Mais de 450 alunos entre os 10 e 19 anos de Portugal, Moçambique e Angola participaram no concurso “História Militar e Juventude”, sobre a guerra colonial, cujos vencedores foram conhecidos esta quarta-feira numa cerimónia online.

A terceira edição do concurso, dedicada ao tema “A Guerra Colonial na minha terra”, decorreu entre 5 de outubro e 28 de maio e participaram 452 alunos, do 2.º ciclo ao secundário, de 42 estabelecimentos de ensino, incluindo escolas portuguesas no estrangeiro.

Na cerimónia de entrega dos prémios, que se realizou esta quarta-feira por videoconferência, participaram o secretário de Estado da Defesa Nacional e representantes da Comissão Portuguesa de História Militar e da Associação dos Professores de História, que promovem a iniciativa, e da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril.

Entre os vencedores, foram selecionados três alunos em cada ciclo de ensino, de escolas em Lisboa, Póvoa de Varzim, Guimarães e Barreiro, além de várias menções honrosas.

A organização do concurso conta também com o apoio do Plano Nacional de Leitura 2027, da Associação Nacional de Municípios Portugueses, da Associação 25 de abril e da Liga dos Combatentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR