Não foi propriamente uma estreia de encantar, o resultado também acabou por não fazer jus à superioridade que Portugal teve ao longo de todo o encontro. A Seleção Sub-21 iniciou um novo ciclo com o treinador Rui Jorge no comando em busca de mais uma qualificação para a fase final do Europeu da categoria com uma clara vitória frente a Andorra por 3-0 mas nem tudo tinha sido perfeito, entre os erros no último terço e uma circulação de jogo que nem sempre foi tão fluida como é habitual na equipa qualquer que seja a geração. Com isso, a deslocação à Bielorrússia surgia como uma espécie de teste para aferir aquilo que Portugal conseguia fazer nesta fase com nomes mais conhecidos e outros que começam agora a despontar na Liga.
O Fábio que marca e assiste: Portugal vence Andorra na estreia no apuramento para o Europeu Sub-21
“A equipa está bem, recuperada fisicamente e isso era importante. Estamos confiantes e desejosos de mostrar o nosso valor. Creio que vai ser uma partida em que se irá manter o nosso maior domínio e uma defesa mais baixa da parte deles. Ainda assim, têm mais capacidade para sair em ataque rápido e em contra-ataque. Têm jogadores bastante altos e, se estiver vento, como estava no treino, é uma situação que poderá complicar aquilo que pretendemos fazer. Ainda assim, será um jogo que queremos vencer. Vamos tentar impor o nosso estilo de jogo e fazer uma boa exibição”, frisara Rui Jorge, olhando para o jogo com Andorra.
“É verdade que tivemos uma ou outra ocasião que poderíamos ter marcado e não o fizemos. A essência é para manter, a segurança com bola que tivemos é para manter. Devemos ter mais acutilância, ser mais agressivos com bola, embora ache que possa ser um jogo ligeiramente diferente e que pode abrir mais do que o jogo contra Andorra”, alertara o técnico na antevisão de uma partida que acabaria por ganhar quase na perfeição os moldes que tinham sido lançados antes da conferência realizada na cidade de Armavir.
Entrada com o pé direito ???? Revê os golos de Portugal frente à Andorra, no primeiro jogo da Qualificação para o Euro 2025! ????????#Canal11 #FutebolEmPortuguês pic.twitter.com/QonoD9qdIx
— Canal 11 (@Canal_11Oficial) September 8, 2023
Defrontando uma Bielorrússia que apesar de ter também três pontos já tinha realizado antes quatro jogos nesta fase de qualificação (0-0 com Andorra, 1-1 com a Grécia, 1-1 de novo com Andorra e 2-3 com as Ilhas Faroé), Portugal esteve bem melhor em termos de qualidade exibicional e acabou por arrumar a questão na primeira parte com um João Neves que assume o comando das operações de qualquer equipa onde jogue, um João Marques (médio do Estoril) a fazer uma estreia de sonho na Seleção e um Fábio Silva ao mais alto nível a mostrar que está apostado em relançar uma carreira que após a saída do FC Porto teve uma passagem sem grande êxito pelo Wolverhampton mas voltou a crescer com os empréstimos a Anderlecht e PSV na última temporada antes do regresso a Inglaterra de um jogador que, apesar de tudo, tem apenas 21 anos.
▶️ 1' ROOOOOOOOOOLA A BOLA! Este é o nosso 11 para o jogo frente à Bielorrussa! ????????????#BLRPOR | 0-0 | #PortugalNextGen #U21EURO pic.twitter.com/GZCEi1mnsh
— Portugal (@selecaoportugal) September 12, 2023
5️⃣ golos e muita ✨ ???????????????????????? ✨ Revê os golos de Portugal na vitória sobre a Bielorrússia ⚽???? pic.twitter.com/haBZsMRsuK
— Canal 11 (@Canal_11Oficial) September 12, 2023
Com duas alterações em relação à equipa que iniciou o encontro com Andorra, com as saídas no meio-campo de Mateus Fernandes e Vasco Sousa para as entradas de João Marques e Pedro Santos, Portugal entrou a todo o gás na partida e não demorou a inaugurar o marcador, com João Neves a cruzar da direita para o desvio de Fábio Silva na área (9′). Samuel Soares ainda evitou depois o empate de Shumansky na sequência de um mau atraso de Paulo Bernardo (13′) mas seria a Seleção a carregar em força no acelerador até chegar à vantagem que a equipa A conseguiu com o Luxemburgo na véspera: Henrique Araújo fez o 2-0 depois de um centro de João Marques com assistência de Fábio Silva (26′), o mesmo Fábio Silva marcou o 3-0 num penálti que tinha sofrido (34′) e João Marques aumentou para 4-0 após nova assistência de Fábio Silva (44′).
Fabio Silva also assisted the 2nd Portugal goal ????????
2 goals and 2 assists ⚽️
— ???????????? ????????????????????????????????™️ (@Wolfpackwwfc) September 12, 2023
???? Fábio Silva with his SECOND back heel assist of the match! This time he finds João Marques and Portugal are 4-0 up.
A dominant first half from Portugal! pic.twitter.com/3Yed8vSKJV
— Próxima Jornada (@ProximaJornada1) September 12, 2023
Este era um típico jogo que se poderia complicar com o passar dos minutos mas que Portugal teve a arte e o engenho de simplificar com a boa entrada, o que fez com que Rui Jorge olhasse para a utilização de alguns dos jogadores nas suas equipas e para a vontade de querer manter a mesma intensidade e fizesse três mexidas logo ao intervalo, com as saídas de João Neves, Henrique Araújo e Fábio Silva para as entradas de Dário Essugo, Rodrigo Gomes e Tiago Tomás. O perigo voltou a rondar a baliza logo no reatamento com um desvio de cabeça à trave de Tomás Araújo após livre lateral (48′) mas o golo foi sendo adiado por Kozakevich apesar das várias tentativas até Rodrigo Gomes aproveitar uma defesa incompleta a remate de calcanhar de Tiago Tomás após cruzamento de Carlos Borges para fazer o 5-0 final no encontro (89′).
???????????????? ???????? ???????????????? ???????????? Que grande início de Qualificação para o Europeu Sub-21! #PortugalNextGen pic.twitter.com/65pycBs8By
— Portugal (@selecaoportugal) September 12, 2023