Em termos individuais, e olhando apenas para essa vertente, não se pode dizer que a mudança de Cristiano Ronaldo para a Arábia Saudita tenha sido má: 14 golos e duas assistências em 16 encontros da Liga, mais dois encontros na Taça e mais uma na Supertaça. No entanto, depois de um verão onde viu vários clubes fecharem portas pelas mais variadas razões e esteve discreto no Manchester United (pouco mais de 1.000 minutos em 16 jogos, com três golos e duas assistências), o grande propósito de ganhar títulos pelo Al Nassr acabou por não ser confirmado, com o conjunto de Riade em branco naquela que foi a pior temporada em termos coletivos desde o início da carreira. Ainda assim, e apesar dessa falta de títulos, o avançado fez um balanço bastante positivo daqueles que foram os seus primeiros seis meses de dois anos e meio de contrato.

O pior final possível do annus horribilis: Al Nassr de Ronaldo empata com Ettifaq e perde título para o Al-Ittihad

“As minhas expectativas para esta temporada eram um pouco diferentes. Esperava ganhar um troféu mas as coisas nem sempre correm da forma como sonhámos ou queremos. Às vezes percebemos de ser pacientes, de manter a consistência e sermos persistentes para alcançarmos os nossos objetivos. Penso que a equipa melhorou imenso nos últimos cinco meses, a própria Liga e as restantes equipas. Não fugimos à regra. Às vezes as coisas levam tempo, mas se acreditarmos no nosso objetivo, penso que tudo é possível. Esperava vencer algo esta temporada, mas não conseguimos. Mas estou realmente positivo e confiante de que as coisas vão mudar e ir numa direção melhor. Vamos acreditar e trabalhar para isso”, comentou numa entrevista às várias plataformas da Liga da Arábia Saudita que não demorou a ser amplamente difundida pelo mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Penso que a Liga é um campeonato muito bom. Temos muitas oportunidades para crescermos mais ainda. Temos boas equipas, competitivas, e jogadores muito bons. As infraestruturas ainda têm de melhorar um bocadinho, os árbitros e o VAR, creio que o sistema deveria ser mais rápido. Este tipo de pequenas coisas penso que ainda precisam de melhorar, mas estou feliz, quero e vou continuar aqui. Na minha opinião, se continuarem com o trabalho que querem fazer aqui, nos próximos cinco anos penso que a Liga saudita pode estar no top 5 do mundo”, reforçou Ronaldo, numa ideia que já antes tinha partilhado.

“Os meus companheiros de equipa sentiram a forma como eu sou no dia a dia, a forma como trabalho, a minha disciplina e ética de trabalho. Não é por mera coincidência que eu joguei ao mais alto nível durante 20 anos. Eles falam da genética. A genética é importante mas existem outros fatores que são igualmente importantes como a epigenética, que é aquilo que tu fazes com a tua genética. Jogar futebol é um estilo de vida. Temos de estar sempre focados, concentrados e sermos sempre profissionais, no mínimo. E para conseguires fazer tudo isto tem de estar na melhor forma possível. Adversidades? Há sempre algumas mas no futebol europeu também. Talvez o facto de na Europa treinarmos mais de manhã e aqui treinamos à tarde ou até mesmo à noite, quando estamos no Ramadão. São experiências e memórias diferentes que gosto de viver porque acabamos por aprender com estas novas culturas”, destacou o avançado português.

Se vierem grandes jogadores, grandes nomes, jogadores mais novos, mais velhos, são todos bem-vindos. Assim, a Liga irá crescer. A idade não é importante mas sim que sejam competitivos. Os adeptos aqui amam o futebol. Gostam de viver a vida e isso é muito bom.”

O capitão da Seleção falou também sobre as vivências na Arábia Saudita, que resume a um “muito bom”. “Se quiserem vir para aqui ver e conhecer a cultura. Os sauditas vivem muito a noite, algo que acho engraçado e interessante. A cidade é lindíssima durante a noite. Se gostarem de comer, Riade é provavelmente um dos locais com maior qualidade no que diz respeito a restaurantes. As experiências mais bonitas que eu já tive desde que aqui estou foi quando estive no Boulevard World, foi algo realmente especial. Até levei a minha família toda lá. Mas até agora, a experiência tem sido fantástica. A minha família está contente, as escolas para as crianças são muito boas, também as novas construções que estão um pouco por todo o país. Gosto de ver coisas diferentes e é também por isso que eu estou aqui”, concluiu Cristiano Ronaldo.