A época começou no Manchester United. Podia ter começado num sem número de clubes europeus, podia ter começado numa das ligas do top 5, começou no Manchester United. E foi aí também que começou aquela que se tornou uma das épocas menos conseguidas de Cristiano Ronaldo, que começou por ver gorada a hipótese de voltar a jogar a Liga dos Campeões, que teve meia temporada irregular nos ingleses, que conheceu um ponto marcante numa entrevista explosiva a Piers Morgan na antecâmara do Campeonato do Mundo que mais não foi do que um pré-aviso do clube, que passou por um Mundial que acabou nos quartos estando no banco nos últimos dois jogos, que virou com aquilo que foi uma viragem: a ida para a Arábia Saudita.

Ronaldo no Al-Nassr e a crónica de uma contratação anunciada: a primeira notícia, o desmentido e o maior salário de sempre

Apesar de todos os milhões envolvidos num contrato de dois anos e meio e de vários outros pontos ligados ao desporto e não só, existia uma vertente pessoal da qual Ronaldo não abdicava: ganhar títulos, bater recordes, voltar a ser feliz a fazer aquilo que sempre mais gostou. E se os 14 golos em 19 jogos não são propriamente um mau pecúlio (até porque pelo meio tiveram dois bis pela Seleção na estreia de Roberto Martínez), todos os objetivos do Al Nassr foram falhados, sendo que este sábado também acabou o sonho da Liga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um golo à antiga com direito a nova (e local) comemoração: Ronaldo marca e Al Nassr ainda sonha com o título após reviravolta

A duas jornadas do final, e por ter vantagem no confronto direto, o Al-Ittihad necessitava apenas de três pontos para sagrar-se campeão e Sharahili inaugurou logo o marcador no terceiro minuto contra o Al-Fayha, deixando o título mais próximo até à confirmação com um bis de Romarinho que fez o 3-0 (45+1′ e 85′). Já o Al Nassr começou a perder com o Ettifaq perto do intervalo com um golo de Niakaté (43′) que foi apenas anulado no segundo tempo por Luiz Gustavo (56′), que voltou a marcar perto do fim num lance que acabou por ser anulado pelo VAR. Ronaldo, apesar de ter algumas oportunidades, ficou em branco.

Desta forma, o conjunto orientado por Nuno Espírito Santo voltou a tirar mais um título ao Al Nassr, após a vitória nas meias-finais da Supertaça que foi a primeira derrota de Ronaldo na Arábia Saudita. A Taça do Rei também ficou pelo caminho a um passo da final, com uma derrota em casa frente ao Al-Wehda. Assim, o avançado português vai terminar a temporada sem títulos, por não ter feito qualquer minuto na Taça da Liga inglesa, que o Manchester United ganhou ao Newcastle, e na Taça de Inglaterra, que terá a final no próximo fim de semana com os red devils a defrontarem o rival City no Estádio de Wembley.

Empatou, arrasou jogadores, tem guia de marcha: Rudi Garcia de saída do Al Nassr de Ronaldo (e Mourinho terá proposta de 100 milhões)