O ministro das Infraestruturas, João Galamba, foi vaiado por populares à chegada às comemorações do 10 de junho, em peso da Régua. Ouviram-se assobios e frases como: “Ganha vergonha”, “vai embora” e “vai trabalhar”. É incomum governantes serem apupados, mas o ministro das Infraestruturas tem estado pressionado desde as cenas de pancadaria no seu ministério e a ativação do SIS e as últimas sondagens indicam que os portugueses defendem a sua saída do executivo.

Ao contrário de João Galamba, o primeiro-ministro António Costa, que chegou minutos depois, foi aplaudido pela maioria dos populares que se manifestaram. Só alguns professores em protesto e um ou outro popular é que proferiram frases menos simpáticas para o chefe de Governo. António Costa fez questão de cumprimentar Galamba quando chegou à tribuna.

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, começou por ser ignorado por populares quando foi anunciado nas colunas, mas quando desfilava na parada acabou por ser aplaudido. Minutos depois, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi muito aplaudido à chegada à cerimónia, vencendo, como habitual, no aplaudómetro popular.

O Presidente da República voltou a pressionar o primeiro-ministro, na sexta-feira, a “mudar de pessoas”, dizendo que ainda vai a tempo de “fazer melhor”.

Marcelo mede Peso da Régua e avisa Costa que ainda vai a tempo de “mudar de pessoas”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR