A Subway, rede norte-americana de restaurantes fast food, vai ser comprada pelo fundo de investimento Roark Capital, marcando assim o fim de seis décadas de propriedade familiar, anunciou a companhia na quinta-feira.
Ainda que os detalhes do negócio não tenham sido divulgados, a Reuters, citada pela BBC, aponta para um possível valor da transação de cerca de 9 mil milhões de dólares, (8,3 mil milhões de euros). A conclusão do negócio terá deixado para trás outros concorrentes, assim como a TDR Capital e a Sycamore Partners, (empresas de private equity).
Esta transação reflete o potencial de crescimento da Subway a longo prazo, o valor substancial da nossa marca e dos nossos franchisados em todo o mundo. A Subway tem um futuro brilhante com a Roark“, declarou John Chidsey, CEO da Subway, citado em comunicado.
A venda fará da Roark Capital um dos maiores operadores de restauração do mundo, uma vez que já controla a Inspire Brands, que detém cadeias como a Jimmy John’s, Arby’s, Baskin-Robbins e Buffalo Wild Wings.
A companhia de sanduíches, Subway, tem crescido de forma acelerada nos últimos anos, no entanto, tal como muitas outras companhias, tem enfrentado um aumento de custos e de concorrência.
A cadeia internacional de fast food foi fundada em 1965 por Fred De Luca, que tinha 17 anos na altura, e pelo amigo de família Peter Buck, que lhe emprestou mil dólares (926 euros) para abrir a empresa, que inicialmente se chamava “Pete’s Super Submarines”. Tornou-se Subway em 1972.
Mais de 70% das embalagens de “fast food” contêm químicos resistentes, segundo um estudo
O objetivo de Fred, assim como de Peter (que na altura estava a tirar doutoramento em Física), era pagar os seus estudos.
A primeira Subway fora da América do Norte abriu no Bahrein em 1984.
Em 2011, o negócio foi intitulado “a cadeia alimentar de fast food mais amada nos Estados Unidos” pela Amplicate.com. Em 2010, a Subway tornou-se a maior cadeia de fast food do mundo, com 33.749 restaurantes – 1.012 mais do que o McDonald’s, lugar que esta cadeia de hambúrgueres voltou a ocupar. Hoje a Subway tem cerca de 37 mil unidades em todo o mundo e a McDonald’s diz ter aproximadamente 40 mil.