A economia portuguesa cresceu no primeiro trimestre. O INE confirmou os indicadores iniciais. Face ao quarto trimestre o crescimento (em cadeia) foi de 1,6% e face ao primeiro trimestre do ano passado (homólogo) a subida foi de 2,5%.

As exportações puxaram por este indicador, de acordo com o INE.

O crescimento de 2,5% em termos homólogos representa uma desaceleração face aos 3,2% de crescimento homólogo no trimestre anterior.

De acordo com o comunicado do INE, “a procura interna registou um contributo nulo para a variação homóloga do PIB no primeiro trimestre, após um contributo de 2,3 pontos percentuais no trimestre anterior”. E isto porque o “consumo privado desacelerou e o Investimento diminuiu”. Mas houve uma “aceleração das Exportações de Bens e Serviços em volume, enquanto as Importações de Bens e Serviços abrandaram, traduzindo-se num aumento do contributo da procura externa líquida para 2,6 pontos percentuais (0,9 p.p. no 4º trimestre)”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na procura interna, o consumo privado desacelerou, registando uma variação homóloga de 1,8% no primeiro trimestre (2,8% no trimestre anterior); o consumo público registou um ligeiro crescimento de 0,2%, taxa inferior em 1,2 pontos à do trimestre anterior. E o Investimento diminuiu 6,1% em termos homólogos, após um aumento de 1,0% no 4º trimestre.

O INE justifica que a evolução do investimento, “em grande medida, pelo comportamento da Variação de Existências, que registou um contributo para a variação homóloga do PIB de -1,2 p.p. (-0,2 p.p. no 4º trimestre), num contexto em que se verificou uma aceleração das exportações de bens e serviços e um abrandamento das importações de bens e serviços. Por sua vez, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registou uma ligeira redução de 0,1% (crescimento homólogo de 2,1% no quarto trimestre)”. Esta redução nos FBCF tem expressão na construção, cuja diminuição foi em termos homólogos de 6,5%.

Em termos nominais, o saldo externo foi positivo no primeiro trimestre (1,6% do PIB), o que, segundo o INE, “não se verificava desde o quarto trimestre de 2019, refletindo o efeito conjugado de ganho de termos de troca e o comportamento positivo em volume”. As exportações subiram 10,9% no primeiro trimestre em termos homólogos. As importações subiram menos, 4,9%.

Economia portuguesa cresceu 1,6% no 1.º trimestre em cadeia e 2,5% em termos homólogos

Na evolução em cadeia, o crescimento de 1,6% do PIB resultou do contributo da procura externa líquida, que se situou em 2,5 pontos percentuais no primeiro trimestre (-0,2 pontos no trimestre anterior), enquanto o contributo da procura interna passou a negativo (-0,8 pontos), após ter sido positivo no quarto trimestre (+0,6 pontos). Já o investimento total diminuiu 5,5% (taxa em cadeia de 4,0% no trimestre anterior), verificando-se um contributo de -0,9 pontos da Variação de Existências para a taxa de variação em cadeia do PIB e uma diminuição de 0,8% da FBCF total.

Fonte: INE