A Toyota Motor Corporation e a Daimler Truck assinaram, a 30 de Maio, um memorando de entendimento que visa fundir a Hino Motors, da primeira, com a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, da segunda, numa entidade única destinada à concepção e produção de veículos comerciais ligeiros e pesados, de camiões a autocarros.

O acordo definitivo entre os grupos japonês e alemão será firmado durante o primeiro trimestre de 2024, para estar operacional até final desse ano. Tudo o resto, incluindo a denominação da nova empresa, será revelado durante os próximos 18 meses. Sabe-se, contudo, que a nova empresa será cotada na bolsa de Tóquio e que ambos os grupos investirão em partes iguais, de acordo com a Reuters.

Os sistemas de vendas da Hino e da Fuso permanecerão separados, com a nova joint-venture a concentrar-se no que denomina tecnologias CASE, de Connected-Autonomous-Shared-Electric. O CEO da Toyota, Koji Sato, avançou que o objectivo é “trabalhar juntos e partilhar uma estratégia rumo à neutralidade”, para o seu homólogo da Daimler, Martin Daum, afirmar que “este é um passo crucial para conseguir que o futuro com emissões zero funcione em termos económicos”.

Martin Daum admitiu ainda que o hidrogénio é incontornável nesta indústria, pelo que a nova empresa irá “trabalhar nos futuros camiões e autocarros com zero emissões”, garantindo que “o hidrogénio está mais adaptado às necessidades dos veículos comerciais do que os enormes packs de baterias”. Dá-se o caso de a Toyota dominar como ninguém a tecnologia do hidrogénio, produzindo electricidade através de fuel cells, solução já utilizada nos autocarros fabricados em Portugal. Curiosamente, este acordo tem lugar cerca de um ano depois de a Hino ter sido apanhada a falsificar as emissões dos seus veículos, prática que terá utilizado durante 20 anos.

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