Durou um ano e não mais do que um ano. Após uma saída atribulada pelo timing do Sporting em 2022, com a confirmação a chegar na antecâmara de um importante clássico com o FC Porto no Dragão, Matheus Nunes volta a ter uma saída não menos atribulada mas que está prestes a tornar-se oficial: o médio português de 25 anos vai trocar o Wolverhampton pelo campeão europeu e inglês Manchester City, numa transferência que ainda vai beneficiar de forma direta o conjunto de Alvalade pela verba que terá para receber do negócio.

Agora é oficial: Matheus Nunes no Wolves por 45 milhões de euros (e um contrato igual ao que antes recusara)

Quando saiu no último verão do Sporting, num movimento de mercado que criou alguma agitação interna no clube depois de o jogador ter recusado o mesmo Wolves nas mesmas condições que eram apresentadas nessa segunda investida, houve muita especulação a propósito de um alegado acordo com outra formação inglesa em 2023. Com o passar dos meses, percebeu-se que não existia essa tal cláusula. Ainda assim, as exibições do jogador, a idade e o potencial de crescimento fizeram com que continuasse no radar dos principais clubes da Premier League e, quando se olhava para o Liverpool como hipóteses, foi o City que ganhou a corrida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda sem confirmação oficial dos valores em causa, a imprensa inglesa fala num negócio onde o conjunto de Pep Guardiola paga 55 milhões de euros fixos mais uma verba por objetivos desportivos além de ceder por empréstimo o médio Tommy Doyle, ficando o Wolverhampton com uma opção de compra pelo internacional Sub-21 inglês de 5,8 milhões. Confirmando-se estes moldes do acordo, e atendendo às cláusulas na venda do internacional português pelo Sporting, os leões irão beneficiar ainda de 2,1 milhões de euros: um milhão de forma direta pelos 10% de uma futura mais valia que garantira quando vendeu Matheus Nunes por 45 milhões mais cinco por objetivos e mais 1,1 milhões que resultam do mecanismo de solidariedade.

“Neste momento ele não está com o grupo. Depois da oferta do Manchester City, ele entendeu que o melhor para ele era não estar com o grupo. De imediato colocámos em prática a nossa política interna para situações deste género. Quem eu saiba, não houve uma nova proposta melhorada. O Matheus Nunes ainda é nosso jogador, tem um contrato duradouro e conto que esteja connosco a 2 de setembro. Falarei com ele em privado e tenho a certeza que a situação se resolverá”, comentara Gary O’Neil, técnico do Wolves, após a goleada da equipa na Taça da Liga frente ao Blackpool por 5-0 com Fábio Silva a marcar um dos golos.