A Candela não é o fabricante sueco de barcos de recreio mais popular, o que não retira valor aos seus produtos, até no capítulo tecnológico. Para começar, este estaleiro está particularmente à-vontade com os hydrofoils, em que trabalha há alguns anos, o que permite às embarcações aumentar a velocidade enquanto incrementam a autonomia e o conforto, sendo esta uma opção que funciona melhor em águas calmas do que extremamente agitadas.

aqui falámos da Candela, quando o fabricante exibia o C-7 e preparava o C-8. Agora voltamos ao tema porque o mais recente modelo da casa já está funcional e prestes a iniciar as entregas a clientes, agendadas para meados de 2024. O C-8 Polestar Edition é o primeiro casco a ser concebido em colaboração com o construtor de automóveis que pertence à Volvo, para beneficiar da componente eléctrica do especialista nas quatro rodas.

O mais recente barco da Candela tem instalado na zona inferior do casco um pack de baterias similar ao utilizado pelo Polestar 2 Standard Range, com 69 kWh de capacidade total, recarregável a 135 kW em DC, ou a 11 kW. Isto significa que, tal como acontece no automóvel eléctrico, também o C-8 necessitará apenas de 34 minutos para recarregar a bateria de 0% a 80%.

3 fotos

O Candela C-8 Polestar Edition anuncia uma velocidade de cruzeiro de 22 nós, cerca de 40 km/h, e uma autonomia de 57 milhas náuticas, aproximadamente 103 km. A energia armazenada no acumulador vai alimentar o motor de 75 kW (102 cv), que transmite a potência ao hélice através de um sistema complexo, denominado Cancela C-POD. O C-8 usufrui ainda de três hydrofoils que elevam o casco acima da água, cujos ângulos de incidência são controlados por computador para maximizar a eficiência.

A Candela afirma que, com os foils, o C-8 reduz o consumo em 80% face a uma embarcação similar com um casco convencional. O fabricante avança ainda que o modelo, nesta Polestar Edition, será comercializado a partir de Junho de 2024 por cerca de 400.000€.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR