Em atualização

A Proteção Civil dos Açores elevou para 59 o número de ocorrências registadas esta terça-feira, na sequência da passagem da depressão Óscar, incluindo uma derrocada que obstruiu totalmente a estrada de acesso à freguesia de Ribeira Quente, em São Miguel.

De acordo com um comunicado divulgado pelas 21h00, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) referiu que as 59 ocorrências, registadas desde a madrugada desta terça-feira, foram “todas na ilha de São Miguel, nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa, Vila Franca do Campo e Povoação”.

“As situações reportadas estão relacionadas, sobretudo, com queda de árvores, queda de estruturas, derrocadas, inundações e vias rodoviárias obstruídas”, destacou o SRPCBA, que reportou mais 23 incidentes desde o último balanço.

Ao final da tarde, ocorreu uma derrocada que obstruiu totalmente a estrada de acesso à freguesia da Ribeira Quente, estando a decorrer “os trabalhos de desobstrução no local afetado”, salientou a Proteção Civil dos Açores. “Nos concelhos da Povoação e do Nordeste, as comunicações móveis e fixas já se encontram repostas em ambos os concelhos”, acrescentou a mesma fonte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para apoio e resolução das ocorrências, estavam nos locais necessários elementos dos bombeiros, da Direção Regional das Obras Públicas, dos Serviços Municipais de Proteção Civil e da EDA – Empresa de Eletricidade dos Açores. A Proteção Civil açoriana aconselha a população a continuar a adotar as medidas de autoproteção, tendo em conta as previsões meteorológicas.

O mau tempo está também a afetar as ligações aéreas da SATA Air Açores, que assegura os voos inter-ilhas, tendo originado “o cancelamento de algumas ligações esta manhã”, segundo adiantou à agência Lusa fonte da companhia aérea açoriana.

Devido às condições meteorológicas o voo desta manhã da Azores Airlines, com destino a Ponta Delgada, proveniente de Boston (Estados Unidos da América), teve de divergir para Lisboa. Um outro voo da Azores Airlines, proveniente de Toronto (Canadá) e que deveria ter aterrado às 06:40 em Ponta Delgada, teve de divergir para a ilha Terceira, por causa do mau tempo.

Devido à temptestade Óscar , o IPMA emitiu aviso laranja, o segundo mais grave da escala, para as ilhas do grupo oriental, até às 12h desta terça-feira, tendo em conta a precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada. As ilhas de São Miguel e Santa Maria estão ainda sob aviso laranja, até às 12h desta terça-feira, devido à previsão de vento, direção do quadrante norte.

Para o grupo central o IPMA emitiu avisos amarelos, até às 00h de quarta-feira, devido à chuva que poderá ser forte acompanhada de trovoada. Foi ainda emitido aviso amarelo para aquelas cinco ilhas, tendo em conta o vento, direção de nordeste, entre as 9h desta terça-feira e as 00h de quarta-feira.