Para os potenciais clientes de qualquer tipo de produto, do mais simples telemóvel ao mais avançado e potente dos veículos eléctricos, a concorrência é o melhor que há. Puxa os preços para baixo e a qualidade e as especificações para cima, uma vez que, devido à necessidade de atrair mais clientes, os construtores ou melhoram o produto ou reduzem o preço. E, em alguns casos, conseguem fazer ambos.

A F-150 Lightning é o modelo eléctrico mais popular da Ford e aquele que tem maior potencial de vendas, especialmente nos Estados Unidos da América, onde as versões com motores de combustão da pick-up dominam folgadamente o mercado há décadas. Mas num horizonte em que a produção vai aumentar – a capacidade fabril será incrementada para 150.000 unidades/ano a partir do Outono –, a Ford sentiu necessidade de tornar o produto mais atractivo, reduzindo o custo de aquisição em 10.000 dólares, cerca de 8900€.

F-150 Lightning. Ford mostra pick-up eléctrica com preço “canhão”

A Ford lançou inicialmente a versão mais barata da F-150 Lightning por apenas 39.900$, valor que depois aumentou 20 mil dólares, com o argumento da subida do preço das matérias-primas necessárias à construção. Com o corte no preço agora operado, a F-150 Lightning Pro, a mais acessível, passou a custar 49.900$. Os descontos são transversais a toda a gama, variando entre os 10 mil dólares nas versões mais baratas e os 6000 dólares nas mais caras.

Os resultados obtidos no segundo trimestre de 2023 deverão igualmente ter contribuído para levar a Ford a abraçar a redução de preços. Em vez de as vendas aumentarem, como aconteceu com a Tesla, a Ford viu a procura cair em 2,8%, restando apenas saber se os 10 mil dólares agora retirados ao preço da F-150 eléctrica serão suficientes para inverter a tendência.

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