Cerca de três meses depois de ter anunciado que, em Abril de 2024, iria pôr fim à produção do seu icónico W12 – uma pérola de engenharia de que foram produzidas mais de 100.000 unidades desde 2003 –, a Bentley faz as delícias dos amantes dos motores de combustão interna “nobres” ao anunciar que irá produzir uma série limitada a 120 unidades com esta mecânica, disponível nos Bentayga, Flying Spur, Continental GT e Continental GTC.

A chamada Speed Edition 12 vai partir das versões Speed destes quatro modelos, o que significa até 659 cv de potência às 5000-6000 rpm e um pico de binário de 900 Nm às 1500 rpm, que se mantém constante até às 5000 rpm.

11 fotos

Estes argumentos são complementados por um conjunto de detalhes que visam incrementar a atracção desta série especial junto de coleccionadores. Daí que, entre os pormenores distintivos, se encontrem o emblema e o bordado “Edition 12”, bem como a placa numerada na protecção do motor. Exteriormente, as diferenças incluem ainda o equipamento de iluminação com especificação Blackline, jantes de liga leve de 22″ pintadas de preto, pinças de travão prateadas e, opcionalmente, uma nova cor para a carroçaria. Trata-se de um cinzento-esverdeado claro que, consoante a incidência da luz, exibe um efeito acobreado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

5 fotos

Por dentro, e porque o conforto é um luxo, a atenção dos artesãos da Bentley vai concentrar-se sobretudo nos bancos que, além de inscreverem a bordado o nome desta série limitada, exibem costuras contrastantes com degradé de cores e frisos prateados Mulliner. Mas o que mais poderá agradar ao “pendura”, porque está mesmo à sua frente, é potencialmente o painel com a sequência de ignição do motor gravada ao lado de um badge “Speed Edition 12”. E, talvez para refrescar a memória dos mais esquecidos, a saídas de ventilação também aludem ao W12 que, recorde-se, demora 6,5 horas a ser montado à mão. Para lembrar este feito, cada comprador de um Speed Edition 12 leva também para casa uma miniatura do W12 à escala de 15%, como pode ver abaixo.

2 fotos