A Michelin suspendeu a sua actividade industrial na Rússia a 15 de Março de 2022, no seguimento da invasão da Ucrânia, mas só agora anunciou estarem finalizadas as negociações para a venda, por um valor não anunciado, da Michelin Russia Tyre Manufacturing Company e da Camso CIS à Power International Tires, o seu antigo distribuidor de pneus na região.

O acordo firmado permitirá salvar o emprego a 250 funcionários da fábrica de Davydovo, que nos melhores tempos empregava 750 pessoas e produzia 2 milhões de pneus por ano, destinados a abastecer o mercado russo e alguns países no norte da Europa. A Michelin confirma que não foi possível assegurar que a nova empresa se conseguiria manter autónoma, o que levou a Power International Tires a não reter a totalidade da força de trabalho, tendo o fabricante francês negociado as rescisões com quem pretendeu abandonar a agora companhia russa.

A Michelin entrou no mercado russo em 1997, tendo inaugurado a sua produção local em 2004, com o arranque da primeira fábrica de pneus no país. Ainda assim, a operação russa representava somente 1% da produção total de pneus da Michelin e cerca de 2% do seu volume global de vendas.

Este anúncio teve lugar poucos dias depois do Grupo Volkswagen ter igualmente revelado a venda de todas as acções da sua subsidiária russa, incluindo a fábrica em Kaluga. O comprador foi a Avilon, uma empresa localizada em Moscovo responsável pela rede de concessionários local, que alegadamente terá pagado à Volkswagen cerca de 125 milhões de euros.

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