A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) vai receber entre terça e quarta-feira a conferência “Apocalyptic and Violence in the Name of God”, que vai reunir em Lisboa alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia, como John J. Collins ou Catherine Keller.

O colóquio apresenta-se como uma oportunidade para “discutir como é que as expectativas apocalípticas podem ser usadas para justificar atos de violência, nomeadamente terrorismo”, explicou ao Observador Ana T. Valdez, que organiza a conferência juntamente com Telma Amorim, ambas da FLUL.

Um dos objetivos do encontro é criar “um think tank sobre religião e violência”, que reúna anualmente em Lisboa especialistas em religião, ciência política, inteligência e forças armadas, aproveitando a localização estratégica de Portugal, “uma plataforma giratória que permite a entrada na Europa, América e África”, destacou Ana T. Valdez, que foi responsável, juntamente com Arnaldo do Espírito Santo, pela identificação do manuscrito original da Clavis Prophetarum, de Padre António Vieira, que foi dado como desaparecido durante mais de três séculos.

Este think tank, cujos contornos serão discutidos esta semana à margem da conferência, servirá para pensar sobre “como a religião e segurança estão ligados, especialmente nesta época em que tivemos vários ataques terroristas que foram justificados ao abrigo das questões religiosas”.

O colóquio, que acontece graças ao apoio do American Corners, dos centros de História e Estudos Clássicos da FLUL e do Centre for the Critical Study of Apocalyptic and Millenarian Movements (CenSAMM), entre outros organismos, começa esta terça-feira, pelas 9h, e termina esta quarta-feira, pelas 13h. Todas as sessões decorrem no Anfiteatro IV da FLUL. O programa completo pode ser consultado aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR