Antes de conseguir ler esta frase até ao fim, Max Park já resolveu o cubo de Rubik. Se, para ler as últimas 17 palavras com um ritmo normal, uma pessoa leva cerca de 4 segundos, o jovem de 21 anos precisou de muito menos tempo para resolver um cubo mágico 3x3x3. Neste caso, e porque estamos a falar de speedsolvers, o “muito menos” significa milésimos de segundos. O tempo certo? Foi em 3,13 segundos que Max Park deixou as seis faces do cubo prontas, cada uma de sua cor.

O anterior recorde era de 3,47 segundos e manteve-se durante 4 anos e meio.

O norte-americano Max Park é praticante de speedcubing (ou speedsolving), uma prática que consiste em resolver puzzles mecânicos o mais rápido possível. Entre estes quebra-cabeças, o mais famoso é o cubo mágico, na versão 3x3x3, tal como foi idealizado em 1974 pelo húngaro Ernő Rubik.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O recorde atual foi batido a 12 de junho, num evento em Long Beach, na Califórnia, Estados Unidos. Antes de Max Park, o mais rápido do mundo a resolver o cubo 3x3x3 era o chinês Yusheng Du.

Esta não é a primeira vez que Max Park bate um recorde deste género. O jovem norte-americano já foi, em conjunto com o speedsolver Feliks Zemdegs, motivo de um documentário da Netflix, The Speed Cubers.

Park é atualmente o mais rápido do mundo a resolver o cubo com apenas uma mão, com um tempo de 6,20 segundos, obtidos em 2019, altura em que destronou o amigo Feliks Zemdegs.

Entre outros recordes, o jovem também detém o do cubo 4x4x4 — tanto na competição em que é preciso resolver o cubo uma única vez, como naquela em que é preciso resolver cinco vezes (e calcular a média) — com 16,79 segundos e 19,88 segundos, respetivamente. Ambos foram conseguidos em 2022.

Com o cubo 5x5x5, Max também é o mais rápido. O seu recorde é de 33,02 segundos na resolução única e de 38,42 segundos na competição que implica resolver o cubo mágico cinco vezes. É também ele o recordista, nas modalidades única e de média, nos cubos 6x6x6 e 7x7x7.