João Galamba
Eletricidade

Governo remete para PGR corte de 73 milhões à EDP

371
Governo vai pedir ao conselho consultivo da Procuradoria para avaliar base legal da devolução de 73 milhões de euros pagos em excesso pelas centrais da EDP. Já não haverá efeitos nesta legislatura.
Energia

Novo diretor de Galamba foi afastado por falhas 

6164
Novo Diretor-Geral de Energia, nomeado por João Galamba, tinha sido afastado em março de um cargo na DGEG por supostas falhas no exercício de funções, por decisão do diretor que ele agora substitui.
Energia

João Galamba afasta Diretor-Geral da Energia

389
Com a chegada de João Galamba à pasta da energia já há mexidas. O diretor-geral da Energia, nomeado pelo anterior secretário de Estado, foi afastado. Ministério fala em reestruturação.
João Galamba

Portugal quer vender reservas de urânio

As reservas de urânio não são estratégicas porque não há planos para haver produção de energia nuclear em Portugal. Em estreia no Parlamento, João Galamba diz que são para vender.
João Galamba

A energia "é o sonho de qualquer esquerdista"

297
Para o novo secretário de Estado, João Galamba, a energia "é o sonho de qualquer esquerdista". Na área orçamental, Europa era fonte de austeridade e limites. Na energia há desafios e oportunidades.
João Galamba

As heranças de João Galamba na energia /premium

Novos homens fortes da energia terão de validar cortes nas rendas da EDP e nas renováveis já anunciados, decidir furo de petróleo na costa algarvia e nomeação para a ERSE, que pode ser chumbada na AR.
EDP

Primeiro ato público de João Galamba será na EDP

116
Recém-nomeados ministro e secretário com a transição energética, Matos Fernandes e João Galamba, vão esta sexta-feira à EDP para o lançamento de um projeto pioneiro na área das renováveis.
Governo

E depois do adeus?

São do dramaturgo e poeta romano Publius Terentius Afer duas expressões que vão bem com Portugal e os portugueses: “Sou um homem, nada do que é humano me é estranho” e “Enquanto há vida, há esperança”
Governo

PSD reage a escolha de Galamba: "Anda tudo doido"

1934
Justino diz que só reconhece a Galamba a "verborreia parlamentar" e não qualquer capacidade para ser secretário de Estado da Energia. Rio fala em "partidarização da pasta da energia".
José Sócrates

A intensa quarta-feira de críticas a Sócrates

121
Em poucas horas, figuras do PS mostraram um incómodo com os casos de corrupção ligados ao partido. As críticas a Sócrates avolumaram-se e este decidiu sair. Falou numa "condenação sem julgamento".
Função Pública

Galamba. "Dificilmente haverá aumentos em 2019"

1034
"É melhor que sejam passos curtos e mais lentos do que acelerados e depois tenha de se voltar atrás", diz o porta-voz do Partido Socialista.
Redes Sociais

Top riso: 10 histórias que divertiram os leitores

Dois carros entalados na mesma portagem, os emails sobre o bruxo do Benfica, o tasse dos D.A.M.A., e a fluência de Sá Pinto em francês. Veja as histórias que levaram mais leitores a reagir com riso.
IPSS

Raríssimas: o ataque de João Galamba ao tesoureiro

1195
"O comportamento do tesoureiro que forneceu essa informação à TVI é que tem de ser rapidamente investigado", afirmou o porta-voz do PS, João Galamba, no Canal Q
PS

Raríssimas. João Galamba critica denunciadores

8218
O deputado do PS apontou falhas à gestão de Paula Brito e Costa, mas não deixou de questionar o comportamento dos antigos tesoureiros da Raríssimas que denunciaram o caso à TVI.
João Galamba

"Marcelo aproveitou momento infeliz do governo"

5067
"Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou um momento mais infeliz do governo -- e do primeiro-ministro, em particular -- para se impor", afirmou porta-voz do PS, João Galamba, num programa televisivo.
Fogo de Pedrógão Grande

João Galamba: "Paulo Rangel mente descaradamente"

1525
O socialista João Galamba acusou o eurodeputado social-democrata de "mentir descaradamente" e o PSD de "instrumentalizar" a tragédia de Pedrógão Grande. "É indigno o que Paulo Rangel fez."
PS

Galamba quer "geringonça" mesmo com maioria do PS

592
Intervindo como orador na rentrée do Bloco, João Galamba chegou a admitir que não queria que o PS alcançasse a maioria absoluta. Mais tarde, corrigiu: mesmo com maioria, "geringonça" é para reeditar.
Entrevista

Centeno e Eurogrupo? "Prefiro dedicação ao país"

713
Em entrevista ao Observador, à margem das jornadas parlamentares do PS, João Galamba não escondeu as reservas que tem em relação a uma eventual ida de Centeno para a presidência do Eurogrupo.
Caixa Geral de Depósitos

Marcelo e Centeno têm a mesma culpa: de "nada"

1560
Deputado do PS João Galamba dá um passo atrás em relação ao que disse ontem à noite no Canal Q. Afinal, Marcelo tem a mesma culpa que tem Mário Centeno, que é culpa nenhuma, disse na SIC.
João Galamba

Galamba: Passos está "divorciado da realidade"

689
O porta-voz do PS acusa o líder do PSD de estar "divorciado da realidade e do país" e considera que Passos é que demonstra uma "atitude revanchista" ao não admitir a melhoria da economia.
Novo Banco

Venda do Novo Banco "não será a qualquer custo"

