Apesar da tarefa de arrumar todas as medalhas que conquistou ao longo da carreira seja uma atividade exigente, Fernando Pimenta continua a querer mais. Nos Jogos Europeus acrescentou outra ao espólio. O canoísta português ficou em segundo lugar na prova de K1 500 metros, mas a postura com que saiu da água mostra que queria mais. A verdade é que tem nove medalhas de ouro em Campeonatos da Europa e nenhuma em Jogos Europeus. Notava-se que a expectativa, em Cracóvia, onde essas duas competições se disputam numa só, Pimenta ia à procura de uma peça rara para a sua coleção.

“São 131 medalhas a contar com esta. Sem dúvida que estou extremamente feliz. É uma prova bastante competitiva. Além de conseguir fazer uma boa prova, consegui fazer uma boa gestão emocional e psicológica durante a competição principalmente na altura em que o sérvio atacou, consegui aguentá-lo e segurar ali a medalha de prata. Foi aí que me consegui destacar do terceiro lugar”, comentou Fernando Pimenta analisando a frio prestação. “Não estou extremamente feliz, como é óbvio, gostava de conseguir uma medalha de ouro em Jogos Europeus”.

A largada do português foi positiva. No entanto, desde o início da prova, o húngaro Adam Varga saltou para frente e não mais largou a liderança. Atrás, a luta era acérrima e só nos metros finais é que ficaram definidos os últimos dois lugares do pódio. Fernando Pimenta ficou então com o segundo (+1.146) e o sérvio Marko Dragosavljević com o terceiro (+1.594).

Portugal chegou assim à meia dúzia de medalhas nos Jogos Europeus. Este é o terceiro pódio conseguido pela canoagem depois de Messias Baptista ter conquistado o ouro e de Francisca Laia ter terminado em terceiro, ambos na prova de K1 200 metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR