O quadro Dama com Leque de Gustav Klimt (1862-1918), o último que o artista pintou antes da sua morte inesperada, vai a leilão a 27 de junho por 75 milhões de euros, anunciou a leiloeira Sotheby’s, em Londres.

A obra, que vai ser a estrela do leilão de verão da Sotheby’s, foi criada no momento mais alto da carreira de Klimt, e terá uma base de licitação de 65 milhões de libras (cerca de 75 milhões de euros), anunciou a leiloeira, em comunicado.

Retratando uma mulher de identidade desconhecida, a pintura reúne todos os valores técnicos e exuberância criativa que define os grandes trabalhos do pintor, salienta a casa internacional de leilões.

Pintura de Gustav Klimt levada a leilão em Nova Iorque ultrapassa estimativas e é vendida por 49 milhões de dólares

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nessa altura, Klimt tinha iniciado trabalhos de maior expressividade, com padrões mais alegres, cores e formas — como flores e dragões – num estilo influenciado por artistas contemporâneos como Van Gogh, Matisse e Gauguin.

A pintura Dama com Leque foi a leilão há 30 anos, e adquirida pelo atual proprietário.

O anterior quadro de Klimt do mesmo nível que foi a leilão era o retrato Adele Bloch-Bauer II de 1912, vendido em novembro de 2006 por 87,9 milhões de dólares (81 milhões de euros).

Em negociações privadas, os retratos mais relevantes do mesmo artista venderam-se, em 2016, Adele Bloch-Bauer, por 150 milhões de dólares (138 milhões de euros), e Adele Bloch-Bauer I, vendido a Ronald Lauder para a Neue Galerie de Nova Iorque, em 2006, por 135 milhões de dólares (125 milhões de euros).