771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

João Galamba

A História do Dia

Ainda é "malandra" a lei "malandra"?

Foram ontem publicadas em diário da república as alterações ao Regime Jurídico de Urbanização e Edificação. Continuam a ser "malandras" as mudanças feitas pelo governo? Beneficiam a Start Campus?
Noticiário

10h. PSD vai acompanhar a subida do salário mínimo

A garantia foi deixada por Hugo Soares, secretário-geral do PSD fala de uma meta "realista e razoável". Alexandra Leitão garante que PS não fecha a porta a entendimentos com PSD na segurança social.
Noticiário

9h. Influencer. Galamba nega ser "autor" da lei

O antigo Ministro das Infraestruturas nega ter atuado para mudar a lei que está no centro da investigação a António Costa. Em declarações ao Expresso, João Galamba rejeita  envolvimento no processo.
João Galamba

Galamba nega ser "autor" da "lei malandra"

Ex-ministro das Infraestruturas nega ter atuado para mudar a lei que está no centro da investigação do Ministério Público ao primeiro-ministro, António Costa.
Noticiário

12h. Galamba "perseguido", diz Vieira da Silva

No palco do congresso do PS, José Vieira da Silva diz-se preocupado com o crescimento dos populismos e ataca a Justiça. Ainda, Ana Catarina Mendes fala de "riscos" num cenário de governação à direita.
Justiça

MP insiste na ligação de Lacerda a António Costa

Procuradores recorrem para a Relação de Lisboa para que sejam reconhecidos perigos de actividade criminosa e perturbação de inquérito, mas deixam cair pedido de prisão preventiva.
Justiça

Lacerda Machado recorre das medidas de coação

Defesa de Diogo Lacerda Machado argumenta que não existe risco de fuga ou indícios que justifiquem as medidas de coação decretadas e avança que decisão assenta em “erro factual” e “num juízo errado".
Semáforo Político

"Maioria absoluta não é do PS, é de António Costa"

Luz amarela para "entrevista cheia de recados" de António Costa, "queixoso", ao Presidente da Republica. Ainda, "presença tóxica" de Galamba no Governo e uma maioria de direita sem Chega - é possível?
Ministério Público

Telefones de Galamba intercetados 82 mil vezes

Dados fazem parte do despacho de indiciação do MP mas não representam 82 mil conversas escutadas. Galamba e Lacerda Machado têm menos de 10 conversas citadas. CEO da Start Campus tem 60.
João Galamba

Galamba. Comissão de Transparência aprova parecer

A Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados aprovou retoma do mandato de João Galamba como deputado e aceitou a renúncia de Ricardo Baptista Leite, do PSD. Serão votados esta quinta-feira.
Noticiário

10h. Santa Maria com "pressão moderada"

Diretor clínico do maior hospital do país rejeita "cenário de caos". SIM vai apresentar uma proposta de aumento intercalar de 15% dos salários. E ainda, João Galamba de regresso ao Parlamento.
Sines

Cabos. Despacho pedido por data center publicado 

O “despacho dos cabos” foi um do temas legislativos que promotores do data center de Sines terão procurado acelerar junto do Governo. Foi assinado a 25 de setembro por 5 ministros e só hoje publicado.
as pequenas coisas

O cão do Galamba

Algumas coisas tenho quase a certeza que até ao cão do Galamba encanitam. O PS quer um aumento do IUC ou é contra o aumento do IUC? Pela nacionalização das caravelas ou pela privatização da TAP?
Noticiário

15h.PSD: "É normal" Costa assumir Infraestruturas

Para o presidente do PSD, "estranho seria" se houvesse novo ministro depois da demissão de João Galamba. Ainda, Bloco de Esquerda pede que António Costa aproveite para travar privatização da TAP.
Noticiário

8h. Reféns. Israel e Hamas próximos de acordo

Israel e Hamas próximos de chegar a acordo para libertar 70 reféns. Exército israelita abre corredor humanitário. E ainda, análise à decisão do juiz do processo Influencer: "É a justiça a funcionar".
Noticiário

7h. Influencer. Juiz implica Galamba e Cordeiro

Influencer. MP vai recorrer das medidas de coação. Juiz implica Galamba e Cordeiro. Apelos contra o "extremismo" de Montenegro e Pedro Nuno. E a entrevista ao chefe da missão da Palestina em Portugal.
Direto ao Assunto

"Demissão era desastre à espera de acontecer"

Miguel Prata Roque considera que saída de Galamba do Governo "já devia ter acontecido há muito tempo". O jurista avisa ainda que demissão "esvazia de sentido" a reunião de Costa e Marcelo.
Crise Política

Galamba demite-se mas diz que tinha condições

João Galamba apresentou a demissão ao primeiro-ministro, mas diz que o faz pela família, já que considera que tinha condições políticas para continuar a exercer funções.
Crise Política

Centeno usa BdP como "apeadeiro das suas ambições"

Comentador da SIC entende que sugestão do nome de Centeno por Costa para o substituir "mina a credibilidade" do Banco de Portugal. Comissão de ética avalia na segunda-feira conduta do governador.
Noticiário

17h. Costa vai falar com PR sobre Galamba

Costa vai reunir-se com Marcelo Rebelo de Sousa para falar sobre o ministro das Infraestruturas. A reunião está marcada para as cinco e meia da tarde de terça-feira.
João Galamba

Galamba pede à oposição que não use TGV como arma

Se concurso para o primeiro troço da linha Lisboa/Porto não for lançado em janeiro, Portugal perde 750 milhões em fundos europeus. Galamba pede a deputados que não usem TGV como arma política.
Orçamento do Estado

Novo aeroporto será decidido pelo próximo Governo

O ministro das Infraestruturas diz que decisão sobre novo aeroporto ficará para o próximo Governo. Mas não revelou se a privatização da TAP cai com o fim do Governo do qual, para já, faz parte.
Emissão Especial

"PSD quer condenar Galamba no Parlamento"

Vice-presidente da bancada parlamentar do PS considera que Galamba tem condições para continuar como ministro. Francisco César vai apoiar Pedro Nuno Santos para secretário-geral socialista.
Leis

Galamba. Haxixe em casa não é crime, mas é ilegal

Pequena quantidade de haxixe encontrada na casa de Galamba durante as buscas para autoconsumo estará dentro da lei. Já não é crime. Mas continua a ser ilícito. É ilegal ter drogas.
Crise Política

Cerco ao Governo. Ouça a emissão especial na Rádio

Com o primeiro-ministro sob investigação pelo Supremo, buscas a casas de ministros e o chefe de gabinete detido, a Rádio Observador está em emissão especial para seguir tudo sobre esta crise política.
Justiça

Queixa-crime de ex-adjunto contra Costa é viável?

Penalista não tem dúvidas de que a imputação de um crime, como António Costa imputou a Frederico Pinheiro, "é um facto prejudicial". Mas a liberdade da ação política protege o primeiro-ministro.
Orçamento do Estado

Chega acusa Governo de "provocação baixa" ao PR

Após ter sido recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, André Ventura diz que escolha de João Galamba para encerrar debate sobre o orçamento foi uma "provocação baixa" do Governo ao Presidente.
Noticiário

20h. Aprovada proposta de Orçamento do Estado

Votação final está agora agendada para 29 de novembro. Ainda neste jornal, O«os sindicatos dos médicos, que dizem estar longe de um acordo com o Governo.
Governo

Pinheiro faz queixa-crime contra Costa e Galamba

Costa e Galamba são acusados por Frederico Pinheiro de terem proferido declarações com "graves imputações de factos de génese criminal" e "graves juízos falsos". Primeiro-ministro recusa comentar.
Telecomunicações

Anacom. Galamba confirma convite a Maximiano

João Galamba confirma convite do Governo à economista Sandra Maximiano para ser a nova presidente da Anacom. "Aguardamos a emissão do parecer da CRESAP", acresceu o ministros das Infraestruturas.
Noticiário

6h. TAP. Galamba vai ser ouvido no Parlamento

Ministro das Infraestruturas vai ser ouvido no Parlamento após requerimento do PCP. Os comunistas consideram que se trata de "um crime contra a economia do país".
Infraestruturas

Ferrovia. Galamba fala em "atraso na execução"

Galamba diz que "os projetos [na ferrovia] em si serão feitos" mas confirma que há problemas na execução do investimento e remeteu novos desenvolvimentos sobre a privatização da TAP para breve.
E o vencedor é...

Futuro de Galamba e Medina "depende" de Christine?

Futuro de Galamba e Medina no Governo "depende" do processo de Christine Ourmières-Widener. Discurso de Costa na Academia do PS foi "maçador". Guterres anuncia "fim do mundo"?
Conselho de Estado

Silêncio de Costa foi uma "surpresa"

Antigo ministro da Saúde considera que o episódio do Conselho de Estado é mais um sinal alarmante da relação entre Belém e São Bento.
Noticiário

17h. Galamba anuncia reunião com CEO da Altice

O Ministro das Infraestruturas diz que há desafios estratégicos importantes, e que esta reunião nada tem a ver com os processos que decorrem na justiça. Em Espanha, PSOE elege presidente do Congresso.
Altice

Galamba quer ouvir de Drahi compromisso da Altice

João Galamba confirmou a intenção de reunir com o principal acionista da Altice, Patrick Drahi, para ouvir de viva voz o grau de compromisso da empresa com Portugal.
Semáforo Político

"Portugal desperdiçou 18 mil milhões numa década"

São dados do Professor Pedro Brinca, que estudou quanto custa formar licenciados em Portugal. Sobre a TAP, "a SGPS pode ir parar a um grande cemitério" e "Luís Rodrigues deve explicações ao país".
Noticiário

20h. TAP. Galamba nada diz sobre Air France-KLM

Ministro das Infraestruturas reafirma que a TAP está "numa excelente trajetória de recuperação". Ainda, vai ser lançado o concurso público do primeiro troço que permite a ligação entre Sines e a A2.
Aeroportos

Aeroporto. Governo reforça a autonomia da CTI

Depois de uma resolução do Conselho de Ministros, o Governo decidiu aumentar autonomia da Comissão Técnica Independente, que terá de entregar um estudo prévio sobre cada uma das localizações.
CP

CP. Greve desconvocada depois de acordo assinado

No seguimento de um acordo entre a CP e o SFRCI assinado esta terça-feira, a greve da CP ficou desconvocada. A empresa ferroviária compromete-se a tratar todos os trabalhadores de forma justa.
Sindicatos

Galamba otimista em relação ao fim da greve da CP

No seguimento da prevista greve da CP entre 21 de julho e 6 de agosto, o ministro João Galamba reune com o SFRCI e mostra-se otimista "de que é possível chegar a acordo e evitar manutenção de greve".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos