820kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ranking Escolas

Ensino Superior

Cinco escolas no ranking do Financial Times

Vivermos centrados no curto prazo é um perigo. Esquecemos que os critérios estão a ir para caminhos como práticas ESG, diversidade do corpo docente e de participantes, pegada de carbono.
Ranking Escolas

Adequar o ranking de escolas em Portugal

Os cursos profissionais têm abordagens pedagógicas diferentes, que se afastam dos programas dos cursos regulares, sendo por isso injusto comparar diretamente os resultados destes grupos de alunos.
caderno de apontamentos

O ranking das múltiplas interrogações

O sistema de ensino não está alinhado com as necessidades do tecido empresarial, que precisa de cerca de dois terços de quadros intermédios e cerca de um terço de quadros superiores.
Ranking Escolas

Dos rankings

O que os rankings revelam não é a diferença das condições socioeconómicas, que não precisam de rankings para nada. O que os rankings revelam é o desprezo pelas condicionantes que essas condições geram
Ranking Escolas

A lógica subjacente ao ranking de escolas

A má fama do ranking de escolas é motivada por críticas governativas e profissionais que servem para esconder uma realidade da opinião pública, a de que o ensino público tem perdido qualidade.
Ranking Escolas

As cerejas e os rankings escolares

Não vale a pena endeusar os rankings, nem se justifica diabolizá-los, preenchem uma função, hierarquizar as escolas de acordo com resultados, não podem é ser considerados como indicadores de qualidade
Ranking Escolas

Socialistas no 1.º lugar do ranking

Se o número de estudantes que procura o ensino privado aumentou, então, mesmo os eleitores mais ingénuos serão capazes de concluir que os socialistas não estão a defender a Escola Pública.
Ranking Escolas

Um país (pouco) cor-de-rosa

Há o país cor-de-rosa que nos é retratado pelo Governo e há Portugal. O mais grave é que os governantes não parecem sequer disponíveis para ouvir e duvidar do país que acreditam que estão a construir.
Ranking Escolas

Os rankings que estragam o sono ao Sr. Ministro

Sem os rankings das escolas o ministro da educação poderia dormir melhor, porque não seria confrontado com os seus quase oito anos de políticas inconsequentes e desastrosas para a escola pública.
Ranking Escolas

O ranking das leituras dos rankings

Estes exames do 12º serviram só para o acesso ao ensino superior. E os do 9º não contaram para “a nota”. Mas o número de escolas com média negativa nos exames quase duplicou.
Causa Própria

Qual a utilidade dos rankings das Escolas?

Rodrigo Queiroz e Melo, da Associação de Ensino Particular e Cooperativo, fala num "ótimo instrumento" para melhorar. Manuela Mendonça, da FENPROF, diz que se trata de informação "redutora e parcial".
Ranking Escolas

Escolas. Governo apelida ranking de "comercial"

"Vemos que há sempre um hiato entre os resultados dos alunos mais favorecidos e dos alunos menos favorecidos", clarificou o ministro da Educação, frisando o fator socioeconómico como o maior desafio.
Resposta Pronta

Ensino. "Alunos motivados e corpo docente estável"

João Adelino, diretor da Secundária de Vila Nova de Paiva, a escola pública mais bem classificada, explica que resultados vêm da proximidade entre alunos/professores e da estabilidade do corpo docente
E o vencedor é...

PNS: O não candidato fez discurso de candidato

Ex-ministro não é "candidato a nada"? É para rir: todo o discurso foi de candidato. Descida de notas nas Escolas é outro alerta do estado da Educação: cenário público/privado é cada vez mais inclinado
Resposta Pronta

Efanor. "Reter os melhores docentes é essencial"

João Trigo, diretor do colégio Efanor, líder do ranking das Escolas, admite relação entre os resultados e a classe social da maioria dos alunos mas destaca que "há um programa de bolsas abrangente".
Noticiário

8h. Papa tem alta hospitalar

Francisco saiu sorridente, de cadeira de rodas, e diz estar "bem e ainda vivo". Também neste jornal, o colégio Efanor, em Matosinhos, volta a liderar o ranking das escolas elaborado pelo Observador.
Comentário

"Surpreende a queda nas médias do 9.º ano"

No ensino básico, "mais de metade das escolas tiveram médias negativas". A jornalista do Observador Ana Kotowicz considera que a pandemia é uma das justificações para este resultado.
Ranking Escolas

Exames pós-pandemia

Os resultados são um indicador dos custos da pandemia. São ainda mais preocupantes sabendo que muitos destes alunos foram afectados pela falta de professores e pelo clima de instabilidade nas escolas.
Noticiário

00h. Divulgados os rankings das escolas

O ensino privado continua a apresentar melhores resultados. No caso do secundário, a primeira escola pública aparece em 40.º lugar. Ainda neste jornal, a audição de Pedro Nuno Santos no Parlamento.
Ranking Escolas

Como foram feitos os rankings do Observador?

Há sete anos que o Observador e a Nova School of Business and Economics criam rankings de escolas a partir de dados oficiais. Perceba como são feitos.
Ranking Escolas

9.º ano. Grande Colégio Universal em 1.º lugar

Foi no Porto que os alunos conseguiram a melhor média nos exames de 9.º ano (4,53 valores). Entre as públicas, a média mais elevada é de 3,89, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
Ranking Escolas

Secundário. No top 50, há três escolas públicas

Primeira pública aparece em 40.º lugar, com média de 14,10 valores, e é a Secundária de Vila Nova de Paiva. O 1.º lugar volta a ser para o colégio idealizado por Belmiro de Azevedo (16,44).
Ranking Escolas

79% com média abaixo de 3. Curiosidades do 9º ano

Mais de 900 escolas tiveram média abaixo de 3 valores (45 privadas). Por outro lado, mais de metade dos alunos são de contextos desfavorecidos em 113 escolas. Estas são as curiosidades de 2022.
Ranking Escolas

Secundário. Onde estão os melhores alunos? 

Sabia que só em quatro escolas os alunos têm média superior a 16 valores? E que a escola que mais puxa pelos alunos pobres tem quase 30% de carenciados? Estas são algumas das curiosidades de 2022.
Ranking Escolas

Ranking das escolas. Em que lugar ficou a sua?

Em parceria com a Nova SBE, o Observador construiu rankings para o 9.º ano e o secundário: dois com base nas notas dos alunos nas provas e nos exames nacionais, e outros dois com base na equidade.
Ranking Escolas

Sobre rankings

Existe uma única técnica de comparar todas as escolas, através dos rankings. Considero desmerecido descredibilizar a única evidência que temos do aproveitamento dos alunos a nível nacional.
Ranking Escolas

A teoria da fila indiana: os rankings

Os rankings levam-nos à beira de uma educação em que os argumentos servem para todos e para ninguém; e, além disso, colocam os alunos numa linha ordenada apesar dos seus contextos estarem desalinhados
Ranking Escolas

A narrativa dos rankings

Não podemos promover um modelo onde as provas só contam para os alunos em risco de reprovação, correndo o risco de desinteresse dos jovens em querer aprender e estarem preparados para a adversidade.
Ranking Escolas

Menos combate ideológico, mais política pública

A esquerda radical tem um ódio visceral aos rankings e não perde uma oportunidade para os diabolizar por preconceito contra a iniciativa privada e porque não gosta de projetos educativos independentes
Resposta Pronta

"Artes trazem contributos para a formação global"

Rui Paiva, diretor da Academia de Música de Santa Cecília, alinha-se com João Costa: "Este é apenas um dos indicadores". "Não trabalhamos para os rankings, trabalhamos para o êxito dos nossos alunos"
E o vencedor é...

João Costa, há 7 anos a destruir a Educação

O ministro critica rankings, mas não apresenta soluções: "um zero redondo". Custa a crer que Pedro Nuno Santos ainda faça "piadolas". E vamos de ferry para o fim de semana com Mário Ferreira. 
Resposta Pronta

Colégio Efanor. "Trabalho, organização e ambição"

João Trigo, diretor do Colégio Efanor, diz que ministro da Educação "não poderá deixar de reconhecer que é bom que as escolas obtenham bons resultados". "É bom, fizemos um bom trabalho"
Noticiário

8h. Ministro "não reconhece" rankigs das escolas 

João Costa olha para os rankings como "meras hierarquizações". "Temos mais de cinco dezenas de indicadores que nos permitem aferir a qualidade do trabalho desenvolvido”
Educação

Ministro da Educação critica "rankings" por notas

O ministro da Educação afirma que hierarquizar escolas por notas de exame não é um bom indicador de qualidade. João Costa aponta outros como o indicador de equidade para uma conclusão "mais densa".
Exames Nacionais

Secundário sem exames nacionais. É esse o futuro?

Ministro da Educação não exclui a hipótese de os exames só serem feitos por quem segue para o ensino superior. Mas ainda não há decisões tomadas e há quem defenda diferentes caminhos.
Ranking Escolas

No top 50 há duas escolas públicas. Efanor em 1.º

A primeira escola pública aparece em 49.º lugar, com uma média de 13,41 valores, e fica em Alpiarça. Colégio idealizado por Belmiro de Azevedo fica em 1.º lugar, com 16,1 valores de média nos exames.
Ranking Escolas

Médias. O que aconteceu aos 19 valores de 2020?

A estrutura do exame, que parece semelhante ao de 2020 (mas que não é) é a explicação mais apontada. A perda de aprendizagens ao longo de dois anos vem logo a seguir.
Ranking Escolas

Como um professor de Belmiro fez nascer um colégio

O xadrez está integrado no currículo e há disciplinas como Criatividade ou Conhecimento do Mundo — trabalho que os rankings "não medem". Propinas são altas, mas há bolsas para quem não as pode pagar.
Ranking Escolas

Os rankings explicados em curiosidades e gráficos

Sabia que a melhor pública de Lisboa tem 21 escolas do Estado à sua frente? E que é em Portalegre que o elevador social funciona melhor? Estas são algumas das curiosidades dos rankings de 2021.
Ranking Escolas

Ranking das escolas. Em que lugar ficou a sua?

O Observador, com a Nova SBE, fez um ranking com base nos exames do secundário e outro com base na equidade, indicador que vai no seu segundo ano de vida. Pesquise por escola, concelho ou disciplina.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos