455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ranking Escolas

Ranking Escolas

Escolas boas, más e assim-assim

Quando se tiver em conta que a qualidade de uma escola é muito mais do que o somatório de classificações de exames, os rankings serão relegados para a posição que lhes compete.
Educação

Ser o melhor… nos rankings…

A melhor escola será uma escola que não desiste dos seus alunos e do bem-estar deles. Na educação, ser o melhor, não é estar no topo dos rankings. Ser o melhor, é formar pessoas de valor.
Educação

Creche que não aparece

Percebo que o problema da falta de creches não envolva o grau de sofisticação intelectual do debate sobre o conflito israelo-árabe. Mas este é, pelo menos, um problema que nós podemos resolver.
Educação

Aqui d’el Ranking!

É óbvio que Brandão Rodrigues não gosta de comparações. O que se percebe, uma vez que é frequentemente considerado o pior ministro da Educação desde a alfabetização dos Suevos.
Educação

Rankings na ótica do utilizador

Diante do conhecimento sobre as melhores escolas e defendendo o princípio da igualdade de acesso para todos, sem distinção, qual deveria ser a consequência lógica desta informação?
Ranking Escolas

Tempestade de areia

Se não fizemos tudo aquilo que a escola teria merecido que fizéssemos, em que lugar do ranking merece estar a nossa falta de atenção (sobretudo se, com ela, quem se prejudica são os nossos filhos)?
Ranking Escolas

A Revolução Francesa e os rankings das escolas

Perante estes resultados, a resposta oficial foi a de que os “rankings” são uma injustiça mas, na verdade, equivocaram-se, pois o que são injustas são as políticas responsáveis pela situação atual.
Educação

Rankings das escolas, vinte anos depois

O retrocesso causado pelo fim do espaço de liberdade e qualidade que era garantido pelos Contratos de Associação cavou um fosso entre ensino público e privado e agravou as desigualdades no ensino.
Ranking Escolas

Fenprof considera rankings uma "farsa"

A Fenprof defende que as listas ordenadas de estabelecimentos de ensino são "de uma enorme injustiça para o trabalho desenvolvido em cada uma delas por docentes, não docentes e alunos."
Resposta Pronta

Melhor escola ensina música. Como conseguiu?

Academia de Santa Cecília, em Lisboa, uma escola privada, ocupa o primeiro lugar do ranking nacional das escolas, com uma média acima de 18 valores. A disciplina leva ao sucesso.
Resposta Pronta

Ranking Equidade: "Equilibramos menos afortunados"

Diretor da Escola Básica e Secundária de Airães, Felgueiras, não aceita os louros: "A pessoa menos orgulhosa sou eu. Este resultado é dos alunos, das famílias e dos professores e funcionários" 
Resposta Pronta

"Ou trabalhamos para os alunos ou para os papéis"

Diretor da Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, em Viana do Castelo, é a melhor pública no ranking do secundário. Aparece na posição 51, depois de meia centena de privadas. 
Noticiário

10h. Rankings. Melhor pública critica utilidade

A Básica e Secundária de Agra e Lima, em Viana do Castelo, está na posição 51 do ranking das escolas do Observador. Para a encontrarmos precisamos de passar por 50 privadas.
Explicador

Privadas melhores que públicas? Rankings em debate

V. Castelo é a primeira pública no ranking: “Esta posição não me diz nada”, critica diretor. Em oposição, investigador da Nova garante que “diferença entre públicas e privadas causado pela pandemia”.
Ranking Escolas

Rankings de escolas são injustos e redutores

Os diretores escolares também criticam os rankings, por ocultarem muito do trabalho feito por alunos e professores. Os encarregados de educação consideram que devem ser olhados “com ponderação".
Noticiário

8h. Ministro. Rankings de escolas são "injustos"

"Injustos e redutores", diz Tiago Brandão Rodrigues, que prefere outro tipo de indicadores - de sucesso e de equidade - e mesmo esses têm de ser analisados com prudência. Quais as melhores escolas?
Noticiário

7h. Ranking. As melhores escolas do país

Fomos conhecer a campeã da equidade, uma escola do norte do país. Nenhum estabelecimento de ensino piorou as médias num ano em que as regras dos exames mudaram. Lista completa em Observador.pt .
Ranking Escolas

Fim ao recrutamento de professores por algoritmo!

Se o que determina a posição da escola no ranking são os alunos que a frequentam, e não o trabalho feito pela escola, este ano a situação relativa das escolas deveria ser bastante diferente, mas não é.
Ranking Escolas

Como foram feitos os rankings do Observador

O Observador volta a ter dois rankings, mas com diferenças em relação a 2019: o clássico, com a média das notas dos exames do secundário; e um outro, construído com base num novo indicador: equidade.
Ranking Escolas

Os rankings das escolas explicados em gráficos

Que escolas puxaram mais pelos alunos vulneráveis? E quantas subiram as médias? Quem estuda mais? Pais ou mães? Um olhar rápido (com curiosidades à mistura) sobre os rankings em ano de pandemia.
Ranking Escolas

Médias. Como explicar a subida em plena pandemia?

Se há quem defenda que a estrutura dos exames de 2020 é para manter, também há quem diga o contrário. O mérito da melhoria de notas foi da prova, dos alunos ou do ensino à distância?
Ranking Escolas

Primeiros 50 lugares são para privadas

Em primeiro lugar no ranking da média dos exames do secundário está a Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa. O Colégio N.ª Srª. do Rosário está, em ano de pandemia, em 4.º lugar.
Educação

Que o mérito não se afaste da meritocracia 

Em breve, Portugal estará a importar a alto preço pareceres internacionais para resolver problemas internos, quem sabe provenientes dos “cérebros” que agora desperdiça, mas que outros aproveitam.
Ranking Escolas 2019

Oh! Os rankings das escolas!

O Ranking das escolas é uma inutilidade. A menos que sirva para os poderes centrais e poderes locais, implementarem políticas económicas, sociais e culturais estruturantes. Mas isso seria pedir muito.
Escolas

Rankings – um balanço a frio

Os rankings não são bons nem maus, não podem ser santificados ou diabolizados. Devem ser lidos de forma inteligente e estarem ao serviço de uma política educativa dinâmica, focada no que é mais eficaz
Ranking Escolas 2019

Fenprof denuncia "mentira" para alimentar privados

A Fenprof diz que a divulgação dos 'rankings' das escolas constitui uma "mentira de periodicidade anual" que se destina a "alimentar o negócio na educação, através da promoção do ensino privado".
Ranking Escolas 2019

Pais criticam rankings porque não avaliam escolas

Encarregados de educação consideram que os rankings das escolas devem ser "relativizados". E alertam para necessidade de alterar a forma de acesso ao ensino superior, dependente de exames nacionais.
Ranking Escolas 2019

Os melhores e piores resultados do secundário

As escolas privadas têm os melhores resultados nos exames, mas desta vez foram ultrapassadas a Português. As escolas públicas têm os melhores resultados entre os alunos que chegam ao fim sem chumbar.
Ranking Escolas 2019

Os melhores e piores resultados do 9.º ano

Não há nenhuma escola que consiga que todos os seus alunos cheguem ao fim do 3.º ciclo sem nenhum chumbo, mas há algumas que se distinguem por apresentarem percursos de sucesso acima do esperado.
Ranking Escolas 2019

Polarização, rankings e futebol

Os rankings são o único instrumento público que traz para a luz uma verdade inconveniente: há escolas que não estão a conseguir que os seus alunos aprendam.
Ranking Escolas 2019

Janelas fechadas são olhos de cego

A divulgação dos resultados dos alunos e a elaboração de rankings fazem, na sua simplicidade, incomparavelmente mais pela transparência da administração educativa do que qualquer discurso oficial.
Ranking Escolas 2019

Pandemia dos rankings: haverá 2.ª vaga?

Que caia a máscara desta adversa tabela classificativa, que de forma viral pode iludir os mais incautos, na ânsia, pouco ética ou criteriosa, de só pretender valorizar a ínfima parte de um todo.
Ranking Escolas 2019

Qual a importância dos rankings?

Vale muito a pena olhar para a percentagem de alunos com percursos escolares de sucesso e para o ranking que resulta deste indicador conjugado com o contexto de cada escola.
Ranking Escolas 2019

O (valioso) contributo dos rankings

Ao comparar escolas com resultados tão díspares servindo uma mesma população, os rankings tornaram irrefutável que o trabalho nas escolas conta. Não há uma escola pública, mas várias escolas públicas.
Ranking Escolas 2019

Ranking Escolas. Veja em que lugar ficou a sua

O Observador, com a Nova SBE, fez um ranking com base nos exames do 9.º e do 12.º e outro com base na progressão dos alunos. Pesquise por escola, concelho, disciplina, no ensino público ou privado.
Atualidade

Saiba tudo sobre o rankings das escolas

Saiba em que lugar ficou a sua escola, as maiores surpresas, as histórias que vale a pena ler no ranking deste ano. Toda a informação, toda a análise. À meia-noite, no Observador.
Crónica

Fujam! É o Ranking Kong!

Se for preciso, manifestam-se pelo direito de um emigrante argelino vir trabalhar para Portugal e, ao mesmo tempo, contra o direito de uma criança portuguesa ir estudar para outro código postal.
Ranking Escolas 2018

Os rankings e a liberdade de escolha

Se os rankings oferecem uma fotografia, o indicador de percurso oferece um filme. Ao contrário de quem quer acabar com os exames e rankings, eu acredito no valor da informação como fonte de liberdade.
Atualidade

Maiores curiosidades dos rankings. Em 2 minutos

Numa lista com milhares de escolas, há informação que pode passar ao lado. Em dois minutos, conheça os dados que se destacam no retrato do ensino em Portugal.
Ranking Escolas 2018

Como foram feitos os rankings do Observador

Tal como no ano passado, voltamos a ter dois rankings: o das notas dos exames de 9.º e 12.º ano e um construído com base no percurso de sucesso dos alunos, que junta não retenções e notas das provas.
Ranking Escolas 2018

As estratégias das escolas para estarem no topo

Ensino individualizado, poucos alunos, qualidade do corpo docente e aposta numa educação humanista. Para ter bons alunos é preciso tudo isto e, acima de tudo, diretores que não pensam só em rankings.
Ranking Escolas 2018

Notas altas em exames não garantem sucesso escolar

Dizer que a melhor escola do país é a que ficou no topo dos rankings é injusto, dizem diretores de públicas e privadas. Ministro reconhece que boa nota num exame não é sinónimo de nunca ter chumbado.
Ranking Escolas 2018

Secundários. Os melhores e os piores resultados

As escolas secundárias apresentaram, de forma geral, piores resultados do que no ano anterior. E ter melhores resultados nos exames não implica ter os melhores percursos de sucesso.
Ranking Escolas 2018

Ranking. Melhores e piores resultados do 3.º ciclo

Em 2018, as notas melhoraram nas provas de Português, mas pioraram nas de Matemática. A lista das 10 melhores escolas em termos de percurso de sucesso tem cinco escolas públicas e cinco privadas.
Ranking Escolas 2018

Ranking Escolas 2018. Em que lugar ficou a sua?

O Observador, com a Nova SBE, fez um ranking com base nos exames do 9.º e do 12.º e outro com base na progressão dos alunos. Pesquise por escola, concelho, disciplina, no ensino público ou privado.
Atualidade

Ranking das escolas. Saiba tudo à meia-noite

Saiba em que lugar ficou a sua escola, as maiores surpresas, as histórias que vale a pena ler no ranking de 2018. Toda a informação, toda a análise. À meia-noite, no Observador.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.