilidade de jogar a fase de grupos da Liga do Campeões (tem cinco pontos de avanço no quarto lugar em relação ao Villarreal). O lateral não se comprometera com ninguém apesar desses avanços, o que fez também com que o Benfica fosse tendo essa pequena esperança de poder ainda renovar com o jogador.

“É uma decisão difícil porque o Benfica é o clube da minha vida. Passei aqui todos os anos da minha carreira, os bons e os maus momentos foram passados aqui. Tens de pensar no importante e isso é ganhar o Campeonato. Se eu disser se fico ou não, se tomo uma decisão, no fim não é tão importante como o Benfica ganhar o campeonato”, tinha comentado Grimaldo aos meios do clube numa entrevista a propósito dos 300 jogos com a camisola dos encarnados onde abordou também os sete anos em que representou o clube.

“Quando cheguei cá, há sete anos e meio, não imaginava que ia atingir os 300 jogos, mas agora, no último jogo com o Sp. Braga, atingi esse número. É um orgulho muito grande. Estar cá há tanto tempo e poder jogar tantos jogos num clube de altíssimo nível como o Benfica é um grande orgulho para mim. Jogar numa equipa como o Benfica é difícil. É um clube de altíssimo nível, tens de estar sempre num nível muito alto para jogar todas as semanas. Com muito trabalho e sacrifício, consegui jogar sempre muitos jogos em cada época, sempre a um alto nível. Poder chegar a este número é um orgulho enorme porque não é fácil, por trás de tudo está muito trabalho e sacrifício para a cada época poder jogar 40 ou 50 jogos num nível de exigência muito alto. Agora é continuar para atingir o nosso objetivo que é o Campeonato”, destacou.

Oficial: Grimaldo no Benfica por 1,5 milhões

“Falo sempre do primeiro Campeonato [2015/16]. Do jogo na Luz, de ganhar o Campeonato, ir depois para o Marquês de Pombal. Foi algo que foi muito especial. Não imaginava o que ia acontecer, foi algo que me vai ficar sempre na cabeça, foi especial. Estou muito feliz por todos estes anos, por jogar neste clube. De poder dar tudo no clube, dos bons e maus momentos. Não é fácil sair dos momentos em que não consegues os objetivos, mas também é uma aprendizagem para todos e isso e ajuda-nos depois a conseguir os objetivos no ano seguinte. Aprendi a jogar numa equipa em que tens de ganhar sempre. Em que tens de trabalhar para conseguir os objetivos em cada época”, acrescentou o internacional Sub-21 espanhol que na Luz ganhou oito títulos (três Campeonatos, três Supertaças, um Taça de Portugal e uma Taça da Liga).

Com 293 jogos pelo Benfica, os números de Grimaldo só ficam atrás dos de Luisão e Maxi Pereira