Em entrevista ao jornal i, o socialista João Galamba garante que o Governo está "empenhado" em vender o Novo Banco, mas "sem que o contribuinte subsidie o comprador". Alternativa? Nacionalizar.
Caixa Geral de Depósitos

PS: Maria Luís está "em dissonância" com PSD

João Galamba diz que ex-ministra vai contra projetos que debate esta tarde no Parlamento ao defender que já existe supervisão suficiente relativamente à Caixa Geral de Depósitos.
Impostos

Guerra de tweets sobre perdão fiscal

185
O porta-voz do PS, João Galamba, tem trocado argumentos no Twitter sobre o perdão fiscal com PSD e CDS. A discussão é sobre se o PS está a defender o que já criticou.
João Galamba

"A página da austeridade não se vira num dia"

3066
João Galamba, porta-voz do PS, diz que "as coisas têm corrido bem" na maioria de esquerda. Sobre a CGD, diz, em entrevista ao I, que "em todos os bancos há maus créditos aqui e ali".
João Galamba

Passos tem "alucinações com o diabo"

2089
"Números de execução orçamental são objetivamente positivos", diz João Galamba, porta-voz do PS. Passos Coelho "não conhece nem leu o orçamento que ele próprio está agora a criticar", acusa.
João Galamba

“Sou menos otimista que António Costa"

2122
O porta-voz do PS deixa um aviso à "geringonça": "Quem inviabilizar o acordo, será penalizado nas urnas". Na Europa, João Galamba admite estar "mais próximo do BE que do PSD". Leia a entrevista.
João Galamba

PS: Sanções a Portugal? São culpa de Maria Luís

839
O PS acusa a vice-presidente do PSD Maria Luís Albuquerque e os seus "falhanços" de estarem na origem da questão de eventuais sanções europeias a Portugal.
Banca

Banca. PS diz que ação de Costa era "inevitável"

510
Costa foi acusado por Passos de ingestão em negócios privados. O PS justifica a atuação com a estabilidade do sistema financeiro e contra-ataca: "estamos a pagar caro" erros do anterior Governo.
Novo Banco

PS admite discutir nacionalização do Novo Banco

141
Os socialistas admitem entrar no debate sobre as soluções para o Novo Banco, incluindo a nacionalização como último recurso, se tudo falhar. PS alerta para necessidade de estudar custos de cada opção.
Orçamento do Estado

PS diz que Orçamento é "toma lá, dá cá"

PS contrariou hoje a "campanha de intoxicação pública" de PSD e CDS-PP, ironizando que se trata de "'toma lá' 1.400 milhões de euros e 'dá cá' apenas 290 milhões".
Governo

Pedro Nuno no Governo. Pesos-pesados ficam na AR

105
Carlos César, João Galamba e Ana Catarina Mendes não vão para o Executivo. Pedro Nuno Santos vai, mas fica na Assembleia da República, como secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.
Economia

PS não desiste de reverter venda da TAP

496
O socialista João Galamba defendeu esta quinta-feira que "é possível" reverter a venda da transportadora e vender apenas 49%. O PS diz que com as informações que tem, é possível, mas "veremos".
PS

PS: "A alternativa (necessária) para Portugal"

362
João Galamba, do PS, defende a proposta económica alternativa do partido para a próxima legislatura. E explica porque vê a economia num impasse e não vê no modelo da coligação qualquer futuro.
Fact Check

Reabilitação urbana. Segurança Social é para isto?

Marco António Costa acusou o PS de querer alimentar a construção civil através do Fundo da Segurança Social. O PS começou a mitigar alguns riscos da proposta. O Observador fez um fact check.
Legislativas 2015

PS: Governo tenta "repetir a burla" da campanha

466
O secretário nacional do PS João Galamba diz que o Executivo está a "falsear" os dados do desemprego.
Segurança Social

PS diz que quer pôr em prática lei de Bagão

PS responde ao "aviso com amizade" de Portas com um "conselho amigo". Rejeitando críticas de "experimentalismo" na Segurança Social, diz só estar a cumprir lei aprovada em 2004, com o CDS no poder.
Programa de Estabilidade

"Exigir" não é "solicitar". PS acusa Governo

O secretário nacional do PS, João Galamba, acusa o Governo de suavizar o discurso no Programa de Estabilidade que enviou para Bruxelas. Governo trocou sacrifícios "exigidos" por "solicitados".
PS

Galamba: "Para o PSD, o PS já é Governo"

O PS admite debater o documento dos economistas com o Conselho de Finanças Públicas, mas diz que este não pode ser avaliado por lei. E desafia o PSD a apresentar um documento semelhante.
Futuro da Grécia

Associar dívida ao crescimento? PS diz 'claro'

195
A proposta grega de associar o pagamento da dívida pública ao crescimento é bem vista pelos socialistas, que dizem poder aproximar credores e devedores. Já o PSD só aceitaria se tudo fosse positivo.
Eleições na Grécia

PS espera "desanuviamento" do clima em relação à Grécia

O Partido Socialista aprovou uma declaração na reunião da comissão política em que defende que as instituições europeias devem manter um "clima de confiança" com os gregos.
Eleições na Grécia

PS vê com "simpatia" possível vitória do Syriza

605
Os socialistas acreditam que uma vitória do Syriza pode significar uma mudança na Europa não só para gregos, mas também para Portugal. E dizem ver "com simpatia" conferência sobre a dívida.
Congresso do PS

Quem é quem na nova equipa de Costa

208
São 15 os novos dirigentes socialistas. Há autarcas e ex-governantes do anterior Governo, mas nenhum ministro. Conheça a nova equipa de Costa.
A página está a demorar muito tempo.