Mesmo que nunca tenhamos experimentado, todos sabemos (mais que não seja teoricamente) que rodas quadradas não funcionam e até os Flintstones já pareciam dominar este conceito. Daí a um “engenhocas” pensar fora da caixa e ousar apostar naquilo que contraria todas as opções da indústria – bicicletas, mas também carros, motos e camiões –, vai uma distância tremenda, que ainda bem que foi percorrida.

Um vídeo divulgado pelo canal de YouTube The Q, mostra como é fácil (mas trabalhoso) trocar as rodas redondas da bicicleta por outras quadradas, que não giram e que não possuem câmara-de-ar, nem montam uma mangueira nem qualquer outra forma de assegurar (ou pelo menos tentar) um mínimo de conforto. Para tudo funcionar, é necessário algum material e equipamentos que nem todos possuem na garagem lá de casa.

7 fotos

O primeiro passo (e o mais simples) é retirar as tradicionais rodas redondas, que há mais de um século servem com sucesso as bicicletas. Depois, o vídeo evidencia uma série de trabalhos, que essencialmente consistem em criar uma estrutura que serve de base a uma lagarta, similar à de um tanque de guerra, onde é aparafusado apenas o piso em borracha do pneu, entretanto cortado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bicicleta com rodas triangulares. E porque não?

O resultado é uma bicicleta com rodas quadradas que não rodam. Funcionam? Claro que sim e de forma surpreendente. Mas são melhores do que as redondas originais? Claro que não. São menos confortáveis – a ausência de câmara-de-ar torna a bicicleta num vibrador a pedais – e incapazes de permitir que a bicicleta se incline, o que é fundamental para curvar num veículo de duas rodas, mas o facto de o sistema funcionar correctamente é toda uma vitória que merece ser salientada.